Connect with us


Paraná

Obras do segundo lote da duplicação da Rodovia dos Minérios entram na reta final

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) chegou nos meses finais da obra de duplicação do segundo lote da Rodovia dos Minérios (PR-092), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Os serviços estão concentrados em finalizar as rotatórias conectadas à passagem inferior do viaduto no entroncamento com a PR-509 (Rodovia do Calcário), e na sequência conectar as novas vias marginais a essas rotatórias. Isso envolve ainda serviços de pavimentação e serviços complementares. 

A obra começa no km 14,3 da Rodovia dos Minérios e segue até o km 15,6, em um total de 1.280 metros. Ela contempla novo pavimento rígido de concreto na pista central, sendo duas faixas de rolamento em cada sentido de tráfego, separadas por barreira de concreto New Jersey, duas vias marginais de pavimento asfáltico, uma passarela para pedestres já construída, ciclovias e passeios para pedestres, nova sinalização e iluminação viárias, estas duas últimas em andamento.

Assim que as rotatórias ficarem prontas, será feito o encaixe da nova pista de concreto com a pista existente de concreto, permitindo a liberação total do tráfego de veículos sobre o viaduto. A previsão é que isso aconteça até o final do ano, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Leia mais:  Saneamento Consultoria arremata primeira PPP da Sanepar, que prevê R$ 1,2 bilhão de investimentos

AREIAS – O DER/PR já está licitando a duplicação do próximo trecho da Rodovia dos Minérios, continuando a partir do final da obra atual e seguindo até o Jardim Areias, ainda em Almirante Tamandaré, em um total de 8,3 quilômetros. A pista central será de pavimento rígido de concreto, com duas faixas de tráfego em cada sentido, vias marginais de pavimento asfáltico, ciclovia, passeios. O trecho terá também um total de 13 novos viadutos, divididos em cinco localizações, a maioria deles construídos paralelamente, para atender os dois sentidos de tráfego.

O primeiro trecho da duplicação, entregue em outubro do ano passado, tem 4,74 quilômetros, liga Curitiba ao perímetro urbano de Almirante Tamandaré, passando pelo Contorno Norte (PR-418).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil

Published

on

O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.

No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.

“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.

ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas. 

Leia mais:  Após análise de recursos das partes, Tribunal de Justiça mantém condenação de réus denunciados pelo MPPR em Umuarama a partir da Operação Metástase

Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.

Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.

PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.

Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.

Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019

INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.

Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.

Leia mais:  Com investimento de R$ 11,1 milhões, Paraná vai ganhar mais nove parques urbanos em 2024

Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.

Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado.  O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.

AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.

As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.

“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262