Connect with us


Paraná

Novo sistema de tratamento da Sanepar garante continuidade do abastecimento em Matinhos

Publicado em

Implantado em tempo recorde pela Sanepar, o novo sistema de tratamento de água de Matinhos, no Litoral do Paraná, já beneficiou os moradores e veranistas com maior segurança hídrica nesta temporada de verão. A tecnologia – chamada de floco-decantador – já evitou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade fosse paralisada em dias de chuva intensa na região.

Finalizada em dezembro, a obra teve investimento de R$ 6,1 milhões e aumentou a eficiência da estação de tratamento.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, diz que agora, mesmo em dias de chuva, quando acontece o deslocamento de matéria orgânica pelo rio, aumentando a turbidez da água, a ETA Matinhos segue operando normalmente. “O floco-decantador é uma estratégia importante para manter a captação, o tratamento e a distribuição da água para a população da região. Já tivemos períodos chuvosos nesta temporada e evitamos a paralisação da estação ao implementar esta nova etapa no tratamento”, afirma.

RIO CAMBARÁ – A ETA Matinhos faz a captação da água no Rio Cambará, curso que vem direto da Serra do Mar. Por sua excelente qualidade, não há necessidade de realizar todas as etapas do tratamento convencional de água, sendo suficiente o sistema de filtragem direta.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná denuncia vereador de Guarapuava por violência política de gênero praticada contra colega da Câmara Municipal

O gerente da regional Litoral da Sanepar, Marcos Muniz, esclarece que em dias de chuva a turbidez, condição causada pelo excesso de partículas suspensas e que interferem na potabilidade da água, reduz a capacidade de filtragem da ETA e exige outros processos, que agora são feitos pelo floco-decantador.

“Na temporada passada, a ETA acabou ficando parada alguns períodos, e tudo isso impactou o abastecimento. Para que não ocorresse isso novamente, implantamos o floco-decantador. Ele começou a operar em dezembro. Já tivemos uma chuva significativa no Litoral e se não tivesse o sistema, a estação ficaria parada por cerca de 12 horas. Tivemos um belo resultado, não precisamos parar a estação de tratamento”, conta Muniz.

Ele ressalta que a obra foi concluída em tempo recorde. Os benefícios do floco-decantador vão além da temporada de verão, estendendo-se durante todo o ano, especialmente em períodos chuvosos. “É uma obra muito importante e não medimos esforços para que ela estivesse operando no momento que a população mais precisava”.  

Leia mais:  Pavimentação de 11,9 km de rodovia em Doutor Ulysses avança com a terraplenagem

MAIS EFICIÊNCIA E SEGURANÇA OPERACIONAL – O acionamento do floco-decantador acontece quando surgem alterações na turbidez da água, identificadas por instrumentos que fazem o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia. As informações são enviadas para o Centro de Controle da Sanepar e a equipe de apoio é acionada de maneira imediata para operar a estrutura.

O pré-tratamento realizado pelo floco-decantador utiliza produtos químicos para aglutinar as partículas de matéria orgânica e inorgânica. Os flocos formados nesta etapa são depositados no fundo de tanques por meio da decantação. Mais limpa, a água segue para a estação de tratamento para filtragem e finalização do processo. O novo sistema tem capacidade para tratar 120 litros de água por segundo.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Programa que trata dos principais ilícitos eleitorais, como compra de votos e assédio, inicia série especial sobre as eleições 2026

Published

on

Nesta semana, o MP no Rádio inicia uma série especial voltada às eleições de 2026. O primeiro programa da série trata dos principais ilícitos eleitorais, como compra de votos, assédio eleitoral e uso da máquina pública em campanha, entre outros. O entrevistado é o servidor público Guilherme França e Silva, assessor jurídico na Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Paraná.

Acesse o programa:

• Edição completa

• Bloco um

• Bloco dois

Controle social do SUS – Na semana anterior, o tema do MP no Rádio foi o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). O Promotor de Justiça Márcio Soares Berclaz, falou, entre outros pontos, sobre a importância da participação popular nos Conselhos de Saúde e explicou como é possível tomar parte nas decisões relacionadas às políticas públicas nessa área.

Podcasts – O MP no Rádio é disponibilizado também nas plataformas Spotify e Apple.

Gratuito – As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná, também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Leia mais:  Pavimentação de 11,9 km de rodovia em Doutor Ulysses avança com a terraplenagem

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail [email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262