Connect with us


Paraná

Pioneirismo nas alturas: Corpo de Bombeiros tem primeira mulher piloto de helicóptero

Publicado em

Com a chegada, neste mês, do Arcanjo 01, primeiro helicóptero exclusivo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), a corporação traz também um marco histórico: a atuação da capitã Keyla Karas, primeira mulher piloto de helicóptero da instituição. Ela passou a integrar, em 2025, a equipe da recém-criada Unidade Aérea dos Bombeiros, composta atualmente por três pilotos e um operador aerotático.

Ingressa na corporação em 2008 e formada em 2010, Keyla construiu sua trajetória atuando em algumas cidades do interior do Paraná e na capital até decidir, em 2024, buscar a aviação. “É um privilégio, com certeza é uma satisfação muito grande, porque é uma profissão muito desafiadora. Ser bombeiro já é uma profissão desafiadora, e evoluir para a aviação tem um significado muito importante. É uma conquista que exige estudo, dedicação e coragem”, afirma.

A motivação para chegar até o comando de uma aeronave está ligada diretamente à missão da corporação. “Sempre me emocionava ao ver as ocorrências sendo concluídas com o apoio do helicóptero, porque percebia que o atendimento era completo e no menor tempo possível, dando chance real de sobrevivência às vítimas. Hoje, poder estar nessa posição e ajudar diretamente as pessoas é o que me motiva todos os dias”, explica a capitã.

Leia mais:  Governo do Paraná retoma o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais

Com o Arcanjo 01, a bombeira está podendo cumprir seu propósito profissional. A aeronave já demonstrou seu potencial em operações complexas, como no combate a incêndios florestais, quando realizou mais de 50 lançamentos de água em um único dia. Isto deixa claro que ela amplia a capacidade de resposta do CBMPR em situações de emergência, desastres e salvamentos, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.

BOMBEIROS ARCANJO 1 HELICÓPTERO

Para a capitã Keyla, sua conquista representa também inspiração para outras mulheres. “Quando uma mulher ocupa este espaço, sinaliza para as outras que elas também podem. É uma caminhada que exige preparo físico e intelectual, mas cada passo dado demonstra que estamos aptas e capacitadas para atuar em qualquer função dentro da corporação”, ressalta.

MULHERES NA AVIAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA –  Outras mulheres integrantes das forças da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) também são pioneiras na aviação de suas corporações. A primeira delas foi a Capitã Maitê Baldan, da Polícia Militar do Paraná (PMPR) que atuou como piloto de helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) de 2016 a 2022.

Leia mais:  IAT fecha dois acessos irregulares no Pico Paraná para reforçar a segurança

Já Daiane Zanon, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), é piloto de avião na corporação desde 2019, atuando ao lado de outros 19 colegas homens na mesma função. Depois dela, em 2024, a policial militar Capitã Jenifer Formanquevski, tornou-se a primeira copiloto mulher da Casa Militar do Paraná e também a primeira a possuir brevê para aviões e helicópteros.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado abre consulta pública para o Edital Paraná Literário – 24.ª Festa Literária de Paraty

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC), abriu nesta segunda-feira (27) uma consulta pública para o Edital Paraná Literário – 24.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A consulta se estenderá até as 23h59 da próxima sexta-feira, 1º de maio. O chamamento vai selecionar um agente cultural para participar da Flip no município de Paraty, no Rio de Janeiro. O agente ficará responsável pela produção das ações de ocupação da Casa Paraná, vinculada à Biblioteca Pública do Paraná. A festa literária acontece de 22 e 26 de julho de 2026.

A Casa Paraná será responsável pela difusão da literatura do Estado e garantir o fortalecimento da produção literária paranaense no cenário nacional no evento. A ação busca incentivar a atuação e difusão de escritores paranaenses e criar novas conexões com o mercado editorial brasileiro e internacional.

As contribuições podem ser enviadas por meio do sistema SIC.Cultura, acessando a opção “Consulta Pública” na tela inicial. Não é necessário fazer login para participar.

Leia mais:  Estudantes da rede estadual agora podem pedir transferência de colégio de forma online

MAIS LITERATURA PARANAENSE – A participação na Festa Literária Internacional de Paraty integra um movimento recente de fortalecimento da presença do Paraná no principal circuito literário do Brasil. Em 2025, a Secretaria de Estado da Cultura marcou presença pela primeira vez no evento, em uma edição que homenageou o escritor e poeta curitibano Paulo Leminski.

Na ocasião, o Estado contou com um estande da Biblioteca Pública do Paraná, onde foram lançados 81 livros de autores paranaenses, ampliando a visibilidade da produção local e promovendo encontros entre escritores, leitores e profissionais do mercado editorial.

A iniciativa consolidou a estratégia de inserção da literatura paranaense em espaços de projeção nacional e internacional, perspectiva que se aprofunda com a estruturação da Casa Paraná na edição de 2026.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262