Paraná
“Paraná Visto do Céu” sobrevoa a Lapa e revela história e paisagens sob nova perspectiva
A TV Paraná Turismo exibe nesta quinta-feira (26), às 20h30, mais um episódio do programa “Paraná Visto do Céu”, desta vez dedicado a um dos municípios mais simbólicos da história paranaense: a Lapa.
Reconhecida nacionalmente por seu patrimônio histórico preservado, a Lapa será apresentada a partir de um olhar privilegiado. Com imagens aéreas captadas por drone, o episódio conduz o telespectador por um passeio visual que destaca a harmonia entre arquitetura, traçado urbano e paisagens naturais. Do alto, é possível compreender a organização da cidade, a imponência dos casarões coloniais e a relevância dos prédios históricos que marcaram momentos decisivos da história do Paraná.
O programa evidencia igrejas centenárias, praças tradicionais e construções que mantêm viva a memória cultural do estado. A narrativa contextualiza a importância da Lapa em episódios históricos e reforça seu papel como referência em turismo cultural, histórico e de contemplação. Ao mostrar a cidade sob uma perspectiva aérea, o “Paraná Visto do Céu” permite ao público enxergar detalhes que muitas vezes passam despercebidos ao nível da rua, valorizando o conjunto arquitetônico e a integração com o entorno natural.
Com fotografia cinematográfica, movimentos suaves de drone e trilha sonora envolvente, o episódio proporciona uma experiência imersiva, reforçando a proposta do programa de revelar o Paraná por ângulos surpreendentes e inspiradores.
O “Paraná Visto do Céu” vai ao ar nesta quinta-feira, às 20h30, na TV Paraná Turismo.
A programação da emissora pode ser acompanhada na TV aberta pelos canais 9.1 UHF em Curitiba e Matinhos, 33.1 UHF em Londrina, 44.1 UHF em Foz do Iguaçu, 31.1 UHF em Cornélio Procópio, 50.1 UHF em Palotina, 30.1 UHF em Umuarama e 50.1 UHF em Campo Mourão. Também está disponível pelo canal 509 da Claro/NET, via antena parabólica pelo satélite Star One D2 (frequência 4056), na Banda KU (canal 236) e na SKY TVRO (canal 66).
Fonte: Governo PR
Paraná
Gaeco de Londrina denuncia 49 pessoas investigadas na Operação Panóptico, que apura organização criminosa com atuação nacional a partir de presídios
O Ministério Público do Paraná denunciou nesta quarta-feira, 26 de agosto, 49 pessoas investigadas a partir da Operação Panóptico, que investiga organização criminosa armada com atuação em âmbito nacional a partir de presídios. Os fatos criminosos foram narrados em seis denúncias oferecidas pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Áudio do Promotor de Justiça Leandro Antunes Meirelles Machado
Foram imputados aos denunciados o crime de favorecimento ao domínio social estruturado, previsto no artigo 3º da Lei 15.358/2026, a chamada Lei Antifacção, e o de integrarem organização criminosa (Lei 12.850/2013). A Operação Panóptico foi deflagrada em 15 de junho último, quando foram cumpridos 304 mandados de prisão e 255 de busca e apreensão em quatro estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
As denúncias oferecidas derivam do compartilhamento de provas produzidas no âmbito das operações Alvorada e Libertatem, deflagradas originalmente pelo Núcleo de Umuarama do Gaeco.
A partir das informações e provas compartilhadas, foi possível mapear e identificar os membros responsáveis pela atuação territorial, logística e financeira que compunham a chamada “Região 43”, cuja cidade-polo é Londrina, inclusive integrantes de alto escalão da organização criminosa investigada. Além de Londrina, as investigações da Operação Panóptico envolveram os outros nove núcleos regionais do Gaeco.
Antes do oferecimento das denúncias, o Juízo de Garantias da 2ª Vara Criminal de Londrina já havia decretado a prisão preventiva de todos os investigados, a pedido do Gaeco de Londrina.
Atuação conjunta – A realização da Operação Panóptico em âmbito estadual foi possível graças à atuação conjunta dos dez núcleos do Gaeco com a Secretaria de Estado da Segurança do Paraná, por meio das polícias Militar, Civil, Penal e Científica.
Processo 0027259-96.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.002446-4)
Processo 0046303-04.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004352-2)
Processo 0046305-71.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004353-0)
Processo 0046307-41.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004351-4)
Processo 0065409-83.2025.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.25.005834-0)
Processo 0046287-50.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004354-8)
Matéria anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Economia6 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes7 dias agoPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
Esportes6 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Política Nacional5 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
-
Esportes7 dias agoFlamengo vence o Cruzeiro no Maracanã e avança às quartas de final da Libertadores
-
Educação5 dias agoEncceja 2026: provas serão aplicadas neste domingo (23/8)
-
Esportes7 dias agoCuiabá vence Operário-PR na Arena Pantanal pela Série B
-
Brasil6 dias agoDia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco
