Polícial
PCPR prende homem em flagrante e apreende armas de fogo em Arapoti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 75 anos, por comércio ilegal de arma de fogo, nesta quarta-feira (3), em Arapoti, na região dos Campos Gerais. Na ação, foram apreendidas armas de fogo e munições.
A equipe policial cumpriu dois mandados de busca e apreensão, sendo em uma residência e um estabelecimento comercial, apreendendo cinco armas de fogo, 251 quilos de chumbo, 69,5 quilos de pólvora, 2,9 mil espoletas, 437 cartuchos para recarga, 172 munições deflagradas e 6,4 mil munições intactas de diversos calibres.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
DILIGÊNCIAS- O delegado da PCPR Gumercindo Athayde explica que as investigações iniciaram em março após uma denúncia anônima informando a comercialização ilegal dos produtos.
“Apuramos o fato e as informações apontavam que o local estava sendo utilizado para comercializar armas e munições de forma ilícita, e, inclusive, pessoas envolvidas com a criminalidade estariam adquirindo os itens”, afirma o delegado.
Durante o cumprimento do mandado, o indivíduo foi autuado em flagrante e encaminhado à cadeia pública do município. Caso condenado pelo crime, ele pode pegar de 6 a 12 anos de reclusão e multa.
DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em investigações contra este tipo de crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.
Fonte: PJC PR
Polícial
Missão Paraná VI: PMPR integra Operação Sinergia II e intensifica policiamento em Curitiba
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou, nesta quarta-feira (22), em Curitiba, de mais uma etapa da Operação Sinergia, ação integrada das forças de segurança estaduais inserida no contexto da Missão Paraná VI. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a iniciativa reúne as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, com foco no fortalecimento da presença do Estado e na ampliação das ações de segurança na Capital.
No âmbito da operação, a PMPR intensificará o policiamento ostensivo por meio de abordagens qualificadas, bloqueios táticos e fiscalizações direcionadas. As ações seguem planejamento prévio baseado em dados de inteligência e análise criminal, permitindo o direcionamento do efetivo para áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de ocorrências.
O emprego das equipes ocorre de forma simultânea em diferentes regiões da cidade, com foco na otimização dos recursos operacionais e no aumento da cobertura policial. A estratégia visa ampliar a capacidade de prevenção e repressão a práticas criminosas, além de garantir maior agilidade na resposta às demandas registradas em campo.
“A queda nos indicadores de criminalidade, como furtos, roubos e homicídios, aliada ao aumento das apreensões, é resultado direto da atuação integrada e contínua das forças de segurança. Esse avanço reflete o empenho do Governo do Estado, mas sobretudo o comprometimento diário dos profissionais que estão nas ruas, em qualquer condição, trabalhando de forma incansável para combater o crime e garantir segurança efetiva à população”, destacou o comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar, coronel Marcelo Roke Fávero.
Durante as ações, serão mais de 220 policiais militares com emprego de 77 viaturas. O conjunto de medidas contribui para reduzir as oportunidades de prática de crimes, ao mesmo tempo em que reforça o controle territorial e amplia a capacidade de resposta das equipes em campo.
A Operação Sinergia está inserida na estratégia da Missão Paraná, que busca a descentralização das políticas públicas de segurança e o fortalecimento da resposta operacional nos municípios paranaenses. Ao levar a estrutura do Estado diretamente para as comunidades, a Sesp visa inibir práticas ilícitas e consolidar um ambiente seguro por meio da união de esforços de todas as forças de segurança que atuam na região.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes7 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes6 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Polícial6 dias agoPMPR reforça busca por inovação e atuação estratégica em segurança pública durante a LAAD Security & Milipol Brazil 2026
-
Política Nacional5 dias agoReconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
-
Política Nacional7 dias agoHugo Motta mantém cronograma de votação da PEC sobre fim da escala 6×1
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova limite menor de chumbo em tintas e revestimentos de superfícies
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Sporting Cristal e lidera o Grupo F da Libertadores
