Connect with us


Política Nacional

Número 1 da lista tríplice cresce na disputa para ser o novo PGR

Publicado em

Por Matheus Leitão- G1

Mais votado na lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República (PGR), Mário Bonsaglia, tem ganhado apoio de integrantes do governo para assumir o cargo por ter um perfil conservador e nenhuma “aresta” contra ele em sua atuação profissional.

Na avaliação de procuradores do Ministério Público, os três nomes da lista – Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blaul Dalloul – são altamente respeitados dentro da instituição, mas não teriam muitas ligações com o governo federal. Os candidatos que tinham mais identificação com os propósitos do atual governo acabaram ficando fora da lista.

Entre os três mais votados, Bonsaglia, contudo, teria uma ligeira vantagem na avaliação do governo por esse perfil conservador e por possuir também grande capacidade de agregar equipes no órgão.

Com a autorização do presidente Jair Bolsonaro, integrantes do governo têm se reunido com os membros da lista tríplice. Bonsaglia teve encontro também com parlamentares da base nos últimos dias e aumentaram suas chances de ser escolhido para substituir Raquel Dodge.

Leia mais:  Sessão especial destaca alcance e benefícios da musicoterapia

A atual procuradora-geral, que tem interesse em se manter no cargo, perdeu forças. Como o blog mostrou, Dodge, que tenta recondução por fora da lista, viu seu nome enfraquecer com a saída do procurador José Alfredo de Paula da função de coordenador do grupo de trabalho da Operação Lava Jato na PGR.

Na visão de alguns membros, a declaração de Bolsonaro de que só vai definir o novo PGR “aos 48 do 2º tempo” é um indicativo de que Dodge não será mantida no cargo. A impressão é de que, se Bolsonaro fosse reconduzir Dodge, já teria feito.

O presidente já afirmou que pode escolher um nome de fora da lista tríplice entregue pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o que aumenta as opções sobre quem será o novo chefe do Ministério Público.

Mário Bonsaglia recebeu 478 votos na eleição realizada em junho deste ano pela ANPR. Em entrevista ao blog, o procurador afirmou que, se for escolhido para o cargo de PGR, vai priorizar o combate à macrocriminalidade, em especial à corrupção.

Leia mais:  Comissão aprova proposta que permite confisco de dinheiro do crime incorporado a empresas
Comentários Facebook

Política Nacional

Davi soma o Senado aos esforços para reconstruir região atingida por tornado

Published

on

Em nota divulgada neste sábado (8), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prestou solidariedade e apoio ao povo do Paraná e às famílias do município de Rio Bonito do Iguaçu, atingidas pelo tornado que causou devastação na noite dessa sexta (7). Davi, que também na sexta participou da Cúpula de Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), colocou o Senado “à disposição das autoridades estaduais e municipais, e de toda a sociedade civil, para somar esforços na reconstrução das vidas, dos lares e da esperança”. Leia a íntegra da nota:

Nota

Em nome do Senado Federal, manifesto profunda tristeza e solidariedade ao povo do Estado do Paraná, em especial às famílias de Rio Bonito do Iguaçu, duramente atingidas pelo tornado que devastou a região.

As imagens dessa tragédia comovem o Brasil. São cenas de destruição, mas também de coragem, fé e união de um povo que, mesmo diante da dor e das perdas, começa a se reerguer.

Neste momento difícil, o Senado se une aos paranaenses. Colocamo-nos à disposição das autoridades estaduais e municipais, e de toda a sociedade civil, para somar esforços na reconstrução das vidas, dos lares e da esperança.

Expresso meu mais sincero pesar às famílias que perderam entes queridos e minha solidariedade aos feridos e a todos que tiveram suas casas e sonhos atingidos. Que a fé, a união e o amparo coletivo ajudem o Paraná a se reerguer com dignidade, amor e força.

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Leia mais:  CPMI decide enviar ao Supremo pedido de prisão de acusados de fraudes no INSS

Fonte: Agência Senado

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262