Connect with us


Paraná

Paraná promove curso de aperfeiçoamento sobre extensão universitária

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está promovendo um curso de aperfeiçoamento sobre ações para extensão no ensino superior. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre as transformações sociais e político-pedagógicas da sociedade para estimular e desenvolver novas propostas de extensão para as instituições de ensino superior.

O curso é gratuito e são ofertadas 500 vagas destinadas para docentes, servidores estaduais e profissionais ligados às instituições parceiras. As aulas serão ministradas na modalidade da educação a distância, terão início no dia 04 de maio e seguem até novembro deste ano.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Edina Schimanski, explica que a extensão é importante para reduzir a distância entre a universidade e a sociedade. “Sabemos que a extensão é capaz de transformar não só espaço universitário, mas também a comunidade. Ou seja, a extensão é uma forma da universidade chegar até a comunidade”, frisou Edina.

As atividades de extensão realizadas pelas universidades são desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento e proporcionam ações pontuais, como eventos, ou de maior prazo, como cursos de desenvolvimento sustentável e língua portuguesa para migrantes etc.

Leia mais:  MPPR obtém decisão liminar do Judiciário para que Município de Tunas do Paraná exonere servidores comissionados de sete cargos em situação irregular

Atualmente nas universidades estaduais a extensão é feita por meio de mais de mil cursos, projetos e eventos que atendam ou proporcionam serviços para a população de forma direta e indireta. Um exemplo de ação extensionista é a Chamada Pública 09 Covid-19, que reuniu ações que intermediaram diversos serviços para a população por meio das universidades. Uma das atividades foi o atendimento, via telefone e por meios digitais à população, voltada ao esclarecimento de dúvidas e à prestação de orientações relacionadas à prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus.

APERFEIÇOAMENTO – O ‘Curso de formação para ações articuladoras do tripé ensino, pesquisa e extensão nas universidades paranaenses’ é um projeto da Seti, em parceria com as instituições estaduais de ensino superior e coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) será a instituição responsável pela gestão do conteúdo no ambiente online. O projeto terá apoio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da UEPG para a produção dos módulos com conteúdos do curso. A formação terá 180 horas distribuídas em sete módulos temáticos.

Leia mais:  Carta de Foz dos secretários de Comunicação reforça combate integrado às fake news

A coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel, destaca a atuação em rede das instituições. ‘Nós temos a participação das sete universidades estaduais na elaboração desse projeto. É um projeto em rede, e é o tipo de projeto que a Universidade Virtual do Paraná vem fazendo porque ela congrega esforços de todas as nossas universidades em prol de uma ação efetiva”, diz.

SERVIÇO – As inscrições estão abertas até 24 de abril e a seleção acontece por ordem de inscrição. O acesso ao edital é por meio deste link. Podem se inscrever estudantes, técnicos e docentes de instituições públicas ou privadas, além de professores da rede pública do Ensino Fundamental.

Para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR recomenda que Município de Icaraíma adote medidas urgentes para a realização de melhorias na Unidade Básica de Saúde do distrito de Porto Camargo

Published

on

O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa ao prefeito de Icaraíma, no Noroeste do estado, para que sejam adotadas providências para a regularização da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Porto Camargo, distrito do município. A recomendação decorre de apuração conduzida pela Promotoria de Justiça de Icaraíma, que constatou graves irregularidades e a precariedade da infraestrutura, das instalações elétricas e das condições sanitárias da unidade.

Áudio do Promotor de Justiça Rafael Vittorazze Azola

Vistoria técnica conduzida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e pela equipe técnica da 12ª Regional de Saúde de Umuarama concluiu que a atual estrutura da unidade representa grave ameaça à segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, em razão da existência de rachaduras profundas e infiltrações. Além disso, o estabelecimento não possui cadastro junto ao CRM-PR nem conta com médico responsável técnico.

A Promotoria de Justiça recomenda que seja apresentado em até 15 dias um plano de ação formal para a reestruturação da UBS, assinado por profissionais habilitados de engenharia civil e de gestão em saúde, além de projetos executivos de engenharia e um cronograma físico-financeiro detalhado para a reforma e adequação ou reconstrução do prédio.

Leia mais:  Carta de Foz dos secretários de Comunicação reforça combate integrado às fake news

Serviços sem interrupção – Para que seja assegurada a manutenção dos serviços prestados à população, deverá ainda ser estruturado e formalizado um fluxo temporário para atendimento aos moradores de Porto Camargo durante todo o período de interdição da UBS. O local físico escolhido para o atendimento provisório deverá preencher os requisitos mínimos de salubridade, higiene, conforto e segurança exigidos pela Vigilância Sanitária e pelo CRM. Outra medida que deverá ser observada é a oferta de transporte sanitário gratuito e seguro para o deslocamento de pacientes que necessitem de atendimento na sede do município ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O prazo concedido para as adequações necessárias foi de 15 dias. Em caso de não atendimento às medidas indicadas, poderão ser adotadas pela Promotoria de Justiça as medidas judiciais cabíveis, entre elas, a proposição de ação civil pública.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262