Paraná
PGE-PR celebra 77 anos com exposição sobre Emancipação Política do Paraná
A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR) abriu nesta sexta-feira (11) uma exposição cultural sobre a Emancipação Política do Estado, que completa 170 anos em 2023. O evento marca a celebração dos 77 anos da Procuradoria e os 74 anos da Biblioteca da instituição, que possui um dos acervos jurídicos mais completos do Estado, com cerca de 8 mil obras. A mostra prossegue até o próximo dia 18 de agosto no Espaço História e Memória, na sede da PGE-PR, em Curitiba. É necessário agendar a visita pelo telefone (41) 3281-6318.
Com um enfoque que entrelaça a história da Emancipação com a própria atuação da Procuradoria-Geral do Estado, a exposição mostra como esses dois aspectos estão interligados. A equipe da Biblioteca da PGE-PR fez um meticuloso trabalho de pesquisa para criar a exposição que também apresenta duas figuras centrais da Emancipação, cuja influência também se estende à história da Procuradoria. Francisco de Paula e Silva Gomes, notável tropeiro e figura abastada, teve um papel crucial no movimento de Emancipação do Estado. Seu legado é lembrado nos registros históricos, mas também no próprio endereço oficial da sede da PGE-PR, na Rua Paula Gomes, 145, no Centro Histórico de Curitiba.
Outra personalidade destacada na exposição é Augusto Stresser, figura multifacetada tendo sido pintor, músico e escultor. Em parceria com seu primo Jaime Ballão, Stresser foi responsável pela primeira ópera de inspiração paranaense, que curiosamente abordou a Revolução Federalista no Estado. A ligação de Stresser com a PGE-PR está no fato de que a casa em que morou até sua morte, em 1918, hoje faz parte do prédio da PGE-PR. A residência, uma estrutura anexa ao terreno da Procuradoria, é hoje uma unidade de interesse histórico e de preservação.
“O Projeto História e Memória da PGE-PR, iniciado em celebração aos 75 anos da instituição, tem sido vital para reavivar as origens da Procuradoria e para honrar eventos e personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Estado. A Emancipação Política do Paraná criou oficialmente o nosso Estado e a PGE só existe para atuar na defesa do Paraná e no suporte jurídico para a viabilização das políticas públicas que beneficiam os paranaenses”, lembrou a procuradora-geral Leticia Ferreira da Silva.
Os documentos e itens reunidos para a exposição foram obtidos a partir de parcerias entre a PGE-PR e a Biblioteca Pública do Paraná, Casa da Memória, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Instituto Água e Terra.
- Paranaprevidência alerta para recadastramento obrigatório de beneficiários até o final do ano
- Desde 2019, Estado economizou mais de R$ 230 milhões com sistema digital de protocolos
PROCURADORIA – A Procuradoria-Geral do Estado é responsável por representar legalmente o governo estadual em questões judiciais e oferecer orientação jurídica. Ela defende os interesses do Estado em processos legais, emite pareceres legais sobre assuntos governamentais e ajuda a garantir que as ações do governo estejam em conformidade com a lei. Atualmente, conta com 274 procuradores, que atuam em Curitiba, mas também em 16 procuradorias regionais espalhadas pelo Paraná, e um escritório em Brasília.
Fonte: Governo PR
Paraná
G2 Cia de Dança leva espetáculo gratuito para 500 pessoas em Telêmaco Borba
A magia de “GAG – Uma livre adaptação de Kleist sobre o Teatro de Marionetes” chegou a Telêmaco Borba na noite desta terça-feira (21). O espetáculo de dança-teatro da G2 Cia de Dança Teatro Guaíra foi apresentado gratuitamente para cerca de 500 pessoas no Teatro Maestro Sirinho.
Dirigido por Gabriel Villela, com direção adjunta de Ivan Andrade, o trabalho faz referência às gags — performances humorísticas populares do universo dramatúrgico circense. Em cena, os bailarinos incorporam a metáfora das marionetes para refletir sobre a condição existencial do ser humano.
A noite foi marcada não apenas pelo que aconteceu no palco, mas também por presenças ilustres na plateia: o renomado professor e ex-bailarino boliviano Renan Castellon e a ex-bailarina Maria Amaral. Precursores do Balé Teatro Guaíra, ambos integraram, a partir do início da década de 1970, o então recém-fundado Corpo de Baile, hoje conhecido como Balé Teatro Guaíra.
Cidadão Honorário de Telêmaco Borba, Renan Castellon, de 89 anos, contribuiu significativamente para a formação de gerações de bailarinos na cidade. Desde 1980, dirigiu e lecionou em cursos de dança no município. “Eu admiro e acompanho sempre o G2. Eu não sei como agradecer a vinda do G2, eu diria que é como um raio de luz entrando pela janela em um dia de primavera”, disse Castellon.
Maria Amaral, formada na Escola de Dança Teatro Guaíra em 1969, se emocionou ao reencontrar os bailarinos do G2 — que fizeram parte do Balé Teatro Guaíra antes da fundação da companhia master, em 2000 — e celebrou a oportunidade de prestigiar antigos companheiros de palco.
“O Teatro Guaíra para mim é como uma segunda casa, e eles são como irmãos. É um orgulho assisti-los. Estou muito emocionada”, contou a ex-bailarina de 73 anos, que atuou no Balé Teatro Guaíra por uma década.
A G2 Cia de Dança retornou a Telêmaco Borba após quatro anos. A última apresentação havia sido em setembro de 2022, com o espetáculo “La Cena”. A prefeita do município, Rita Mara Araujo, celebrou a continuidade da parceria. “Para Telêmaco Borba, é um prazer inenarrável, porque podemos levar cultura, dança e teatro. É uma oportunidade para a população que muitas vezes não consegue viajar para assistir a um espetáculo de tanta qualidade como o desta noite”, disse.
GUAÍRA PARA TODOS – A obra, que estreou em 2023 no Teatro Guaíra, em Curitiba, tem circulado pelo Paraná como parte do projeto Guaíra para Todos, que leva gratuitamente aos municípios do Estado produções dos corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra.
No mês de março, “GAG” passou por Maringá, Campo Mourão e Guarapuava. Em abril, além de Telêmaco Borba, a companhia se apresentou em Francisco Beltrão. Ao todo, quase 2 mil espectadores assistiram gratuitamente ao espetáculo nas cinco cidades.
Além das apresentações, em parceria com as prefeituras, foram realizadas atividades de integração dos membros da companhia com o público de pessoas idosas das cidades, como sessões de bate-papo com os bailarinos.
Em Telêmaco Borba, parte da plateia foi formada por participantes do Centro de Convivência do Idoso do município, fortalecendo o caráter inclusivo e de aproximação com a comunidade proposto pela iniciativa.
26 ANOS DE DANÇA – Criada em dezembro de 1999, a G2 Cia de Dança nasceu no Centro Cultural Teatro Guaíra a partir do desejo de dar continuidade à carreira dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, valorizando a maturidade artística conquistada ao longo dos anos. A estreia da G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.
A G2 é a única companhia pública de bailarinos master em atividade na América Latina — todos os bailarinos têm mais de 50 anos —, reafirmando seu papel de referência e inovação na dança contemporânea.
Atualmente, o elenco da G2 Cia de Dança é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani. Em “GAG”, eles compartilham o palco com o ator e músico convidado Renet Lyon.
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Esportes6 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Paraná7 dias agoGaeco de Maringá desarticula organização criminosa que fabricava anabolizantes em laboratório clandestino e simulava grife europeia
-
Esportes6 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Agro7 dias agoAbertura da Colheita da Oliva no RS estreia feira focada em negócios e inovação
-
Paraná6 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Polícial7 dias agoPCPR cumpre buscas contra clínica de estética ilegal em Ponta Grossa
-
Polícial5 dias agoPRF escolta mulher em trabalho de parto até maternidade no Paraná
