Connect with us


Educação

Novo Pronacampo tem adesão de 73,5% dos municípios do Nordeste

Publicado em

De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Nordeste fechou o mês de setembro como a região com o maior número de municípios que aderiram à Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo), com participação de 73,5% (1.283) das redes municipais elegíveis. O estado nordestino com o maior percentual de adesão municipal é a Paraíba, com 95,8%. Já o estado com maior percentual nacional de municípios que assinaram o termo de adesão à política é o Acre, com 100% dos municípios elegíveis.  

De acordo com o balanço, a região Sul é a que tem o menor índice de adesão de municípios, com 26,3%. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste (33,8%); Sudeste (35,9%); e Norte (62,8%).  

São Paulo é o estado com o índice de adesão mais baixo. Apenas 19,7% das redes municipais já aderiram à política. Vale ressaltar que o levantamento considera apenas os municípios brasileiros que possuem escolas do campo e que, portanto, podem aderir à política, totalizando 4.489. Os dados podem ser acessados por meio do painel de monitoramento da adesão à política.  

O Novo Pronacampo tem o objetivo de ampliar, qualificar e garantir a oferta, o acesso e a permanência na modalidade da educação do campo aos povos do campo, das águas e das florestas. A iniciativa é considerada uma conquista histórica na construção democrática de políticas de educação voltadas ao atendimento dessas populações. 

Leia mais:  Série de webinários aborda módulo Escola do MEC Gestão Presente

Adesão – A adesão ao Novo Pronacampo segue aberta até o dia 5 de outubro e é voluntária, por meio da assinatura de termo de adesão no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores no preenchimento da adesão, o MEC elaborou um Guia de Navegação.  

Responsável pela coordenação da política, o MEC realizou, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um encontro on-line para incentivar estados e municípios a realizarem a adesão, além de tirar dúvidas e esclarecer os benefícios do Novo Pronacampo.  

Novo Pronacampo – Instituída pela Portaria nº 538, de 24 de julho de 2025, a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) busca a ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e da educação superior; a melhoria da infraestrutura das escolas; a formação inicial e continuada de professores; e a disponibilização de material específico aos estudantes em todas as etapas e as modalidades de ensino.   

Entre as metas da política, estão: a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de educação dos povos pelos entes federados e no sistema de governança popular; e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo, conforme a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.      

Leia mais:  Fies 2026 disponibiliza 4,2 mil vagas no Rio de Janeiro

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Divulgada lista de aprovados em edital de economia solidária

Published

on

Está disponível o resultado do Edital nº 120/2026, que trata da seleção de projetos de incubadoras tecnológicas de economia solidária na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O edital é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e conta com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc).

As dez instituições aprovadas receberão capacitação nas áreas de gestão, pré-incubação e incubação de empreendimentos coletivos de base comunitária, contando com suporte financeiro para bolsas e aquisição de equipamentos a partir deste mês de outubro. O resultado inclui ainda 16 incubadoras classificadas em lista de espera, totalizando 26 projetos habilitados e avaliados. O edital também prevê apoio a até 20 Empreendimentos de Economia Solidária (EES) nas fases subsequentes.

Protagonismo comunitário – A iniciativa beneficia diretamente dezenas de bolsistas entre coordenadores, estudantes da Rede Federal e integrantes comunitários com foco na geração de renda e inclusão produtiva.

Leia mais:  Prouni: última semana para comprovar informações da inscrição

O objetivo da iniciativa é conectar inovação, pesquisa, extensão e empreendedorismo para qualificar a gestão de empreendimentos, ampliar o acesso à tecnologia e à transformação digital, apoiar a comercialização justa, fortalecer a autonomia e o protagonismo comunitário, além de promover a inclusão produtiva e a justiça social nos territórios.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262