Connect with us


Paraná

Paraná prospecta novos negócios no maior evento de turismo da América Latina

Publicado em

O Paraná participa da WTM Latin America 2024, considerada a maior vitrine de turismo do continente, que acontece em São Paulo e reúne cerca de mil profissionais do setor. O evento começou segunda e segue até esta quarta-feira (17). A participação no evento busca fortalecer a imagem dos principais atrativos do Estado junto a grandes operadoras nacionais e internacionais, além de estimular a oferta de pacotes para destinos paranaenses.

O estande da Secretaria de Turismo (Setu), Viaje Paraná e Instituto Água e Terra (IAT) se tornou espaço para reforçar a rede de relacionamentos, com uma agenda repleta de reuniões com representantes do trade. Na agenda de encontros estão empresas como a EHTL Viagens, Trend, Viagens Promo, Smiles Viagens (Grupo Gol), Decolar, Azul, CVC, CCR Aeroportos, Orinter e Eurotur. Várias ações já foram definidas nas reuniões, como roadshows e fantours para agentes de viagens conhecerem melhor os produtos paranaenses.

“É a maior participação do Paraná na história da WTM, que é a o mais importante evento do setor na América Latina”, disse o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. “Estamos empenhados em promover o Estado para o Brasil e o mundo, atrair cada vez mais visitantes e, com isso, gerar emprego e renda”.

Leia mais:  Governadores do Codesul discutem maior integração para enfrentamento a desastres

Com a CCR, a Setu e o Viaje Paraná estabeleceram uma parceria para promover os destinos paranaenses nos países que têm voos diretos para Curitiba e Foz do Iguaçu: Santiago, Buenos Aires, Montevidéu e Assunção.

FORNATUR – A WTM Latin America abrigou, também, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizado nesta terça-feira (16). No encontro, a Embratur divulgou um Chamamento Público para incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a promoverem novos voos internacionais para o Brasil, visando aumentar a entrada de visitantes estrangeiros no País.

O governo federal também apresentou detalhes do Salão Nacional do Turismo 2024, que ocorrerá de 8 a 11 de agosto no Rio de Janeiro. “Mais do que uma feira, o Salão é um movimento cuja finalidade é estruturar, qualificar e tornar os produtos e serviços turísticos brasileiros acessíveis ao mercado, além de apoiar a implantação da política pública do setor”, disse o secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Sergio Zuanazzi.

Leia mais:  Portos do Paraná inicia nova fase da campanha de dragagem de manutenção

Este ano, o Salão terá como tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo”. O Paraná estará no evento. “A ideia é mostrar ao Brasil as iniciativas paranaenses de turismo sustentável, inclusivo e responsável”, disse Márcio Nunes.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Noroeste

Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste

Published

on

Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas no Noroeste Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Entre praias de água doce e ilhas com fauna e flora preservadas, o Rio Paraná guarda vários tesouros naturais no Noroeste do Estado. Com suas águas cristalinas, ideais para passeios de barco ou para a prática de esportes aquáticos, a região se consolida como um dos destinos preferidos para quem busca bons serviços e contato com a natureza.

São mais de 200 quilômetros preservados, que passam pelos municípios de Marilena, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio e Altônia, que a cada ano são mais procurados por turistas de todo o Brasil.

“De uns tempos para cá, o Noroeste vem recebendo a devida atenção pelos seus potenciais turísticos, mostrando ao paranaense e turistas de fora que o Estado oferece atrações e roteiros interessantes a todos os perfis. Isso movimenta a economia, gera empregos, atrai estrutura e melhora a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Márcio Nunes.

Hoje, quem busca contato com a natureza, roteiros de aventura, boa gastronomia, esportes aquáticos ou tranquilidade em praias de água doce encontra uma série de opções no Noroeste do Estado.

“É uma região que tem evoluído muito neste aspecto. Só um atrativo bonito não sustenta a comercialização do local como um destino turístico. Mas, hoje, o Noroeste tem esta estrutura”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão que promove o turismo comercialmente no Estado.

PRAINHAS – As principais atrações são as prainhas de água doce às margens do Rio Paraná. São mais de 20 opções, tanto nas barrancas do rio, como no Porto São José, em São Pedro do Paraná, ou no Porto Maringá, em Marilena, ou nos balneários ilhados, como as praias Mineira, Santa Rosa e Cariora, em Porto Rico.

“É tudo superlimpo, muito gostoso para relaxar e tomar banho, com bastante segurança. Sempre estava acostumado a ir para a praia, no Litoral, mas me surpreendi com essa experiência”, disse o visitante Marco Aurélio de Souza, que mora em Ponta Grossa e foi pela primeira vez para o Noroeste do Estado neste verão.

Leia mais:  MPPR denuncia homem que atropelou e matou motociclista em Curitiba por homicídio doloso ao dirigir embriagado e sem carteira de habilitação

O que mais chama a atenção dos turistas é que as águas do rio são mais suaves do que a água do mar, além de serem muito transparentes em boa parte do trecho. Várias das prainhas só são acessíveis pela água, o que faz com que turistas possam curtir um passeio de barco até chegar a elas.

A região também conta com uma das temperaturas médias mais altas do Estado, de cerca de 27ºC, e sol praticamente todo o ano, o que faz com que a visita às prainhas seja um passeio relaxante e refrescante em qualquer época do ano.

FAUNA E FLORA – O Noroeste é uma região praticamente intocada no coração de um dos maiores rios da América Latina. Além disso, a área conta com o encontro de diferentes biomas, em que há uma transição para o cerrado. Assim, as ilhas dos rios da região contam com uma grande riqueza de fauna e flora que lembra o Pantanal.

De Porto Rico, por exemplo, muitos turistas saem para conhecer o Rio Baía, já no Mato Grosso do Sul, onde é possível fazer passeios de avistamento de uma série de plantas e animais, como aves em revoadas e grandes felinos no habitat natural.

TURISMO NOROESTE

O Noroeste é uma região praticamente intocada no coração de um dos maiores rios da América Latina. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

“Muitas pessoas vão para a Amazônia ou para o Pantanal fazer esse tipo de passeio, mas aqui no Noroeste nós temos uma biodiversidade tão rica quanto estes lugares têm. É um local em que conseguimos desenvolver o turismo e preservar o meio ambiente”, afirmou o empresário Guilherme Ribeiro, proprietário de um hotel de Porto Rico.

Leia mais:  Saúde promove ações em alusão ao Novembro Azul no calçadão de Londrina

ENCONTRO DAS ÁGUAS – Uma das atrações naturais do Noroeste é o encontro das águas de diferentes rios. Em Porto Maringá, no município de Marilena, é possível ver o contraste de colorações quando os rios Paraná e Paranapanema se cruzam na divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. De um lado, uma água praticamente transparente, e do outro, um pouco mais escura.

Mais ao Sul, na região de Porto Camargo, na cidade de Icaraíma, o mesmo acontece no encontro dos rios Paraná e Ivaí, onde a diferença de uma água mais cristalina com outra mais terrosa impressiona os visitantes.

ESPORTES AQUÁTICOS – A tranquilidade e a qualidade das águas dos rios da região favorecem o turismo náutico com lanchas e barcos. Porto Rico, por exemplo, é a cidade do Paraná com maior número de embarcações registradas junto à Marinha, com mais de 4 mil.

A região toda é propícia para uma série de passeios relaxantes e atividades esportivas, justamente por ser o principal trecho do Rio Paraná que não é represado. Como há uma grande área de águas correntes, com profundidades que podem chegar a 20 metros, é possível explorar o rio em seus mais diversos potenciais recreativos.

Próximo a Marilena e São Pedro do Paraná, é possível praticar mergulho de superfície, contemplando toda a rica fauna aquática da região. As áreas também são propícias para as práticas de caiaque, stand-up paddle e jetski. Na região de Terra Rica, atividades de turismo de aventura também são populares, como boia cross e acqua trekking.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262