Polícial
PCPR promove curso de extensão em mergulho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu um curso de extensão em mergulho entre segunda-feira (8) e sexta-feira (12), em Curitiba. Ao todo, 10 servidores de forças policiais distintas participaram.
Foram ministradas aulas sobre mergulho autônomo, navegação subaquática, observação de local de crime subaquático, águas com visibilidade e águas abertas. As aulas foram ministradas pelos agentes de polícia judiciária da PCPR, Laércio Turra e Rodrigo Lopes, e os militares do Exército de Roraima, Andrew Wunderlich e Luciano Cesar Casemiro.
De acordo com o instrutor do curso, Luercio Turra, a capacitação permite aprimorar os trabalhos realizados pela instituição.
“A equipe é treinada para situações de alto risco e atendimento de ocorrências de resgate, casos de armamento caído em mar ou em rios e vistoria em cascos de navios, nossa meta é que os policiais e convidados de outras forças consigam fazer esse trabalho com maestria”, ressalta Turra.
Entre os alunos estão três agentes de polícia judiciária do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), um do Força Especial de Repressão Antitóxico (FERA) e dois da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), unidades da PCPR, um policial militar de Santa Catarina, dois bombeiros militares do Grupo de Operações de Socorro Tático e um tenente da Força Aérea Brasileira (FAB).
A primeira edição do curso foi realizada em 2002. Posteriormente, em 2006, 2011 e 2014 novas turmas foram treinadas.
“Nós vimos a necessidade de retornar esses cursos de aprimoramento com extensão no mergulho policial de trabalho. Nós temos vários trabalhos em cima de resgate, tanto de armas atiradas em lagos e rios, como vistorias”, finaliza o instrutor do curso.
Fonte: PJC PR
Polícial
Missão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
A cidade de Guarapuava recebeu, na tarde desta sexta-feira (7), o lançamento da Missão Paraná III – Operação Sinergia IV, representando o encerramento do ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado e das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública em promover a aproximação com a comunidade e ampliar a presença ostensiva nos municípios paranaenses.
GUARAPUAVA – Localizada no centro-sul do Paraná, Guarapuava é um dos principais polos de desenvolvimento regional, conhecida por seu clima frio, pela forte vocação agroindustrial e por abrigar importantes instituições de ensino superior. A cidade é referência estratégica para o planejamento das ações de segurança pública que abrangem toda a região dos Campos Gerais.
Participaram do lançamento o Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante-Geral em exercício da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer; a vice-prefeita de Guarapuava, Rosangela Santos Virmond; além de representantes da Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Guarda Municipal.
Durante sua fala, o Secretário da Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da aproximação das forças de segurança com a comunidade, especialmente com as crianças, que simbolizam o futuro do Estado. Ele ressaltou que essa relação de confiança vem sendo construída por meio de ações de integração e presença constante das corporações junto à população. “O que estamos vendo aqui é para as crianças, e isso não tem preço. Aquele medo que muitos tinham, cultivado de forma equivocada e cultural, está ficando para trás. Hoje, as crianças se aproximam, se sentem seguras e enxergam em nós parceiros da sociedade”, afirmou o Secretário, destacando que essa mudança reflete o comprometimento e a dedicação de todos os profissionais da segurança pública.
O Comandante-Geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer, também enfatizou que os avanços na segurança pública são resultado do investimento do Governo do Estado e da liderança da Secretaria de Segurança Pública, mas que o verdadeiro protagonismo pertence aos profissionais que estão nas ruas. “O reconhecimento vai a quem está na linha de frente, sob sol ou chuva, garantindo diariamente a tranquilidade da população”, afirmou o Comandante-Geral em exercício.
O evento simbolizou a consolidação de um trabalho conjunto entre as forças de segurança, que têm atuado de forma coordenada em todo o estado. A integração proporciona respostas mais rápidas e eficientes, fortalecendo a confiança da população e aprimorando o planejamento das operações preventivas e repressivas. O encerramento das atividades nos Campos Gerais reforça a continuidade das ações integradas, também direcionadas a outras regiões do Paraná, com o propósito de ampliar o alcance das operações e intensificar o diálogo entre Estado e comunidade, promovendo uma segurança pública cada vez mais próxima e participativa.
Centro de Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Polícial6 dias agoPCPR divulga foto de homem foragido por furto qualificado e associação criminosa em Curitiba
-
Entretenimento6 dias agoVirginia Fonseca curte dia de parque com as filhas em Madri: ‘Minhas princesinhas’
-
Economia7 dias agoSeminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior
-
Brasil6 dias agoSecretaria Nacional de Aquicultura realiza oitiva da cadeia de peixes nativos e visita projeto de piscicultura sustentável em Rondônia
-
Agro6 dias agoMesmo com corte da Petrobras, gasolina sobe em outubro e etanol recua levemente, aponta Edenred Ticket Log
-
Paraná6 dias agoRatinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Paraná durante posse de nova diretoria do MPP
-
Polícial2 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Entretenimento7 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. posam agarradinhos: ‘Ele viaja para jogar’
