Paraná
No Paraná, 124 mil pessoas procuram emprego há pelo menos dois anos: ‘Está bem complicado’
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, no Paraná, 124 mil pessoas procuram emprego há pelo menos dois anos.
Trabalhadores como Solange Franco, que tem 22 anos desde a primeira assinatura na Carteira de Trabalho, possui curso superior, e há 3 anos não consegue um novo emprego.
“Está bem complicado, porque o pessoal quer uma pessoa qualificada, mas eles não querem pagar por aquilo”, conta.
Solange conta que administra a situação financeira em casa com ajuda do marido, que trabalha como motorista de aplicativo.
O total de trabalhadores que procuram, sem sucesso, um emprego há pelo menos dois anos no estado representa quase um terço do total de desempregados do Paraná, conforme o Ipea.
Conforme o Instituto, no primeiro trimestre de 2019, o número de desempregados no Paraná era de 536 mil. Em comparação com o primeiro trimestre de 2018, a taxa de desemprego diminuiu de 9,6% para mais de 8,8%.
Entre as principais dificuldades apontadas pelos especialistas para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, a crise econômica e política gera desconfiança por parte de empresários e empregadores, e exige que os candidatos se readequem e busquem novas formações.
“Na busca por uma vaga, você tem que se capacitar. Às vezes, você não consegue uma colocação exatamente com aquilo que fazia antes. Então, é procurar estudar e abrir o leque de opções”, ressalta Suellen Glinski, economista da Secretaria de Trabalho e Justiça do Paraná.
Paraná
Ministério Público do Paraná manterá atendimento presencial permanente à população em Rio Bonito do Iguaçu a partir desta quarta-feira, 12 de novembro
A partir desta quarta-feira, 12 de novembro, o Ministério Público do Paraná, por meio das Promotorias de Justiça de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado, manterá atendimento descentralizado permanente à população no município de Rio Bonito do Iguaçu. O serviço será prestado todos os dias úteis, das 13 às 18 horas, na Rua Guarapuava, 51, Centro, Rio Bonito do Iguaçu.
Serão atendidas demandas urgentes da população e prestadas orientações jurídicas. As equipes das Promotorias de Justiça também farão o acompanhamento da efetividade das ações de recuperação e assistência em andamento na cidade. O atendimento descentralizado permanente será mantido enquanto houver a necessidade da prestação do serviço à população.
A medida busca atender às necessidades emergenciais da população do município, diante da gravidade da situação decorrente do tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira, 7 de novembro, e que levou à decretação de calamidade pública pelo Governo do Estado.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Polícial4 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Educação3 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná5 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
-
Brasil4 dias agoMinistério da Saúde detalha entrega nacional de 3 mil kits de telessaúde para ampliar atendimentos a distância em UBSs de todo país
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
-
Brasil7 dias agoA poucos dias da COP30, 81% dos belenenses esperam impacto econômico positivo com o evento
