Connect with us


Paraná

PCPR na Comunidade levará serviços gratuitos a Paranavaí, General Carneiro e Campo Largo

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará, nesta semana, serviços de polícia judiciária a Paranavaí, na região Noroeste do Estado, General Carneiro, no Sul, e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Paranavaí, o evento será de terça-feira (16) a quinta-feira (18), das 9h às 17h, no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto.

“No local, além dos serviços de emissão de carteira de identidade, a PCPR realizará palestras sobre prevenção de uso de drogas, bullying, prevenção de abuso sexual infantil e cibercrimes, atividades lúdicas para crianças, apresentação com os cães policiais, demonstração de perícia papiloscópica e exposição de armamento e materiais táticos”, destaca o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.

Em General Carneiro, o público será recebido de quarta (17) a sexta-feira (19), das 9h às 17h, na Praça Municipal Quindrade Gaiovicz. A ação acontece em parceria com o Paraná em Ação, programa também do Governo do Estado que oferta serviços de cidadania.

Em Campo Largo, o evento ocorrerá no sábado (20) e no domingo (21), das 9h às 18h, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), localizado na Rua Centenário, n° 2.245, no Centro.

A PCPR disponibiliza serviços de registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Também haverá confecção da Carteira de Identidade Nacional para quem agendou previamente.

Os policiais civis vão promover atividades lúdicas com crianças, demonstração de perícia papiloscópica e orientações para que a população conheça mais o trabalho realizado pela instituição.

Leia mais:  Vestibular: UEPG anuncia isenção para inscrições em licenciatura e mudanças no bacharelado

DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação, programa do Governo do Estado, oferecerá outros serviços fundamentais, como na área de assistência social, da defensoria pública, confecção da carteira do autista e serviços da Agência do Trabalhador.

RESULTADOS – A PCPR levou serviços de polícia judiciária para mais de 3,2 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade da semana passada, de terça-feira (9) a sábado (13), em Paranaguá, no Litoral do Estado, Palmas, no Sudoeste, e Curitiba. Ao todo, foram confeccionadas 1.147 Carteira de Identidade Nacional.

A conferente de container, Adriana Pacheco, estava sem atualizar a carteira de identidade há mais de 30 anos. Ela conta que a agilidade no atendimento a surpreendeu.

“Eu fiz quando eu tinha 18 anos, eu estou com 48. Agora vou fazer meu passaporte e preciso de todos os documentos. O atendimento foi bem rápido, fui atendida em menos de 20 minutos”, conta a moradora de Paranaguá.

O motorista Sander Nascimento esteve no evento em Paranaguá para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento, serviço oferecido pelo Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça, e a confecção da carteira de identidade das filhas, de 7 anos. Enquanto aguardava o atendimento, as meninas participaram das atividades lúdicas e conheceram mais o trabalho policial.

“O fato do evento ser realizado em um sábado facilitou, eu e minha esposa trabalhamos durante a semana, ficava bastante dificultoso para a gente conseguir um horário. Conseguimos tirar a 2ª via da certidão de nascimento, gratuitamente, e a carteira de identidade também. Fiquei até surpreso ao chegar aqui e ter essas atividades para crianças”, disse ele.

Leia mais:  Paraná sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

CÃES POLICIAIS – Em Paranaguá, agentes de polícia judiciária realizaram uma apresentação de cães policiais da PCPR para uma turma de crianças, de 4 e 5 anos.

Os cães da PCPR são treinados para encontrar drogas e armas. Atualmente, a PCPR conta com seis bases do Núcleo de Operações com Cães (NOC) no Paraná, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Londrina.

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Visa, ainda, fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

Serviço:

PCPR na Comunidade

Paranavaí

Data: 16 a 18/04

Horário: 9h às 17h

Local: Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto

General Carneiro

Data:17 e 19/04 (quarta a sexta-feira)

Horário: 9h às 17h

Local: Praça Municipal Quindrade Gaiovicz

Campo Largo

Data: 20 e 21 (sábado e domingo)

Horário: 9h às 18h

Local: Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) – Rua Centenário, n° 2,245 – Centro

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Noroeste

Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste

Published

on

Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Entre praias de água doce e ilhas com fauna e flora preservadas, o Rio Paraná guarda vários tesouros naturais no Noroeste do Estado. Com suas águas cristalinas, ideais para passeios de barco ou para a prática de esportes aquáticos, a região se consolida como um dos destinos preferidos para quem busca bons serviços e contato com a natureza.

São mais de 200 quilômetros preservados, que passam pelos municípios de Marilena, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio e Altônia, que a cada ano são mais procurados por turistas de todo o Brasil.

“De uns tempos para cá, o Noroeste vem recebendo a devida atenção pelos seus potenciais turísticos, mostrando ao paranaense e turistas de fora que o Estado oferece atrações e roteiros interessantes a todos os perfis. Isso movimenta a economia, gera empregos, atrai estrutura e melhora a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Márcio Nunes.

Hoje, quem busca contato com a natureza, roteiros de aventura, boa gastronomia, esportes aquáticos ou tranquilidade em praias de água doce encontra uma série de opções no Noroeste do Estado.

“É uma região que tem evoluído muito neste aspecto. Só um atrativo bonito não sustenta a comercialização do local como um destino turístico. Mas, hoje, o Noroeste tem esta estrutura”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão que promove o turismo comercialmente no Estado.

PRAINHAS – As principais atrações são as prainhas de água doce às margens do Rio Paraná. São mais de 20 opções, tanto nas barrancas do rio, como no Porto São José, em São Pedro do Paraná, ou no Porto Maringá, em Marilena, ou nos balneários ilhados, como as praias Mineira, Santa Rosa e Cariora, em Porto Rico.

“É tudo superlimpo, muito gostoso para relaxar e tomar banho, com bastante segurança. Sempre estava acostumado a ir para a praia, no Litoral, mas me surpreendi com essa experiência”, disse o visitante Marco Aurélio de Souza, que mora em Ponta Grossa e foi pela primeira vez para o Noroeste do Estado neste verão.

Leia mais:  Iniciativa do Paraná é reconhecida em prêmio do Conselho Nacional de Justiça

O que mais chama a atenção dos turistas é que as águas do rio são mais suaves do que a água do mar, além de serem muito transparentes em boa parte do trecho. Várias das prainhas só são acessíveis pela água, o que faz com que turistas possam curtir um passeio de barco até chegar a elas.

A região também conta com uma das temperaturas médias mais altas do Estado, de cerca de 27ºC, e sol praticamente todo o ano, o que faz com que a visita às prainhas seja um passeio relaxante e refrescante em qualquer época do ano.

FAUNA E FLORA – O Noroeste é uma região praticamente intocada no coração de um dos maiores rios da América Latina. Além disso, a área conta com o encontro de diferentes biomas, em que há uma transição para o cerrado. Assim, as ilhas dos rios da região contam com uma grande riqueza de fauna e flora que lembra o Pantanal.

De Porto Rico, por exemplo, muitos turistas saem para conhecer o Rio Baía, já no Mato Grosso do Sul, onde é possível fazer passeios de avistamento de uma série de plantas e animais, como aves em revoadas e grandes felinos no habitat natural.

TURISMO NOROESTE

O Noroeste é uma região praticamente intocada no coração de um dos maiores rios da América Latina. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

“Muitas pessoas vão para a Amazônia ou para o Pantanal fazer esse tipo de passeio, mas aqui no Noroeste nós temos uma biodiversidade tão rica quanto estes lugares têm. É um local em que conseguimos desenvolver o turismo e preservar o meio ambiente”, afirmou o empresário Guilherme Ribeiro, proprietário de um hotel de Porto Rico.

Leia mais:  Paraná sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

ENCONTRO DAS ÁGUAS – Uma das atrações naturais do Noroeste é o encontro das águas de diferentes rios. Em Porto Maringá, no município de Marilena, é possível ver o contraste de colorações quando os rios Paraná e Paranapanema se cruzam na divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. De um lado, uma água praticamente transparente, e do outro, um pouco mais escura.

Mais ao Sul, na região de Porto Camargo, na cidade de Icaraíma, o mesmo acontece no encontro dos rios Paraná e Ivaí, onde a diferença de uma água mais cristalina com outra mais terrosa impressiona os visitantes.

ESPORTES AQUÁTICOS – A tranquilidade e a qualidade das águas dos rios da região favorecem o turismo náutico com lanchas e barcos. Porto Rico, por exemplo, é a cidade do Paraná com maior número de embarcações registradas junto à Marinha, com mais de 4 mil.

A região toda é propícia para uma série de passeios relaxantes e atividades esportivas, justamente por ser o principal trecho do Rio Paraná que não é represado. Como há uma grande área de águas correntes, com profundidades que podem chegar a 20 metros, é possível explorar o rio em seus mais diversos potenciais recreativos.

Próximo a Marilena e São Pedro do Paraná, é possível praticar mergulho de superfície, contemplando toda a rica fauna aquática da região. As áreas também são propícias para as práticas de caiaque, stand-up paddle e jetski. Na região de Terra Rica, atividades de turismo de aventura também são populares, como boia cross e acqua trekking.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262