A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, decretou a reabertura dos shoppings, do comércio e da rodoviária a partir de quarta-feira (22) com medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. A determinação foi publicada na tarde desta segunda-feira (20).
De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais poderão abrir desde que funcionem com 30% da capacidade de público. Entre eles estão academias de ginásticas, musculação, crossfit, dança, natação e hidroginástica.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, Foz do Iguaçu tem 38 casos confirmados da Covid-19 nesta segunda.
Além disso, os estabelecimentos devem seguir outras normas como: uso obrigatório de máscaras durante as atividades (exceto natação e hidroginástica), manter ponto de higienização nos acessos, realizar aulas ou treino de até 45 minutos individualizadas ou coletivas (de acordo com o distanciamento de dois metros), disponibilizar álcool em gel em cada aparelho a ser utilizado e manter a distância de dois metros entre os aparelhos.
Para funcionar, esses estabelecimentos também devem interditar o uso de duchas e vestiários, proibir o compartilhamento de aparelhos, vedar aulas que envolvam contato físico entre alunos e com professores e autorizar a participação de alunos na faixa etária entre 14 e 60 anos.
Conforme o decreto, as lojas dos shoppings poderão funcionar com medidas restritivas. Parte do comércio, que não oferece serviços essenciais, tinha sido reaberto no dia 13 de abril
A rodoviária de Foz do Iguaçu, segundo o decreto, será reaberta, mas haverá monitoramento da chegada de pessoas no local.
De acordo com a prefeitura, o atendimento agendado e individual deve continuar sendo prioridade nos estabelecimentos comerciais. O uso de máscaras continua sendo obrigatório e a entrada de crianças e idosos em supermercados permanece proibida.
O que continua fechado e proibido?
- Casas noturnas
- Tabacarias
- Bares
- Clubes
- Salões de bailes
- Feiras
- Cinemas
- Museus
- Teatros
- Equipamentos esportivos coletivos
- Escolas
- Faculdades
- Eventos esportivos, culturais e de lazer