Paraná
Paraná sedia encontro sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito
O Detran do Paraná recebe nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) o encontro de mais uma câmara temática do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desta vez, será da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A reunião acontece na Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba. Na semana passada, o Paraná sediou a reunião da Câmara Temática de Engenharia e Sinalização de Trânsito, no auditório da Celepar.
Nos encontros, especialistas representando órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de segmentos organizados da sociedade atuantes no trânsito de todo o País discutem políticas públicas focadas na regulação e fiscalização do setor.
O coordenador de Gestão de Serviços do Detran-PR, Marcel Cabral Costa, participa da Câmara de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito. “Esta câmara é referente à circulação de veículos, pessoas, pedestres e ciclistas. No encontro da semana passada discutimos novos conceitos e aprimoramentos técnicos sobre estes temas”, disse. “Estamos deliberando sobre manuais de ruas completas, medidas moderadoras de tráfego, manual de áreas escolares, assuntos muito importantes que impactam a sociedade”.
- Conheça as novas normas de trânsito para ciclomotores, patinetes, bicicletas e skates
- No Paraná, proprietários podem fazer primeiro emplacamento de veículos de forma 100% digital
“As discussões nesta Câmara Temática são fundamentais para estabelecer como a engenharia pode atuar para melhoria da segurança viária”, disse Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran-PR. Ele explica que as câmaras técnicas são órgãos de assessoramento e seus integrantes, divididos por temas, têm a responsabilidade de estudar, debater e oferecer sugestões e embasamentos para as decisões do Contran.
O Paraná participa de quatro das seis câmaras técnicas do Contran: Saúde para o Trânsito; Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito; Gestão e Controle do Pnatrans; e Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT). Integram estas câmaras temáticas oito colaboradores, sendo quatro titulares e quatro suplentes. Além destas quatro, existem ainda as câmaras temáticas de Educação para o Trânsito e de Esforço Legal.
PNATRANS – O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesão no Trânsito, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência. O Detran-PR agora busca criar uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária.
Fonte: Governo PR
Paraná
Passagens aéreas da nova rota entre Curitiba e Lisboa já estão à venda
As passagens aéreas para a nova rota entre Curitiba e Lisboa, que passam a ligar as duas cidades a partir de 2 de julho de 2026, começaram a ser vendidas nesta terça-feira (11) no site da companhia e agências de turismo. Para marcar o início da comercialização dos tíquetes, a TAP Air Portugal anunciou tarifas promocionais para trechos de ida e volta a destinos europeus – a partir de US$ 498, mais taxas.
Os voos vão ocorrer três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados. O trajeto em direção ao Velho Mundo prevê saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, com uma parada técnica no Rio de Janeiro (Galeão), para então seguir rumo ao Aeroporto Humberto Delgado, na capital lusitana. O percurso entre Lisboa e Curitiba, por sua vez, será direto.
As aeronaves selecionadas para a rota são Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros. O novo serviço internacional representa um marco histórico para o turismo e os negócios no Estado, o que promete ampliar o fluxo de turistas europeus para o Paraná, além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários paranaenses para o velho continente.
Com a entrada de Curitiba na lista de destinos, a TAP Air Portugal passa a ligar 14 cidades brasileiras a Lisboa. A companhia já trabalha com rotas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus. Além disso, há voos entre Porto e São Paulo e Rio de Janeiro. É a empresa aérea europeia com maior presença no Brasil.
- 181 mil pessoas: Parque Nacional do Iguaçu registra visitação recorde para outubro
- Calendário turístico de novembro tem Natal, festas de padroeira e feiras agropecuárias
ROTAS INTERNACIONAIS – O Paraná passa a contar agora com oito voos, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago.
Fonte: Governo PR
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
