Paraná
PCPR na Comunidade levará serviços gratuitos a Paranavaí, General Carneiro e Campo Largo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará, nesta semana, serviços de polícia judiciária a Paranavaí, na região Noroeste do Estado, General Carneiro, no Sul, e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em Paranavaí, o evento será de terça-feira (16) a quinta-feira (18), das 9h às 17h, no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto.
“No local, além dos serviços de emissão de carteira de identidade, a PCPR realizará palestras sobre prevenção de uso de drogas, bullying, prevenção de abuso sexual infantil e cibercrimes, atividades lúdicas para crianças, apresentação com os cães policiais, demonstração de perícia papiloscópica e exposição de armamento e materiais táticos”, destaca o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.
Em General Carneiro, o público será recebido de quarta (17) a sexta-feira (19), das 9h às 17h, na Praça Municipal Quindrade Gaiovicz. A ação acontece em parceria com o Paraná em Ação, programa também do Governo do Estado que oferta serviços de cidadania.
Em Campo Largo, o evento ocorrerá no sábado (20) e no domingo (21), das 9h às 18h, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), localizado na Rua Centenário, n° 2.245, no Centro.
A PCPR disponibiliza serviços de registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
Também haverá confecção da Carteira de Identidade Nacional para quem agendou previamente.
Os policiais civis vão promover atividades lúdicas com crianças, demonstração de perícia papiloscópica e orientações para que a população conheça mais o trabalho realizado pela instituição.
DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação, programa do Governo do Estado, oferecerá outros serviços fundamentais, como na área de assistência social, da defensoria pública, confecção da carteira do autista e serviços da Agência do Trabalhador.
RESULTADOS – A PCPR levou serviços de polícia judiciária para mais de 3,2 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade da semana passada, de terça-feira (9) a sábado (13), em Paranaguá, no Litoral do Estado, Palmas, no Sudoeste, e Curitiba. Ao todo, foram confeccionadas 1.147 Carteira de Identidade Nacional.
A conferente de container, Adriana Pacheco, estava sem atualizar a carteira de identidade há mais de 30 anos. Ela conta que a agilidade no atendimento a surpreendeu.
“Eu fiz quando eu tinha 18 anos, eu estou com 48. Agora vou fazer meu passaporte e preciso de todos os documentos. O atendimento foi bem rápido, fui atendida em menos de 20 minutos”, conta a moradora de Paranaguá.
O motorista Sander Nascimento esteve no evento em Paranaguá para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento, serviço oferecido pelo Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça, e a confecção da carteira de identidade das filhas, de 7 anos. Enquanto aguardava o atendimento, as meninas participaram das atividades lúdicas e conheceram mais o trabalho policial.
“O fato do evento ser realizado em um sábado facilitou, eu e minha esposa trabalhamos durante a semana, ficava bastante dificultoso para a gente conseguir um horário. Conseguimos tirar a 2ª via da certidão de nascimento, gratuitamente, e a carteira de identidade também. Fiquei até surpreso ao chegar aqui e ter essas atividades para crianças”, disse ele.
CÃES POLICIAIS – Em Paranaguá, agentes de polícia judiciária realizaram uma apresentação de cães policiais da PCPR para uma turma de crianças, de 4 e 5 anos.
Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas. Atualmente, a PCPR conta com seis bases do Núcleo de Operações com Cães (NOC) no Paraná, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Londrina.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Visa, ainda, fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
Serviço:
PCPR na Comunidade
Paranavaí
Data: 16 a 18/04
Horário: 9h às 17h
Local: Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto
General Carneiro
Data:17 e 19/04 (quarta a sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Praça Municipal Quindrade Gaiovicz
Campo Largo
Data: 20 e 21 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 18h
Local: Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) – Rua Centenário, n° 2,245 – Centro
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.