Connect with us


Paraná

Polícia Militar do Paraná forma 387 novos soldados para reforço da segurança na região Noroeste

Publicado em

Em uma cerimônia acompanhada por familiares, amigos e novos colegas de farda no Estádio Willie Davids, em Maringá, 387 homens e mulheres tornaram-se na noite desta quinta-feira (14) novos soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A formatura, que contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, marca o reforço imediato do policiamento em 116 municípios de toda a região Noroeste e em partes das regiões Centro-Oeste e Norte do Estado.

Os novos profissionais da segurança pública ficarão sob a responsabilidade do 3º Comando Regional, que engloba os 4º, 7º, 8º, 11º e 25º Batalhões de Polícia Militar, além das 3ª e 6ª Companhias Independentes. Em seu discurso, Ratinho Junior frisou o impacto gerado com o aumento do efetivo policial em todas as regiões do Paraná, que totalizam 2.482  PMs espalhados pelos cinco Comandos Regionais da Corporação. “A segurança pública se faz primeiramente com capital humano, com forte presença física dos policiais nas ruas, o que se reflete na redução dos índices de criminalidade no Estado”, afirmou o governador.

Ao elencar aquisições recentes de diversos equipamentos e veículos para Polícia Militar, Ratinho Junior defendeu também a valorização dos profissionais com a estrutura adequada para as rotinas de trabalho. “Recentemente, adquirimos mais 800 novas viaturas, mais de 20 mil pistolas, mil fuzis e dois novos helicópteros do Projeto Falcão para dar o suporte necessário para que os policiais prestem um bom serviço à população”, acrescentou Ratinho Junior.

REGIÕES – A primeira e maior formatura ocorreu na terça-feira (12), em Curitiba, onde 1.452 soldados dos 1º, 4º e 6º Comandos Regionais foram integrados à Corporação, reforçando o policialmente na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do Estado. Na quarta-feira (13), foi a vez de mais 362 policiais se formarem para atuar a partir do 2º CRPM nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí. A conclusão desta leva de formaturas está marcada para esta sexta-feira (15) a noite, no Estádio Olímpico de Cascavel.

Na avaliação do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, as contratações de novos policiais resolvem um problema histórico da Polícia Militar do Paraná. “Estes novos policiais são importantíssimos para a região e para o Estado como um todo, pois nós tínhamos alguns postos que estavam fechados por falta de efetivo. Com estas contratações e novas que estão sendo feitas e a distribuição técnica destes profissionais pela Polícia Militar, estes postos serão reabertos, melhorando a qualidade de atendimento à sociedade, até porque estrutura não nos falta”, disse.

Leia mais:  Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado

TREINAMENTO – O Curso de Formação de Praças é destinado aos candidatos aprovados no concurso público da PMPR realizado em 2020. A capacitação durou 10 meses – entre agosto de 2022 e maio de 2023 – na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.

No local, os soldados em formação passaram por um treinamento constituído de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, entre outras, visando a capacitação dos profissionais para o exercício da atividade policial militar.

Na sequência, os profissionais participaram de um período de estágio operacional de três meses, período no qual foram acompanhados por outros policiais veteranos em operações de campo já nas regiões onde passarão a atuar formalmente a partir de agora.

De acordo com o comandante do 3º CRM, coronel Ademar Carlos Paschoal, o conteúdo programático das etapas de formação visa a capacitação plena dos profissionais para o exercício das atividades. “São policiais bem treinados, que passaram por um curso de formação muito bem formatado, e que saem daqui completamente aptos para trabalhar em campo nos 116 municípios vinculados ao Comando Regional”, explicou.

Um desses novos soldados é Reinan Morais da Silva, que atuará no 11º Batalhão, em Campo Mourão, contou que o período de capacitação foi muito intenso. “A gente sai do meio civil para o militar e precisa se adaptar a cada dia. Foi mais de um ano entre o curso e o estágio em que nós pudemos aprender muito com excelentes instrutores que nos preparam para atendermos as pessoas do jeito que elas merecem. É uma experiência única e uma honra poder ser declarado soldado primeira classe da Polícia Militar do Estado do Paraná e eu não tenho palavras para expressar essa emoção”, revelou.

Leia mais:  Outono e inverno: céu laranja pode indicar concentração de poluentes causada pela inversão térmica

Para a soldado Natali Takashima, uma das 467 mulheres fazem parte da nova turma de policiais militares no Paraná, a sensação também é de orgulho. “Foi muito grande, em que precisamos passar um longo período longe da família, mas eu entrei querendo dar o meu máximo”, contou.

A nova policial atuará a partir da Companhia Independente de Loanda e espera que o aumento da representatividade feminina na corporação signifique uma aproximação com as demais mulheres paraenses. Acho muito importante termos cada vez mais mulheres na PMPR, demonstrando a nossa força e que nós também somos capazes de fazer parte da corporação, além de poder atender outras mulheres, como aquelas que são vítimas de violência doméstica”, concluiu Natali.

OUTRAS CONTRATAÇÕES – Além dos policiais militares que passam a trabalhar a partir de agora, o Governo do Estado autorizou em maio a realização de um novo concurso público para a contratação de mais 230 praças da PMPR. Em agosto, o governador também ampliou de 50 para 73 as vagas nos cursos de formação de cadetes da corporação, cujos oficiais formados após três anos atuarão no comando, gestão tática e operacional e planejamento da polícia.

Nos últimos anos, as forças de segurança pública do Paraná também foram contempladas com a convocação de 150 novos delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil e a convocação de 90 profissionais de um concurso mais antigo da Polícia Científica, reforçando a estrutura de atendimento e investigação.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na formatura em Maringá o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; os deputados estaduais Tiago Amaral, Soldado Adriano José e Do Carmo; o superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller; o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo; além de diversos outros prefeitos, vereadores e representantes das unidades da PMPR da região.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Cedca abre inscrições para eleição de representantes da sociedade civil

Published

on

Estão abertas as inscrições para a eleição das organizações da sociedade civil que vão compor o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR) no biênio 2026-2028. O processo definirá as 12 entidades que atuarão diretamente na formulação, deliberação, controle e fiscalização das políticas públicas voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado. O Cedca/PR é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

As inscrições seguem até 9 de julho e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Comissão Eleitoral. As organizações interessadas poderão participar como candidatas, concorrendo a uma vaga e também votando, ou apenas como eleitoras. Todo o regulamento, cronograma e formulários necessários estão disponíveis no portal oficial do Cedca/PR.

A secretária estadual do Desenvolvimento Social e Família em exercício, Luiza Simonelli, disse que a atuação das organizações da sociedade civil fortalece o controle social e amplia a participação democrática nas decisões que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes paranaenses. “O Cedca é um espaço essencial para construir políticas públicas cada vez mais efetivas”, afirma.

Após o encerramento das inscrições em 9 de julho, a lista preliminar de entidades habilitadas será divulgada em 13 de julho. O resultado final das inscrições será publicado em 10 de agosto, quando também será concluída a fase de habilitação das organizações participantes. A votação acontecerá em 13 de agosto. A divulgação do resultado final da eleição está prevista para 21 de agosto. As organizações eleitas deverão indicar seus representantes titulares e suplentes entre 24 e 28 de agosto, e a posse dos novos conselheiros ocorrerá em 18 de setembro de 2026.

Leia mais:  Espetáculo "A Aforista" fica em cartaz em Curitiba até o dia 30

PARTICIPAÇÃO – Poderão participar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, legalmente constituídas há pelo menos dois anos, com atuação comprovada na promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos de crianças e adolescentes e registro ativo e válido no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Para efetivar a inscrição, será necessário apresentar documentação como CNPJ ativo, ata da atual diretoria, comprovante de registro no CMDCA, relatório de atividades referentes a 2024 e/ou 2025 validado pelo respectivo conselho municipal, além das declarações previstas no edital. As entidades candidatas também estarão automaticamente habilitadas a votar.

A votação será eletrônica, com cédula virtual, garantindo que cada organização vote apenas entre as entidades habilitadas de sua região geográfica. O processo contará com acompanhamento do Ministério Público do Paraná e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR).

REPRESENTATIVIDADE – Serão eleitas 12 organizações, distribuídas entre seis regiões do Estado para assegurar representatividade territorial. A Região Metropolitana de Curitiba terá quatro vagas; as regiões Norte Central e Norte Pioneiro, três vagas; Sudoeste e Oeste, duas vagas; Centro Oriental, uma vaga; Noroeste e Centro Ocidental, uma vaga; e Centro Sul e Sudeste, uma vaga.

Leia mais:  MPPR cumpre mandados de busca e apreensão em Curitiba e Goiás em nova fase da Operação Bemísia, que apura lavagem de dinheiro envolvendo ex-diretor da Alep

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná é um órgão colegiado de composição paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil. Sua missão é formular, deliberar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos em todo o Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262