Paraná
Paraná conquista prêmio nacional com jogo educativo de Educação Fiscal no Roblox
A iniciativa paranaense que transformou conceitos de Educação Fiscal em videogame conquistou o primeiro lugar entre os artigos completos na trilha de Educação do SBGames 2026, maior evento acadêmico de jogos eletrônicos do país. Lançado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o game Vila do ED foi um dos destaques do evento ao usar o caráter lúdico e interativo dos jogos para aproximar os estudantes de temas como impostos, cidadania e a função social dos tributos.
O jogo foi tema do artigo “Vila do ED: concepção e desenvolvimento de um jogo online como política pública de Educação Fiscal”, desenvolvido pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz) e que descreveu todo o processo de criação e desenvolvimento do game para ser usado no ambiente escolar como ferramenta pedagógica.
Segundo a coordenadora da Educação Fiscal no Paraná e uma das idealizadoras do projeto, Luciane Lejambre, o game nasceu justamente dessa troca de ideias e experiências entre Estado, professores e estudantes. “O jogo foi desenvolvido dentro da plataforma Roblox, uma das mais populares entre crianças e adolescentes no mundo todo”, explica Lejambre. “Fizemos uma pesquisa com os próprios estudantes para entender o que eles jogavam e de que modo o game seria interessante para eles. A proposta era fazer os professores aproveitarem a familiaridade que os estudantes têm com o jogo e o universo dos videogames para introduzir assuntos de cidadania fiscal, gestão e coletividade”.
Essa familiaridade é um dos grandes diferenciais de Vila do ED, conforme aponta o consultor em Estratégias Digitais da Escola Fazendária do Paraná, Victor Cayres. Segundo ele, o reconhecimento do artigo dentro do SBGames chancela todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento feito para dar vida ao game. “O fato de ele ter conquistado o primeiro lugar na trilha de Educação é uma validação acadêmica importante e que mostra o valor educacional, força e a relevância do projeto”, comemora Cayres.
VILA DO ED – Na Vila do ED, os jogadores precisam se unir para gerenciar uma pequena cidade, coletando impostos e decidindo como aplicar os recursos públicos para o bem da comunidade. Com a ajuda do personagem ED, porta-voz do programa paranaense de Educação Fiscal, os habitantes da vila precisam coletar materiais e vendê-los, recolhendo notas fiscais no processo. São essas notas que vão se converter em benefícios como mais segurança, saúde e educação para todos.
A iniciativa já foi apresentada e introduzida em diversas escolas paranaenses. E, embora tenha sido desenvolvido para ser jogado dentro do ambiente escolar, o jogo também está disponível dentro da própria plataforma Roblox, permitindo que crianças e jovens possam aproveitá-lo com os amigos.
PARA TODAS AS IDADES – Outro ponto destacado no artigo vencedor é o cuidado com a segurança. Como destaca o diretor da Efaz, Mario Brito, Vila do ED foi desenvolvido seguindo todos os requisitos exigidos pelo Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), oferecendo um ambiente seguro para jogadores a partir de 5 anos de idade.
Isso significa que ele não possui ferramentas de comunicação entre os jogadores e nem sistemas de monetização, o que faz dele um ambiente seguro para jogadores de todas as idades. “Buscamos fazer um jogo que seja divertido e interessante para o jovem, mas sem abrir mão de todas as boas práticas de segurança”, ressalta Brito. “Além disso, trabalhamos continuamente com capacitação de professores para que eles façam o melhor uso da ferramenta em sala de aula”, acrescenta.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná lança campanha #MundoSemBullying para escolas da rede pública estadual
O Ministério Público do Paraná lança a segunda edição da campanha #MundoSemBullying, que visa promover, entre os dias 3 e 13 de novembro, ações de conscientização contra o bullying e o cyberbullying em escolas da rede pública estadual.
O objetivo da ação, voltada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é incentivar o respeito e a empatia, orientar sobre canais de proteção e abordar a responsabilização pelas práticas. Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça irão realizar palestras nas unidades de ensino.
Alcance – Coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOPCAE) do MPPR, a campanha alcançou em sua primeira edição, em 2025, 37.178 alunos de 277 escolas, em 184 municípios. A iniciativa contou com a participação de 136 Promotores(as) e Procuradores(as) de Justiça.
A Campanha #MundoSemBullying é alusiva ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro, e, como novidade desta nova edição, contará com a parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.
Considerando que a campanha será desenvolvida durante o Mês da Consciência Negra, a edição de 2026 também abordará, de forma transversal, o respeito à diversidade e o enfrentamento ao racismo, ao preconceito e à discriminação no ambiente escolar.
De acordo com a Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, que atua no CAOPCAE, a iniciativa busca fortalecer a prevenção e a proteção dos estudantes: “Queremos que eles reconheçam o bullying, compreendam os danos que a prática provoca e saibam como buscar ajuda. A campanha também convida quem presencia essas situações a apoiar a vítima e procurar um adulto de confiança, fortalecendo o respeito às diferenças e o compromisso coletivo com uma escola acolhedora e segura”.
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes6 dias agoSantos vence o São Paulo no Morumbis e emenda quinta vitória seguida
-
Paraná6 dias agoMPPR celebra termo de ajustamento de conduta para organizar acolhimento de crianças e adolescentes em Joaquim Távora, Guapirama e Quatiguá
-
Agro4 dias agoChuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
-
Política Nacional4 dias agoPiauí elege Marcelo Castro e Júlio César para o Senado
-
Educação3 dias agoPodMEC debate neurociência e educação
-
Política Nacional4 dias agoFlávio Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições para presidente
-
Esportes5 dias agoBrasil vence a Índia por 4 a 0, mas atuação segue abaixo do esperado
-
Agro6 dias agoChuva irregular aumenta risco de falhas no plantio da soja
