Agro
Paraná registra recordes históricos na produção agropecuária em 2025 e lidera setores estratégicos
A agropecuária do Paraná encerrou 2025 com resultados históricos em diversos segmentos, consolidando o Estado como um dos principais polos produtivos do Brasil. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam recordes na produção de frangos, suínos, bovinos, leite, ovos e pescados ao longo do ano.
Produção de frangos lidera mercado nacional
O Paraná manteve a liderança absoluta no abate de frangos no Brasil em 2025. Foram 2,29 bilhões de cabeças abatidas ao longo do ano, superando o resultado de 2024, que havia sido de 2,23 bilhões.
O quarto trimestre também registrou o melhor desempenho da série histórica, com 588,4 milhões de aves abatidas, acima do recorde anterior, registrado no terceiro trimestre.
Com 34,4% de participação nacional, o Estado respondeu por mais de um terço da produção brasileira. Na sequência aparecem Santa Catarina (13,7%), Rio Grande do Sul (11,4%) e São Paulo (11,3%). No total, o Brasil abateu 6,69 bilhões de frangos em 2025, crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior.
Paraná é vice-líder na produção de suínos
A suinocultura paranaense também apresentou desempenho expressivo, com 12,9 milhões de animais abatidos em 2025 — aumento de 457 mil cabeças em comparação com 2024.
O Estado ocupa a segunda posição no ranking nacional, com 21,2% dos abates, atrás apenas de Santa Catarina (28,2%). O Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar, com 17,9%.
O último trimestre do ano registrou o melhor resultado da história para o período, com 3,1 milhões de suínos abatidos. No Brasil, o total chegou a 60,69 milhões de cabeças, alta de 4,3%.
Abate de bovinos cresce e atinge maior nível da série histórica
Na pecuária bovina, o Paraná também alcançou recorde. Foram abatidas 1,64 milhão de cabeças em 2025, crescimento de 11,8% em relação a 2024.
O volume representa o maior já registrado desde o início da série histórica, em 1997. No ranking nacional, o Estado ocupa a 9ª posição, próximo ao Rio Grande do Sul.
O Brasil registrou abate de 42,94 milhões de bovinos no período, avanço de 8,2%. Mato Grosso lidera, seguido por São Paulo e Goiás.
Produção de leite cresce 10% e alcança volume recorde
A produção de leite no Paraná atingiu 4,3 bilhões de litros em 2025, o maior volume já registrado. O crescimento foi de 10% em relação ao ano anterior, com incremento de 391 milhões de litros.
A média trimestral superou 1 bilhão de litros, com destaque para o quarto trimestre, que registrou 1,14 bilhão de litros produzidos.
O Estado ocupa a segunda colocação nacional, com 15,6% da produção, atrás de Minas Gerais (23,9%) e à frente do Rio Grande do Sul (12,8%). As principais bacias leiteiras estão localizadas nas regiões de Castro, Carambeí e no Sudoeste do Estado.
Produção de ovos atinge maior patamar da história
A avicultura de postura seguiu em expansão, com produção de 476 milhões de dúzias de ovos em 2025 — recorde histórico para o Paraná.
O Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, com 9,6% de participação. São Paulo lidera com 25,2%, seguido por Minas Gerais, com 9,9%.
Produção de couro lidera na região Sul
A produção de couro bovino no Paraná chegou a 3,55 milhões de unidades em 2025, garantindo ao Estado o melhor desempenho da região Sul.
O volume superou o do Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina não registrou produção no segmento. Em nível nacional, Goiás lidera, seguido por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Piscicultura cresce e Paraná mantém liderança nacional
O Paraná também se destacou na produção de pescados, alcançando 273 mil toneladas em 2025 — novo recorde para o setor.
O volume representa crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior. O Estado segue na liderança nacional, com 27% de participação, conforme o Anuário Brasileiro da Piscicultura 2026.
Dados do IBGE reforçam desempenho do agro paranaense
As informações fazem parte das pesquisas trimestrais conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que monitoram o desempenho da agropecuária brasileira, incluindo abate de animais, produção de leite, couro e ovos.
Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o sistema oficial de estatísticas do instituto, com detalhamento por estado e regiões.
O conjunto dos resultados evidencia a força e a diversificação do agronegócio paranaense, que segue ampliando sua participação nos principais segmentos produtivos do País.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Governo Federal lança Plano Safra 26/27 nesta terça-feira (30)
Na próxima terça-feira (30), será lançado o Plano Safra 26/27: crédito que fortalece o campo, campo que alimenta o mundo. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, às 10h, com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula.
O Plano Safra oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para produtores rurais. No âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estão o crédito rural e os programas destinados a médios e grandes produtores.
CREDENCIAMENTO – Profissionais de imprensa que desejem participar da cobertura devem fazer o credenciamento por meio deste link. O credenciamento anual do Planalto também será aceito.
SERVIÇO
Lançamento do Plano Safra 26/27
Data: 30 de junho (terça-feira)
Horário: 10h (horário de Brasília)
Local: Palácio do Planalto – 2º andar
Credenciamento de imprensa: https://credimprensa.presidencia.gov.br/credimprensa
Informações à imprensa
[email protected]
-
Paraná7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná7 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Esportes5 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Polícial7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Brasil7 dias agoExtensão da Malha Norte avança em Mato Grosso e reforça novo ciclo de expansão ferroviária no país
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
