Paraná
Paranaense Júlia Soares leva ouro no solo Brasileiro de Ginástica Artística
A ginasta curitibana Júlia Soares, medalhista de bronze por equipes na Olimpíada de Paris 2024, trouxe mais medalhas para casa neste fim de semana. A atleta foi ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado neste domingo (7), em Recife. Ela também ficou com a prata na disputa por equipes e com o bronze na trave.
Júlia, que atualmente treina no Clube Pinheiros, de São Paulo, foi bolsista por oito edições do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), do Governo do Estado, e treinou na maior parte de sua carreira no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), que funciona em uma estrutura que pertence à Secretaria de Estado do Esporte.
A ginasta, de 20 anos, começou a treinar com quatro anos de idade no Cegin, em Curitiba. Aos 18, disputou sua primeira Olimpíada e voltou para casa com a medalha inédita para a equipe feminina de ginástica artística do Brasil, além de ter disputado a final na trave.
GERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA – O Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) está em sua 14a edição e é o maior programa de bolsa-atleta desenvolvido em âmbito estadual do Brasil. Criado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria do Esporte (SEES), o programa está em fase de seleção de 1.226 bolsas para atletas e técnicos do Paraná.
O investimento nessa edição, com recursos da Copel, é de R$ 5,2 milhões. E ele conta com novidades, com a “bolsa medalhista”, destinada a atletas e técnicos que representaram o Brasil e conquistaram uma medalha nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Paris, como é o caso de Júlia Soares.
O objetivo do programa é tornar o Paraná referência no Brasil no esporte olímpico e paralímpico, valorizando, desde a base, os talentos esportivos paranaenses nos âmbitos estadual, nacional e internacional.
Fonte: Governo PR
Paraná
Plantio de mudas, trilha sensorial e mutirão agitam a Semana do Meio Ambiente
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) prepararam uma extensa programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima sexta-feira (5). Entre os destaques estão o plantio de cerca de 5,4 mil mudas de espécies nativas por todo o Paraná; atividade de educação ambiental com uma trilha eco sensorial com crianças de 7 a 10 anos; e um mutirão de limpeza no Parque Estadual Serra da Baitaca, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. As ações começam nesta segunda-feira (1º) e se estendem até o fim de junho.
A distribuição e o plantio de mudas nativas, por meio do programa Paraná Mais Verde, preveem o engajamento de mais de cinco mil pessoas em diferentes municípios do Paraná. A iniciativa busca recuperar áreas degradadas, ampliar a cobertura vegetal e promover a restauração ecológica com a participação da sociedade. Os viveiros do IAT disponibilizam as plantas, que são doadas de acordo com a característica de cada região. Dentre as espécies disponibilizadas estão a tradicional araucária (Araucaria angustifolia), símbolo do Estado, e a pitanga (Eugenia uniflora).
“O programa Paraná Mais Verde envolve educação ambiental em datas comemorativas com o objetivo de unir a comunidade e trazê-la para mais próximo da natureza, além, claro, de restaurar diferentes áreas do Paraná. É isso que vamos fazer durante a Semana do Meio Ambiente”, explica o engenheiro florestal responsável pela divisão de produção de mudas nativas do IAT, Alexandre Dal Forno.
Essa união entre o Estado e a comunidade também estará presente na limpeza do Parque Estadual Serra da Baitaca. A atividade vai ocorrer no dia 13 de junho. O mutirão será feito em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e reunirá estudantes, voluntários e a comunidade local para recolher resíduos e conscientizar os visitantes sobre a responsabilidade de cuidar das Unidades de Conservação (UCs).
Outro destaque são as ações de educação ambiental voltadas para crianças. As atividades incluem desde uma trilha eco sensorial com elementos como rochas e solos, até palestras em escolas sobre a preservação do meio ambiente. A agenda vai ocorrer em diferentes municípios da região Centro-Sul do Paraná, entre a segunda (1º) e quarta-feira (3).
EXEMPLOS – Em Lidianópolis e Ivaporã, no Vale Ivaí, estudantes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada por um viveiro florestal administrado pelo IAT. Junto da campanha ‘Troque Eletrônicos por Mudas”, a proposta visa incentivar o plantio de mudas e a conscientização do descarte correto de eletrônicos. No local, haverá um posto para coleta de lixo eletrônico. A atividade está prevista para ocorrer entre segunda-feira (1º) e quarta-feira (3).
Já em Palmital e Laranjal, na região Central do Estado, uma “blitz” educativa pretende ajudar na criação de mais espaços de polinizadores nos municípios. Durante a parada, haverá entregas de mudas nativas.
Em Paranaguá, no Litoral, haverá uma exposição sobre a fauna e a flora brasileira entre os dias 8 e 11 de junho na Arena Albertina Salmon. A proposta inclui animais taxidermizados, mural interativo, painel instagramável, rede de impacto ambiental, ações como mitos e verdades, eco quiz, amarelinha da reciclagem, além da entrega de brindes e mudas de espécies nativas do Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Paraná3 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Esportes7 dias agoGrêmio vira sobre o Santos, empurra o Peixe para o Z4 e amplia pressão no Brasileirão
-
Agro4 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Política Nacional4 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Paraná4 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Esportes7 dias agoMirassol vence o Fluminense e interrompe reação tricolor no Brasileirão
-
Brasil4 dias agoBrasil fortalece cooperação internacional para transformar compromissos climáticos em projetos financiáveis
-
Esportes7 dias agoSão Paulo sai na frente, cede empate ao Botafogo no fim e amplia jejum no Brasileirão
