Connect with us


Polícial

PCPR prende homem por tráfico de animais silvestres e resgata arara

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 52 anos, por tráfico de animais silvestres. Uma Arara Canindé, espécie ameaçada de extinsão, foi resgatada durante a ação, que aconteceu neste domingo (14) e segunda-feira (15), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba 

De acordo com as investigações, iniciadas há 2 meses, o homem anunciava a venda de diversas espécies de animais silvestres, exótivos e domésticos em grupos de aplicativos de mensagens. A PCPR apurou que ele é suspeito de vender os animais para pessoas de todo o país. 

“Entre as espécies anunciadas estão araras, jabutis e outros répteis, dromedários, Lhamas, Alpacas, todos sem autorização do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental estadual responsável pelo licenciamentos destas atividades. Ele traficava os animais atuando em Curitiba, para distribuição de todo tipo de animal em todo o território nacional, ameaçado de extinção ou não, silvestre, exótico ou doméstico”, conta o delegado da PCPR Guilherme Dias.

Para cometer o crime, o homem ainda utilizava um veículo plotado com sobrenome, telefone e a propaganda da atividade desempenhada que é a venda de animais exóticos. Dentre as espécies das araras estão Macau, Vermelha, Azul e Canindé. Conforme apurado, ele cobrava valores de R$ 12 a 100 mil pelo animal. 

Leia mais:  PCPR deflagra operação contra associação criminosa ligada a golpes de estelionato

A prisão aconteceu durante mandado de busca e apreensão na propriedade rural onde o investigado mantinha os animais traficados. Foram apreendidos vários documentos que comprovam a venda dos animais, o veículo utilizado para fazer propaganda da venda dos mesmos, e a gaiola utilizada para a guarda deles. 

O homem pode responder pelos crimes de tráfico de animal silvestre, maus-tratos e fraude processual. O animal foi encaminhado ao Criadouro Onça Pintada. 

Fonte: PJC PR

Comentários Facebook

Polícial

Missão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais

Published

on

A cidade de Guarapuava recebeu, na tarde desta sexta-feira (7), o lançamento da Missão Paraná III – Operação Sinergia IV, representando o encerramento do ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado e das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública em promover a aproximação com a comunidade e ampliar a presença ostensiva nos municípios paranaenses.

GUARAPUAVA – Localizada no centro-sul do Paraná, Guarapuava é um dos principais polos de desenvolvimento regional, conhecida por seu clima frio, pela forte vocação agroindustrial e por abrigar importantes instituições de ensino superior. A cidade é referência estratégica para o planejamento das ações de segurança pública que abrangem toda a região dos Campos Gerais.

Participaram do lançamento o Secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante-Geral em exercício da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer; a vice-prefeita de Guarapuava, Rosangela Santos Virmond; além de representantes da Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Guarda Municipal.

Leia mais:  Galpão carregado com drogas e agrotóxicos é desmantelado pela PM de Foz do Iguaçu (PR)

Durante sua fala, o Secretário da Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da aproximação das forças de segurança com a comunidade, especialmente com as crianças, que simbolizam o futuro do Estado. Ele ressaltou que essa relação de confiança vem sendo construída por meio de ações de integração e presença constante das corporações junto à população. “O que estamos vendo aqui é para as crianças, e isso não tem preço. Aquele medo que muitos tinham, cultivado de forma equivocada e cultural, está ficando para trás. Hoje, as crianças se aproximam, se sentem seguras e enxergam em nós parceiros da sociedade”, afirmou o Secretário, destacando que essa mudança reflete o comprometimento e a dedicação de todos os profissionais da segurança pública.

O Comandante-Geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer, também enfatizou que os avanços na segurança pública são resultado do investimento do Governo do Estado e da liderança da Secretaria de Segurança Pública, mas que o verdadeiro protagonismo pertence aos profissionais que estão nas ruas. “O reconhecimento vai a quem está na linha de frente, sob sol ou chuva, garantindo diariamente a tranquilidade da população”, afirmou o Comandante-Geral em exercício.

Leia mais:  PCPR e PMPR prendem homem investigado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Castro

O evento simbolizou a consolidação de um trabalho conjunto entre as forças de segurança, que têm atuado de forma coordenada em todo o estado. A integração proporciona respostas mais rápidas e eficientes, fortalecendo a confiança da população e aprimorando o planejamento das operações preventivas e repressivas. O encerramento das atividades nos Campos Gerais reforça a continuidade das ações integradas, também direcionadas a outras regiões do Paraná, com o propósito de ampliar o alcance das operações e intensificar o diálogo entre Estado e comunidade, promovendo uma segurança pública cada vez mais próxima e participativa.

Centro de Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262