Connect with us


Paraná

Polícia Penal avança nas ações de reinserção dos detentos e em melhorias estruturais

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná obteve diversos avanços no cumprimento das metas estabelecidas para os primeiros meses do ano. Entre os destaques estão novos convênios e parcerias que amplificam as oportunidades de ressocialização para as pessoas privadas de liberdade e a qualificação e especialização para os policiais penais.

Nos primeiros 100 dias desta segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior também avançaram as melhorias físicas estruturais, uma grande conquista para a instituição.

Na Cadeia Pública de Medianeira, no Oeste, uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná e o Conselho da Comunidade viabilizou a criação de duas salas de aula com aporte tecnológico, equipadas com quatro computadores e um Kit Educatron, com o intuito de proporcionar um ambiente de ensino apropriado para os presos da unidade.

O Kit Educatron foi fornecido pela secretaria estadual da Educação, uma ferramenta tecnológica que permite ao professor a utilização de conteúdo multimídia como complemento às estratégias pedagógicas, para potencializar a aprendizagem dos alunos.

As salas de aula ofertam as modalidades de ensino presencial e a distância, ampliando as atividades educacionais já oferecidas na Cadeia Pública de Medianeira.

“Foram diversas as melhorias já implementadas. Construções, reformas, vagas de trabalho para os detentos que estão prestando serviço às comunidades. Isso atende não só a questão social de reinserção, mas também traz econômica para o Estado, pois quando o custodiado trabalha está ajudando no custo da pena dele. Nos primeiros 100 dias já podemos afirmar que temos o equivalente a um ano de trabalho concluído”, disse o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado.

Na Penitenciária Estadual de Londrina III (PEL3), no Norte do Estado, novas salas de aula abriram mais vagas de estudo para aproximadamente 300 pessoas privadas de liberdade. O coordenador regional de Londrina, Reginaldo Peixoto, salientou que o incentivo à educação é uma das premissas do trabalho e colabora para a reintegração dos presos à sociedade.

Leia mais:  Viaduto de Tamarana marca avanço na duplicação da rodovia PR-445, no Norte do Estado

“O trabalho conjunto desenvolvido entre corpo docente e os setores de segurança vem se mostrando muito positivo para os resultados de ressocialização”, enfatizou.

Já na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, as obras foram de ampliação e reforma da enfermaria e da estrutura de controle de presos, com 100% da mão de obra dos presos, supervisionados por servidores da unidade.

A PCE-US tem atualmente capacidade de alojar 1.700 detentos e é considerada a unidade mais antiga do Paraná, abrigando a maior população de pessoas privadas de liberdade.

Em média, a enfermaria da unidade faz o atendimento diário de 70 pacientes. Com a reforma do setor, a equipe de saúde assegura um maior aproveitamento nos atendimentos, em melhores instalações e ambiente humanizado.

Também foi modernizado a o Sistema de Controle de Presos, local onde acontecem as entradas e saídas das pessoas privadas de liberdade. Neste espaço, são feitas a identificação do preso e a revista quando ele dá entrada na unidade ou quando necessita sair em situação de transferências ou para atividades extermas, como atendimento médico ou judicial.

No antigo sistema, o policial penal tinha contato direto com o detento, o que poderia ocasionar situações de vulnerabilidade para o servidor. Agora, com a ampliação do setor, ele se tornou mecanizado, e o policial penal não tem contato com o custodiado, podendo exercer as atividades de forma mais segura.

Há dois portões por acionamento a cabo e outros 3 portões por acionamento elétrico que dão acesso à pequenas áreas, separadamente, além de um portal detector de metais dentro no ambiente da carceragem, por onde o preso passa no momento da chegada de escolta.

Integrante da regional administrativa de Guarapuava, no Centro-Sul, a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul foi reinaugurada. A unidade passou por melhorias estruturais com o intuito de ampliar a qualificação profissional dos servidores e dar oportunidade aos custodiados com condições adequadas para reinserção social, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, estudo e desempenho de atividades laborais.

Leia mais:  Projeto Guaíra para Todos leva concerto didático a Almirante Tamandaré

O coordenador regional de Guarapuava e chefe regional de Cadeias, Marcos Antonio de Paula, disse que as mudanças trazem modernidade e segurança no desempenho das funções dos servidores da Polícia Penal. Segundo ele, as reformas e melhorias nas unidades prisionais estão acontecendo por todo Estado e são fundamentais para que o desempenho das funções desses profissionais ocorra de maneira ágil e segura.

“Na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, a reforma modernizou e ampliou a qualidade de atendimento ao preso. Agora, as 88 vagas estão prontas para receber os custodiados, que têm a oportunidade de cumprir suas penas em um ambiente apropriado e com acesso aos projetos de ressocialização ofertados pela instituição”, explicou.

No Oeste do Estado, as pessoas privadas de liberdade da Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon contam agora com uma biblioteca e uma sala de aula de formação educacional. A construção foi feita pelos próprios custodiados, por meio do programa de remição de pena, que prevê a redução de um dia a cumprir a cada três dias de trabalho.

“Agora, estas pessoas têm a oportunidade de realizar cursos de educação de nível básico, fundamental e médio, graduação e cursos de qualificação profissional em um espaço apropriado, com uma sala totalmente equipada”, destacou o gestor da Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon, Paulo Roberto Lorenz.

ATIVIDADE EDUCACIONAL – Atualmente, cerca de 57% dos custodiados pela Polícia Penal do Paraná desenvolvem alguma atividade educacional ou curso de qualificação profissional. Somente nos cursos de iniciação e qualificação profissional são 12.409 matriculados.

Além destes, são ofertados cursos técnicos, de alfabetização, ensino fundamental I e II, ensino médio, ensino superior e preparatórios para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem

Published

on

Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.

Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.

Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”. 

Leia mais:  Projeto Guaíra para Todos leva concerto didático a Almirante Tamandaré

CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida. 

A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.

NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.

Leia mais:  Universidades estaduais desenvolverão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC

Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.

VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262