conecte-se conosco

Paraná

Paranaenses ganham versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo

Publicado

Por G1 PR e RPC Curitiba

A partir desta terça-feira (18), os paranaenses ganham a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O CRLV está disponível junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo reúne os dois documentos, cujo porte é obrigatório no trânsito.

O lançamento do novo serviço, no Paraná, ocorreu nesta manhã. O Distrito Federal (DF) foi o primeiro local do país a contar com o CRLV Digital, em agosto de 2018.

CNH Digital e CRLV Digital

A CNH digital foi implementada em janeiro do ano passado. Desde então, o serviço já teve cinco milhões de downloads.

Quem tem a carteira de motorista impressa, com QR Code no verso, consegue acessar a CNH Digital. Somente as carteiras de motorista emitidas a partir de 1º de maio de 2017 têm o QR Code.

Porém, quem ainda não tem o documento com o código pode solicitar a emissão da segunda via pelo site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) ou presencialmente.

Leia mais:  Semana vai ser de sol, nevoeiro e possibilidade de geada no Paraná

Agora, o motorista pode baixar, além da CNH Digital, o CRVL Digital. Esses dois documentos digitais têm o mesmo valor jurídico que as versões impressas.

Onde baixar

De acordo com o Detran-PR, os motoristas podem baixar a CNH Digital e o CRLV Digital apenas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

O aplicativo está disponível para android e sistema iOS. Baixe o aplicativo:

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) preparou tutoriais para explicar ao motorista como instalar o aplicativo e também com outras instruções, como cadastrar o usuário e validar a assinatura digital, entre outras. Confira os tutoriais do Denatran.

Comentários Facebook

Paraná

Paraná se aproxima dos 470 mil casos de Covid-19 e mortes já são 8.676

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (10) 1.625 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 469.538 casos confirmados e 8.676 mortos em decorrência da doença.

Os casos deste informe referem-se à pacientes que estiveram ou estão com a doença entre 24 de outubro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses: janeiro de 2021 são 1.541, os demais de 2020 nos meses de outubro 1, novembro 24 e dezembro 59. O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – 1.350 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.075 pacientes em leitos SUS (585 em UTI e 490 em leitos clínicos/enfermaria) e 275 em leitos da rede particular (140 em UTI e 135 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.251 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 793 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia mais:  Incêndios ambientais no Paraná aumentam mais de 30% no 1º trimestre de 2020, dizem bombeiros

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 7 pacientes. São 4 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 40 a 90 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Arapongas (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que morava em cada um dos seguintes municípios: Ampére e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 3.741 casos de residentes de fora, 73 pessoas foram a óbito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana