Connect with us


Polícial

Polícia Militar apreende meia tonelada de drogas em abordagem a um veículo em Jaguapitã

Publicado em

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu, na noite desta quinta-feira (15), meia tonelada de maconha, em Jaguapitã, na região Norte do Estado. A droga estava em um veículo com alerta de furto de São Paulo (SP).

As buscas foram iniciadas após o trabalho de inteligência das equipes do 15º Batalhão de Polícia Militar e da 11ª Companhia da Polícia Militar, que confirmaram que o veículo teria saído da região de fronteira e seguia para a cidade de Rolândia.

Em Jaguapitã, as equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e do Batalhão de Polícia de Choque identificaram o automóvel na região central da cidade e fizeram a abordagem.

Dentro do veículo encontraram vários fardos de maconha, que totalizaram 500 quilos da droga.

O condutor, de 23 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e receptação.

O motorista, a droga e o veículo recuperado foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Rolândia.

Fonte: Polícia Militar PR

Comentários Facebook
Leia mais:  PCPR prende homem em flagrante por tentativa de homicídio em Campo Largo

Polícial

Foz do Iguaçu recebe simpósio internacional de segurança turística promovido pela PMPR

Published

on

Foz do Iguaçu sediou, nesta segunda-feira (27), a abertura oficial do 3º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista (SISAT), promovido pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e a Secretaria de Estado do Turismo (SETU). O evento reúne mais de 100 delegações, representando 23 países e 23 estados brasileiros, e consolida o Paraná como referência internacional na área de segurança turística.

A solenidade de abertura foi marcada por um momento de acolhimento e integração, com a recepção oficial às delegações estrangeiras e nacionais. Representantes de todos os continentes foram saudados, reforçando o caráter global do simpósio e o compromisso conjunto com a proteção de turistas em diferentes realidades.

Participam do encontro delegações de países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela; Panamá, República Dominicana, Guatemala, Nicarágua e Honduras; além de México, Estados Unidos e Canadá. Também estão presentes representantes do Reino Unido, Portugal, Espanha, Turquia e Itália, na Europa; Botsuana e Malawi, na África; e China e Japão, na Ásia, evidenciando a abrangência e a relevância do evento no cenário internacional.

Um dos destaques da abertura do evento foi a apresentação cultural que simbolizou a identidade da Tríplice Fronteira, reunindo elementos tradicionais do Brasil, Paraguai e Argentina. O espetáculo evidenciou a diversidade cultural da região e reforçou a importância da integração entre os países vizinhos, especialmente em um território marcado pelo intenso fluxo turístico internacional.

Leia mais:  PCPR prende homem em flagrante por tentativa de homicídio em Campo Largo

Durante a abertura, o subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, destacou a relevância estratégica do evento. “Este simpósio representa um marco para a segurança turística no cenário internacional. A Polícia Militar do Paraná (PMPR) se orgulha de promover um encontro dessa magnitude, que fortalece a cooperação entre nações, valoriza a troca de experiências e contribui diretamente para a construção de ambientes mais seguros para turistas em todo o mundo”, afirmou.

Primeiro painel aborda vulnerabilidade social no turismo

Ainda no primeiro dia, foi realizado o 1º painel com o tema “Turismo, Vulnerabilidade Social e Proteção de Populações Sensíveis”, reunindo especialistas do Brasil e do exterior. O debate trouxe reflexões sobre a necessidade de políticas públicas inclusivas, estratégias de prevenção e ações integradas voltadas à proteção de grupos vulneráveis no contexto turístico.

Os palestrantes destacaram desafios contemporâneos, como a exploração de pessoas em áreas turísticas, desigualdades sociais e a importância da atuação coordenada entre forças de segurança, órgãos governamentais e instituições internacionais.

Programação segue com foco em grandes eventos e cooperação internacional

Leia mais:  PCPR prende homem pelo crime de estupro de vulnerável em Ortigueira

A programação do simpósio segue até quinta-feira (30), abordando diferentes dimensões da segurança turística. Na terça-feira (28), os debates terão foco no planejamento e execução da segurança em grandes eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de 2026, além de temas como gestão de crises, desastres naturais e o uso de inteligência e tecnologia na segurança pública.

Na quarta-feira (29), os participantes acompanharão painéis sobre integração entre turismo e segurança pública, seguidos de visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu, permitindo a análise prática de estratégias aplicadas em um dos destinos mais visitados do país.

O encerramento, na quinta-feira (30), contará com discussões sobre cooperação internacional e integração transfronteiriça, temática essencial para regiões como Foz do Iguaçu, onde a atuação conjunta entre países é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes.

Centro de Comunicação Social da PMPR

Com a realização do simpósio, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) reafirma seu protagonismo na promoção de políticas públicas voltadas ao turismo seguro, fortalecendo a articulação internacional e posicionando o Estado como referência no cenário global.
 

Fonte: Polícia Militar PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262