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Ponte de Guaratuba e outras obras vão levar Litoral do Paraná a outro patamar, diz governador

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A construção da Ponte de Guaratuba, a revitalização da Orla de Matinhos, as duplicações das rodovias que ligam Matinhos à Praia de Leste (PR-412) e Garuva a Guaratuba (PR-407), o Binário de Pontal do Paraná e diversas outras obras na região vão elevar o Litoral do Paraná a outro patamar. Foi o que afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (27), durante o anúncio da emissão da licença prévia para dar início ao projeto da ponte sobre a Baía de Guaratuba.

Ele destacou que a transformação da infraestrutura local reflete diretamente na ampliação do turismo, que é a grande vocação do Litoral. “Tem sido um trabalho árduo, mas a ponte e as outas obras vão elevar o Litoral e o Paraná como um todo a outro patamar. A engorda da Orla de Matinhos já deixou muito clara a transformação que acontece quando o desenvolvimento sustentável chega ao nosso Litoral”, disse o governador.

“A vocação natural da região é o turismo, só que o turismo só avança se tiver uma infraestrutura de qualidade. Sem isso não há pessoas investindo em pousadas, hotéis, abrindo restaurantes, empreendimentos de ecoturismo. Por causa das questões ambientais, não é possível instalar uma grande empresa na região, e a economia gira em torno do setor de serviços, que é potencializado com as obras de infraestrutura”, afirmou.

Além do sucesso do Verão Maior Paraná, que levou milhares de pessoas para curtir a temporada nas praias paranaenses, Ratinho Junior citou a entrada do Porto de Paranaguá na rota dos grandes cruzeiros marítimos como resultado desses investimentos. A partir de novembro deste ano, o navio MSC Lirica vai operar itinerários partindo de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai), com a expectativa de embarcar 10 mil pessoas e receber cerca de 40 mil turistas em trânsito por temporada. 

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“Além de termos turistas do mundo todo curtindo nosso Litoral, o porto também será um ponto de embarque de navio de cruzeiros, coisa que nunca aconteceu na história. E eles estão vindo para o Litoral do Paraná porque estão vendo o compromisso do governo com a infraestrutura, que melhora a vida das pessoas porque gera emprego, abre novos negócios e deixa nossas cidades mais bonitas e modernas”, ressaltou. 

DIÁLOGO – O governador também reforçou o diálogo para a elaboração do licenciamento ambiental da obra. O documento foi construído em processo colaborativo entre secretarias de Estado e o Ministério Público do Paraná (MPPR), que apresentou diversas recomendações administrativas durante a primeira etapa de estudos. Houve também participação de diversas instituições, como o Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná (CPICT/PR).

“Fizemos diversas audiências, todas com grande participação popular, tanto em Guaratuba quanto em Matinhos. Ouvimos as comunidades tradicionais do nosso Litoral e o Ministério Público, que fez 97 apontamentos no projeto, todos eles atendidos”, explicou Ratinho Junior. 

“Pela complexidade e tempo de estudo, a dedicação dos profissionais, a participação popular e a transparência que estamos trazendo a esse assunto há mais de três anos, acredito que estamos perto de não ter nenhum tipo de obstáculo na execução dessa obra”, salientou. “Temos um bom diálogo com MPPR, a sociedade civil e os órgãos de fiscalização e vejo todos remando para o mesmo objetivo, que é resolver um problema histórico e realizar esse sonho do nosso Estado”.

OBRAS – Com investimento previsto de quase R$ 386,9 milhões da Secretaria da Infraestrutura e Logística, a Ponte de Guaratuba é esperada há mais de 30 anos e vai resolver um problema histórico de travessia da baía que liga Matinhos a Guaratuba. Após a entrega da licença prévia, o consórcio vencedor da licitação tem um prazo de seis meses para entregar os projetos básico e executivo do empreendimento, para então dar início as obras. A previsão é que ela seja entregue no final de 2025. 

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A revitalização da Orla de Matinhos, por sua vez, já deu uma nova cara à paisagem litorânea. Além de contar com praias maiores, após o alargamento da faixa de areia, o projeto também dará fim às cheias que ocorrem após as chuvas, graças a obras de micro e macrodrenagem. O investimento no projeto é de cerca de R$ 315 milhões

Já as obras viárias estão dentro de um grande pacote de projetos anunciados por Ratinho Junior no início deste ano, que vai destinar R$ 3,4 bilhões em obras de infraestrutura em todo o Paraná. A duplicação da PR-412 vai desafogar a via que liga Matinhos a Pontal do Paraná, na altura da Praia de Leste, melhorando a mobilidade principalmente durante a temporada. O projeto está orçado em R$ 309 milhões e deve totalizar 14,5 quilômetros de extensão. 

A duplicação do trecho paranaense da rodovia entre Guaratuba e a cidade catarinense de Garuva vai contemplar uma extensão de 12,8 quilômetros, com investimento previsto de R$ 100 milhões. Outro projeto envolve o Binário de Pontal do Paraná, um investimento de R$ 12 milhões. Ele terá adequação de vias municipais com implantação de novo pavimento, em padrão rodoviário, para atender o tráfego municipal, desafogando a PR-412.

Fonte: Governo PR

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Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

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Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

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Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

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