Paraná
Obra rara de Alfredo Andersen, ‘Porto de Cabedelo’ será apresentada neste sábado
O Museu Alfredo Andersen traz neste sábado (27) ao público a aguardada exibição da obra “Porto de Cabedelo (1892)”, primeira visão registrada por Alfredo Andersen (1860-1935) ao chegar ao Brasil. O ato solene de apresentação acontece às 11 horas no salão In Transit, localizado no segundo andar do museu-casa.
No dia 04 de maio de 2023 ocorreu a doação oficial da obra ao acervo do museu. A contribuição foi feita pelo casal de colecionadores Fernando Xavier Ferreira e Beatriz Ferroni Ferreira, no Palácio Iguaçu. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; do diretor do Museu, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Vidal); e do advogado e bisneto do artista, Wilson Andersen Ballão.
Celebrando a exibição, o diretor do Museu destaca o momento histórico para o cenário cultural do Paraná. “Essa doação permite que a tela retorne ao espaço em que foi executada, ao ateliê e casa de Andersen, que hoje abriga o museu dedicado à sua vida e obra, preservando a memória e o legado do artista”.
A OBRA – Nascido em Kristiansand, Noruega, e radicado no Paraná, Alfredo Andersen é reconhecido como o “pai da pintura paranaense”. Durante sua jornada do país natal para o Brasil, sua embarcação fez uma parada em Cabedelo, na Paraíba, onde o artista encontrou inspiração para criar a obra “Porto de Cabedelo”.
Identificado por Andersen como uma vista do Porto de Cabedelo no ano de 1892, esse quadro foi pintado algum tempo depois da estada do artista naquela localidade. Revelando a fusão entre o olhar do artista escandinavo e a natureza do Brasil, a obra é um registro do maravilhamento de Andersen pelas terras brasileiras, antes de fixar sua residência definitiva por aqui.
SOBRE O MUSEU – O Museu Alfredo Andersen é uma instituição administrada pelo Poder Público estadual, vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura. Ele tem sua origem na Sociedade de Amigos criada por pessoas que conviveram com Alfredo Andersen e o admiravam. Dedicado à preservação e divulgação do legado do pintor norueguês-brasileiro, o museu abriga uma importante coleção de obras do artista. Além das exposições permanentes e temporárias, seu acervo também guarda documentos e objetos relacionados à vida e obra do artista.
Serviço
Exibição de “Porto de Cabedelo” (1892)
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 11h
Local: Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba
Fonte: Governo PR

Paraná
Polícia reforça segurança no jogo do Atletiba neste sábado em Curitiba; vias ficarão fechadas antes do jogo

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) anunciou que intensificará as ações de policiamento ostensivo e preventivo para a partida entre Athletico e Coritiba, marcada para este sábado (25), no Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba, com início às 16h. A medida faz parte dos esforços para garantir a segurança dos torcedores e profissionais envolvidos no evento esportivo.
Segundo a PMPR, o foco principal das operações será a preservação de vidas e a manutenção da ordem pública, promovendo um ambiente seguro durante todo o evento. As vias próximas ao estádio serão fechadas três horas antes do início do jogo, como parte do esquema de segurança, com o objetivo de evitar tumultos e facilitar o fluxo de torcedores.
Ruas fechadas
Ponto 01- Rua Mauá x Dr. Zamenhof;
Ponto 02 – Rua Dr. Goulin x Rua Barão de Guaraúna;
Ponto 03 – Rua Amâncio Moro x Rua Ubaldino do Amaral;
Ponto 04 – Rua Ubaldino do Amaral x Rua Floriano Essenfelder.
Pontos sujeitos a mudanças conforme a necessidade.