conecte-se conosco

Região Oeste

Operação Muralha apreende contrabando em carros que faziam escolta armada a ônibus de turismo

Publicado

G1 PR

A Operação Muralha, que promove fiscalizações em municípios que fazem fronteira com o Paraguai, apreendeu contrabando em dois carros que faziam escolta armada a um ônibus de turismo, na manhã desta terça-feira (25), em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Os dois motoristas foram presos.

Os veículos foram parados durante a fiscalização de rotina da operação e estavam carregados com 100 caixas de essência de narguilé e 30 facas que, segundo a polícia, são semelhantes a baionetas de fuzil.

As mercadorias apreendidas foram levadas para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu, também no oeste.

Como não ficou comprovada relação da empresa com o contrabando, os carros foram devolvidos.

A Operação Muralha

Polícia Civil começou no dia 31 de maio as atividades de fiscalização da Operação Muralha em São Miguel do Iguaçu. Com a instalação de uma delegacia móvel, a ação ocorrerá ao longo de todo o dia.

O objetivo da operação é reprimir a criminalidade nas áreas de fronteira do país.

Leia mais:  Justiça Federal suspende medida de afastamento do ex-vereador Edílio Dall'Agnol

A delegacia móvel fica na praça de pedágio da cidade. Além disso, os policiais contam com cachorros de canil especializado para fazer as abordagens.

A Receita Federal já havia iniciado as atividades da Operação Muralha, com scanners e cães farejadores em vários pontos da fronteira com o Paraguai e a Argentina. A atuação da Receita Federal começou em 13 de maio.

Comentários Facebook

Região Oeste

Prefeitura e Câmara debatem início das atividades do programa Foz Conhecendo Foz

Publicado

O Executivo e o Legislativo municipal debateram a efetivação do programa Foz Conhecendo Foz, uma ação estratégica que visa fortalecer o turismo, gerar renda e emprego para centenas de trabalhadores afetados pela pandemia da Covid-19.

A reunião foi realizada na tarde de quarta-feira, 6 de janeiro, com a presença do vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio e da vereadora Anice Gazzaoui, presidente da Comissão de Turismo da Câmara e idealizadora do programa.

Também participaram da reunião o Secretário de Turismo, Paulo Angeli; a diretora de gabinete, Elaine Anderli; o presidente da LIGUIA (Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu), Carlos Alberto; o presidente da COOTRAFOZ, Vitalino Capeletto; e o presidente do SINPROVET (Sindicato dos Motoristas de Vans Escolares) Eudes Maurício Guiotto.

“Definimos alguns encaminhamentos de como será a parte operacional. O Programa terá início no dia 16 de janeiro às 09h da manhã com o primeiro start. Houve o cadastramento e com essas definições o programa entrará em operação”, explicou a vereadora.

“Essa iniciativa da Câmara, acatada pelo prefeito Chico Brasileiro, vai ajudar estes profissionais que tanto sofreram com a pandemia. Nosso objetivo é auxiliar essas pessoas, gerando emprego e renda e contribuindo com a retomada do turismo”, afirmou o vice-prefeito, Francisco Sampaio.

Leia mais:  Gasto de R$ 30 mil com guarda-chuvas causa polêmica em Palotina

Inscrições

As inscrições para os profissionais seguem abertas e podem ser feitas na sede da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, nº 280, Centro, no horário das 8h30 às 14h. Até o momento 116 profissionais do transporte escolar e 167 guias de turismo estão cadastrados.

O programa tem o objetivo de proporcionar, exclusivamente aos moradores de Foz do Iguaçu, visita aos atrativos turísticos. A ideia é contemplar quase mil profissionais do turismo e do transporte escolar que farão os passeios com a população local. A ação conta com auxílio da Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela implantação do programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana