Paraná
Pontal do Paraná e Guaratuba têm comércios aquecidos no início da temporada de verão
A temporada de verão começou movimentada no Litoral do Paraná, enchendo as areias de guarda-sóis e dando fôlego à economia local. Pontal do Paraná e Guaratuba, por exemplo, registraram desempenho comercial e de ocupação de leitos maior do que no ano passado. A expectativa do setor é de que o bom desempenho nesta primeira fase do veraneio, especialmente nas semanas entre o Natal e o Ano-Novo, se confirme até a chegada do próximo momento de pico para a região: o Carnaval – neste ano, entre 16 e 17 de fevereiro.
“A temporada em Pontal do Paraná começou com o aniversário do município, no dia 20 de dezembro, e se estendeu pelo Natal com um percentual de turistas e visitantes maior do que o do ano anterior. Na parte de pousadas, hotelaria e locações feitas por imobiliárias ou Airbnb, chegamos a ter um aumento de até 30% comparado com o mesmo período do ano passado. É um número bem interessante”, disse Roberto Stelmacki Junior, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) e diretor de Turismo da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
A chegada de mais turistas ao município ajudou a impulsionar outros segmentos econômicos. O setor de supermercados teve incremento de vendas na casa dos 20% na comparação com a temporada passada. Cenário semelhante ao vivenciado por bares e restaurantes, cujo crescimento mínimo partiu de 20%. Para o comércio em geral, a evolução das vendas foi de aproximadamente 10%. Apenas as lojas de vestuário registraram volume de negócios similar ao da abertura da temporada 2024/2025.
“As temporadas mais curtas tendem a ser boas porque as pessoas ainda estão com o entusiasmo do 13º e das férias. Nossa expectativa para o Carnaval é muito positiva”, comentou Roberto. Ele diz, no entanto, que o calendário mais apertado para frequentar a orla paranaense não é o único fator que promove a elevação do setor econômico na região litorânea.
“O que tem nos favorecido são os investimentos que o Governo do Estado trouxe para o Litoral. A reforma da Orla de Matinhos trouxe grande valorização e agora isso vai se estender para Pontal do Paraná. O Litoral nunca teve uma valorização como essa nas últimas três décadas”, afirmou o vice-presidente da Aciapar. “Os municípios estão revisando seus planos diretores. Temos gestores com visão empreendedora, além do Estado, promovendo crescimento planejado”.
Com o início dos shows do Verão Maior Paraná, previstos para começar neste fim de semana, o fluxo de turistas tende a aumentar, especialmente em Pontal do Paraná e Matinhos, onde ficam os grandes palcos. “Nesses dias, mesmo que não tenhamos tanto reflexo em pousadas, hotéis e grandes restaurantes, percebemos uma melhora significativa para ambulantes, distribuidoras e lanchonetes”, acrescentou Roberto.
GUARATUBA – Otimismo também é a palavra de ordem em Guaratuba. “No comércio, o movimento foi mais positivo do que na hotelaria. Tivemos grande circulação de pessoas, especialmente no período da virada do ano, o que manteve o consumo aquecido em setores como alimentação, mercados, farmácias e comércio em geral”, contou Cleide Areco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig). “Isso mostra que a cidade tem força econômica e capacidade de absorção de público”.
Prova disso é o resultado do levantamento feito pela entidade com empresários de diversos setores. A estimativa é de que o movimento das vendas tenha sido entre 25% e 30% maior do que no mesmo período do ano anterior. “O clima favoreceu muito, ao contrário do ano passado, quando houve muita chuva. Com isso, tivemos um número considerável de turistas na cidade”, disse Cleide.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado abre inscrições para cursos de cuidador de idosos e vigilância em saúde
A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), órgão da Secretaria da Saúde (Sesa), reforça o investimento na qualificação técnica e social com o lançamento de novas frentes de ensino. O objetivo é fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e oferecer ferramentas práticas para que tanto profissionais quanto a comunidade possam atuar de forma mais humanizada e eficiente em áreas estratégicas do SUS.
Com foco direto na comunidade, a Sesa está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial de Cuidador de Idosos. São mais de 300 vagas disponíveis para turmas distribuídas em nove municípios, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano. O curso é gratuito, tem duração de quatro meses e conta com aulas teóricas e práticas realizadas três vezes por semana.
O objetivo é capacitar o cuidado à pessoa idosa tanto em âmbito domiciliar quanto institucional. Para participar, os interessados devem ter o ensino fundamental completo e residir no município ou região próxima onde as aulas serão ministradas.
As inscrições para cuidador de idoso podem ser feitas nos links abaixo, de acordo com a localidade:
Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Matelândia
Outro curso, focado em profissionais de saúde, gestores e equipes de vigilância, é “Capacitação em Vigilância e Atenção à Saúde das Pessoas em Situação de Violência”. Ele terá seu lançamento oficial nesta quarta-feira (29). A iniciativa é 100% gratuita e na modalidade de Educação a Distância (EAD), com carga horária de 40h. O lançamento oficial será transmitido no canal da Escola de Saúde Pública por meio deste link.
“A Escola de Saúde Pública é o coração da nossa estratégia de educação permanente. Ao ofertarmos cursos que vão desde o cuidado direto com idosos até o enfrentamento complexo das violências, estamos garantindo que o conhecimento chegue onde ele é mais necessário: na ponta do atendimento ao cidadão”, destacou o secretário da Saúde, César Neves.
Desenvolvido pela Divisão de Prevenção e Atenção às Violências (DVPAZ) da Sesa, o conteúdo é autoinstrucional, permitindo que o aluno tenha acesso flexível aos módulos. O curso tem como objetivo qualificar profissionais de saúde, gestores e equipes de vigilância, contribuindo para o fortalecimento da RAS, o aprimoramento dos processos de notificação e a qualificação do cuidado às pessoas em situação de violência.
O curso aborda desde a identificação e notificação de violências até a organização de fluxos assistenciais e a promoção da cultura de paz, com foco no cuidado integral e na atuação intersetorial. A formação é aberta a também a estudantes e demais interessados, oferecendo certificação para aqueles que cumprirem os requisitos finais.
A diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Solange Rothbara, ressalta que a oferta dessas capacitações é fundamental para levar conhecimento técnico para além das paredes das unidades de saúde.
“Estes novos cursos refletem o compromisso da ESPP em oferecer respostas rápidas e qualificadas para as demandas da sociedade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde e preparando a comunidade e os profissionais da área para o cuidado aos paranaenses”, enfatizou. As inscrições podem ser feitas AQUI.
Fonte: Governo PR
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova proposta para estimular uso de jogos eletrônicos na educação básica
-
Esportes3 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro5 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Economia6 dias agoCorrente de comércio brasileiro chega a US$ 12 bi na 3° semana de abril
-
Esportes5 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país
-
Política Nacional5 dias agoComissão aprova obrigatoriedade de caixa eletrônico acessível para pessoa com deficiência visual
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre mandados de busca e apreensão em Bandeirantes e Cambará na Operação Fim da Trilha, que investiga possíveis crimes cometidos por policial civil
