Paraná
Paranaenses ganham versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

A partir desta terça-feira (18), os paranaenses ganham a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
O CRLV está disponível junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo reúne os dois documentos, cujo porte é obrigatório no trânsito.
O lançamento do novo serviço, no Paraná, ocorreu nesta manhã. O Distrito Federal (DF) foi o primeiro local do país a contar com o CRLV Digital, em agosto de 2018.
CNH Digital e CRLV Digital
A CNH digital foi implementada em janeiro do ano passado. Desde então, o serviço já teve cinco milhões de downloads.
Quem tem a carteira de motorista impressa, com QR Code no verso, consegue acessar a CNH Digital. Somente as carteiras de motorista emitidas a partir de 1º de maio de 2017 têm o QR Code.
Porém, quem ainda não tem o documento com o código pode solicitar a emissão da segunda via pelo site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) ou presencialmente.
Agora, o motorista pode baixar, além da CNH Digital, o CRVL Digital. Esses dois documentos digitais têm o mesmo valor jurídico que as versões impressas.
Onde baixar
De acordo com o Detran-PR, os motoristas podem baixar a CNH Digital e o CRLV Digital apenas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O aplicativo está disponível para android e sistema iOS. Baixe o aplicativo:
- GooglePlay (para android)
- App Store (para iOS – iPhone e iPad)
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) preparou tutoriais para explicar ao motorista como instalar o aplicativo e também com outras instruções, como cadastrar o usuário e validar a assinatura digital, entre outras. Confira os tutoriais do Denatran.

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.