Connect with us


Paraná

Paraná e Alemanha discutem potenciais e novas possibilidades de parcerias

Publicado em

O Governo do Paraná recebeu nesta terça-feira (25) a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, em sua primeira viagem oficial ao Estado. Representante do país europeu em Brasília desde setembro de 2023, ela foi recebida pelo vice-governador Darci Piana no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O cônsul honorário da República Federal da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, participou do encontro.

“Tratamos de mostrar como o Paraná  está crescendo, apresentando aos visitantes o nosso Estado”, disse o vice-governador. Ele lembrou que há várias empresas alemãs no Paraná e enfatizou a importância do bom relacionamento com o país europeu. “Mostramos o que o Paraná tem de bom, que aqui a gente trabalha, que temos segurança jurídica. Isso é importante para eles também”, completou Piana.

Durante a reunião, o vice-governador falou dos pontos fortes da economia local, tanto com relação aos produtos do agronegócio quanto aos industriais, lembrando que o Paraná é o segundo polo automotivo do país, com cinco fábricas de automóveis e duas de caminhões pesados. Ele também ressaltou os investimentos no Porto de Paranaguá; nas duplicações e pavimentações de estradas; mostrou a construção da Ponte de Guaratuba por meio de vídeo em tempo real; e fez questão de frisar o esforço do governo estadual em propiciar programas de juros baixos para empreendedores, como o Fiagro. Citou, ainda, a boa situação financeira do Estado, que tem permitido investimentos recordes.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná oferece denúncia criminal contra vereador de Curitiba pela prática de "rachadinha" e pede que ele seja afastado do cargo

A embaixadora explicou que tem procurado conhecer melhor o Brasil e os potenciais de cada região. “Eu sei que o Paraná é um dos estados mais importantes e organizados do Brasil. Para mim é importante compreendê-lo, observar as opções para nós e para as empresas alemãs”, comentou a diplomata. “E, também, para descobrir se temos oportunidades de cooperar em áreas novas, como inovação, digitalização e inteligência artificial”, acrescentou. 

Bettina Cadenbach disse que os dados informados na reunião são importantes para a definição do intercâmbio intergovernamental, e se mostrou muito surpreendida com a estrutura e a diversidade do Paraná. “Aprendi muito. Eu não sabia o quanto a agricultura do Paraná é importante. E isso também é interessante para mim: ver que mesmo estados que têm uma agricultura muito forte, também podem ter uma indústria muito sólida”, declarou ela. “Fico contente em saber que toda a cadeia de valor da produção já começa no próprio Estado”, afirmou.

EDUCAÇÃO – O vice-governador revelou que o Paraná tem o melhor ensino do país, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Ele destacou a existência das sete universidades estaduais espalhadas por várias regiões e citou o Ganhando o Mundo, programa que leva alunos e professores para intercâmbios em países de língua inglesa. A edição de 2026 terá 2 mil estudantes.

Leia mais:  MON oferece oficina gratuita de fotografia ministrada por educadores

A embaixadora mostrou-se bastante receptiva e chegou a sugerir que o idioma alemão ganhasse mais espaço nas instituições educacionais e acadêmicas, especialmente para facilitar a troca de conhecimentos e experiências. “O Paraná é um parceiro estratégico para a Alemanha, não só na economia, mas também nos valores”, resumiu a embaixadora.

MISSÃO COMERCIAL – O estreitamento das relações não é um fato novo. Em novembro de 2023, o governador Ratinho Junior liderou uma missão comercial internacional para a Alemanha. No território germânico, foi conhecer empresas como a Krone (equipamentos agrícolas); a Petkus (equipamentos para o processamento de sementes); a Ireks (produtos alimentícios); a Horsch (equipamentos agrícolas); e a Audi (automóveis de luxo).

Uma das metas daquela empreitada foi ampliar as possibilidades de expansão da relação comercial entre os dois lados. De acordo com a Invest Paraná – Agência de promoção e atração de investimentos do Estado –, além da relação comercial bilateral, que envolve madeira, carvão, café, proteínas animais, adubos, plásticos e máquinas, há margem para um grande número de acordos e projetos relacionados à engenharia e ao hidrogênio verde, área que está em franca expansão no Estado.

Essa é, inclusive, uma das prioridades da Alemanha, cuja economia é especializada no setor automotivo. O país visa a consolidação da transição para a economia verde.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Tribunal do Júri de Ponta Grossa condena a 37 anos e 6 meses de prisão dois homens denunciados pelo MPPR por homicídios de mãe e filha

Published

on

O Tribunal do Júri de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, condenou nesta terça-feira, 21 de julho, dois homens denunciados pelo Ministério Público do Paraná pelos homicídios qualificados de duas mulheres, mãe e filha, de 45 e 26 anos. As vítimas foram mortas a tiros na madrugada de 21 de janeiro de 2025, dentro da residência onde moravam, no Bairro Boa Vista. Cada um dos réus foi condenado à pena de 37 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial fechado.

Áudio do promotor de Justiça Michael Gebeluky

As motivações dos crimes não foram totalmente esclarecidas, mas teriam sido praticados em contexto de disputa por território relacionado ao tráfico de drogas. Conforme apurado, os denunciados invadiram a residência das vítimas durante a madrugada e efetuaram diversos disparos de arma de fogo.

Na denúncia, o Ministério Público sustentou a qualificadora do emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que o crime foi praticado durante o período de repouso noturno. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo MPPR e condenou os réus por homicídio qualificado, nos termos da denúncia.

Leia mais:  Barbatuques, Balé Teatro Guaíra, novos livros e exposição inédita no MAC marcam agenda cultural

Os dois condenados, que já se encontravam presos, permanecerão recolhidos ao sistema penitenciário para o cumprimento das penas.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262