Polícial
Polícias do Paraná prendem 25 integrantes de organização que movimentava 1,5 tonelada de drogas por mês
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) prenderam 25 pessoas durante uma operação deflagrada na manha desta sexta-feira (28) contra uma organização criminosa responsável por movimentar em média 1,5 tonelada de drogas por mês ao longo de dois anos. A ação aconteceu simultaneamente em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Entre as ordens judiciais cumpridas estão 54 de busca domiciliar que resultaram na apreensão de porções de ecstasy e maconha, balanças de precisão e celulares, que serão periciados na continuidade da investigação.
Ao todo, 22 pessoas foram presas em cumprimento a mandados judiciais e três foram autuadas em flagrante. Ainda, foram executados mandados de bloqueio de diversas contas bancárias e de sequestro de quatro imóveis vinculados à organização.
As equipes policiais contaram com helicópteros da PCPR e da PMPR e com cães de faro para ampliar a eficácia das buscas. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou da operação de acordo com suas atribuições constitucionais.
No Paraná, os mandados foram cumpridos nas cidades de Maringá, Paranavaí, Loanda, Porto São José, Sao Pedro do Paraná, Santa Isabel do Ivaí, Querência do Norte, Sarandi e Pitangueiras. Fora do estado, a ação ocorreu em São Paulo, Campinas e Guarulhos (SP); em Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS) e São Joaquim (SC) com o apoio das policiais Civil e Militar locais.
A investigação iniciou há cerca de dois anos e revelou a estrutura do grupo criminoso com atuação concentrada em Maringá, Loanda e Campinas, especialmente no tráfico interestadual e na lavagem de dinheiro.
“A organização movimentava um alto volume de entorpecentes, enviando de 100 a 150 quilos de drogas por dia para o estado de São Paulo, especialmente para a cidade Campinas, o que representa mais de 1,5 tonelada de drogas por mês, além de um faturamento milionário com a venda ilícita”, afirma o delegado da PCPR Leandro Roque Munin.
A droga era embalada em malas que eram entregues a pessoas responsáveis pelo transporte, principalmente via ônibus, até Campinas. A organização criminosa utilizava estabelecimentos comerciais em Maringá, como lojas de veículos e tabacarias, para realizar a lavagem do dinheiro oriundo destas operações.
O tenente-coronel Cristian Nogueira, da PMPR, destacou a importância da integração no enfrentamento ao crime organizado. “A união de esforços entre as equipes foi determinante para enfraquecer a estrutura da organização criminosa, garantindo ações coordenadas, troca qualificada de informações e apoio mútuo para atingir os principais responsáveis pelo esquema”, ressaltou.
Durante o curso da investigação, ao menos nove pessoas foram presas, incluindo um dos líderes do grupo, que foi capturado no Paraguai graças a uma ação conjunta entre PCPR, PMPR, Polícia Federal e Polícia do Paraguai.
Outras prisões aconteceram em dezembro de 2023, quando os policiais localizaram um centro de distribuição de drogas em Maringá. Na ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante com grande quantidade de entorpecentes, malas e bolsas para o transporte de drogas e balanças de precisão para pesar as drogas. Mais três flagrantes foram registrados em rodovias do Paraná: dois na cidade de Bandeirantes (PR) e um em Cambará (PR).
“Essa operação é o resultado de um esforço conjunto, técnico e contínuo de inteligência e investigação, que expõe a complexidade e a ramificação dessa organização criminosa. A integração entre a PCPR e a PMPR foi fundamental para atingirmos este estágio para a completa desarticulação do grupo criminoso”, concluiu o delegado.
Fonte: PJC PR
Polícial
PMPR participa da Operação Sinergia IV com reforço das forças de segurança no Norte do Estado
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) integrou, nesta quarta-feira (27), o lançamento da Operação Sinergia IV, em Rolândia, no Norte do Estado. A mobilização reuniu as forças estaduais de segurança, polícias Militar, Civil, Penal e Científica, com foco na intensificação do policiamento ostensivo, prevenção de crimes e repressão qualificada na região.
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), a operação concentrou esforços operacionais e administrativos para ampliar a presença do Estado nas ruas, fortalecer a atuação integrada entre as instituições e intensificar ações em áreas com maior incidência criminal.
No âmbito da operação, a PMPR empregou efetivo das unidades territoriais e especializadas em ações de saturação, bloqueios táticos e de trânsito, abordagens policiais, fiscalização de veículos e patrulhamento preventivo. As atividades foram planejadas com base em análise criminal e informações de inteligência produzidas pelas agências da corporação.
A operação contou ainda com apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Missões Especiais (CME) e do Comando de Aviação da PMPR (ComAv), ampliando a capacidade operacional e a cobertura das ações desenvolvidas na região Norte do Paraná.
Segundo coordenador do Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (Coisp), coronel Sergio Ramos, a integração entre as forças de segurança e o direcionamento estratégico das ações operacionais têm contribuído para a redução dos índices criminais nas regiões contempladas pela operação.
“Os resultados obtidos pelas forças de segurança demonstram que a atuação integrada, orientada por inteligência e análise criminal, tem impacto direto na redução dos indicadores de criminalidade. A Operação Sinergia reforça esse modelo de presença qualificada do Estado, ampliando a capacidade preventiva e a resposta operacional em áreas estratégicas”, afirmou.
“A operação potencializa a capacidade de resposta das equipes e reforça o compromisso da corporação com a prevenção e o enfrentamento qualificado da criminalidade”, destacou o comandante do 2° Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Juarez Saldanha Machado.
A Operação Sinergia IV integra as ações da Missão Paraná, estratégia do Governo do Estado voltada à descentralização das políticas públicas de segurança, aproximando serviços, estrutura e gestão da população e fortalecendo a atuação coordenada entre as instituições.
Centro de Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR
-
Paraná6 dias agoPrograma de irrigação no Noroeste do Paraná avança com a compra de torres de fluxo
-
Educação5 dias agoFomento do Fundeb à educação integral é tema de encontro
-
Economia6 dias agoMDIC firma parceria com Governo do Paraná e Caixa para fortalecer economia de impacto
-
Esportes4 dias agoGrêmio vira sobre o Santos, empurra o Peixe para o Z4 e amplia pressão no Brasileirão
-
Esportes4 dias agoMirassol vence o Fluminense e interrompe reação tricolor no Brasileirão
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde debate estratégias para ampliar a gestão democrática no SUS
-
Esportes4 dias agoSão Paulo sai na frente, cede empate ao Botafogo no fim e amplia jejum no Brasileirão
-
Agro6 dias agoMapa reforça diálogo sobre inovação no campo e segurança regulatória
