Connect with us


Paraná

No 375° aniversário de Paranaguá, porto comemora 88 anos de relação com a cidade

Publicado em

O município de Paranaguá, a mais antigo do Paraná e polo do Litoral, completa neste sábado, 29 de julho, 375 anos. De toda história que a cidade acumula, quase um quarto, ou seja, 88 anos, foi de integração com o Porto de Paranaguá. Relação que se estreita conforme a atividade portuária se desenvolve, se moderniza e se destaca no Brasil e no mundo.

“Quando falamos de relação com a cidade, não estamos falando apenas de desenvolvimento econômico, de arrecadação e emprego”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Claro que trabalho e renda são vitais e o porto, para Paranaguá, é essencial para isso. Porém, a relação porto-cidade é também social”.

Segundo Garcia, o porto e a cidade de Paranaguá estão relacionados de tal forma que é difícil pensar em um sem outro. “O Governo do Paraná trabalha, junto com toda a comunidade portuária, para fortalecer o porto e, junto com ele, o município de Paranaguá e a população”, enfatiza.

“Nestes 375 anos do município, reforçamos o nosso compromisso com a cidade que nos acolhe e com seus moradores. Temos muito orgulho de levar o nome de Paranaguá para o mundo, como referência, e sabemos que isso reflete diretamente na autoestima da população”, acrescenta.

Leia mais:  Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná

NOVIDADES – São diversas ações desenvolvidas pela gestão portuária do Estado para fortalecer essa relação. Elas vão desde programas ambientais, constantes em qualquer época do ano, até projetos de engenharia que focam em melhorar o trânsito na cidade, como é o caso do novo Moegão.

Além da instalação de uma moega exclusiva, o suficiente para o descarregamento simultâneo de 180 vagões em três linhas independentes, os acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá serão reestruturados, otimizando a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais rodo e ferroviário.

Neste ano, outra ação que se destaca é a chegada de empresas de cruzeiros. “A vinda da MSC Cruzeiros a Paranaguá, com embarque e desembarque de passageiros, vai desenvolver, e muito, o turismo na cidade”, garante o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

Em 1º de dezembro, o Porto de Paranaguá receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque de passageiros em navios de cruzeiros da empresa. A previsão é que cerca de 2 mil pessoas passem pela região durante cada uma das escalas, injetando mais de R$ 1,5 milhão, por semana, na economia local.

Leia mais:  Podcast da Fazenda traz reflexões sobre Reforma Tributária e temas financeiros

Para a temporada 2024/2025 o navio utilizado será o MSC Armonia, também na rota Paranaguá/Itajaí/Punta del Este/Buenos Aires, com retorno para Paranaguá. O primeiro embarque/desembarque desta temporada está programado para 20 de dezembro de 2024, seguido de um por semana, até finalizar no dia 28 de março de 2025, totalizando 15 operações.

Pioli explica que desde as primeiras tratativas para que essas escalas viessem para Paranaguá o objetivo foi se aproximar ainda mais da cidade, pensando no fomento à capacitação e preparo para que os turistas sejam recebidos da melhor maneira possível.

“Queremos que essas ações de fomento ao turismo venham transformar Paranaguá, que promovam inclusão social e oportunidades. Como parnanguara, me sinto orgulhoso de ter a chance de poder mostrar, ainda mais, a beleza da nossa cidade e a receptividade da nossa população a turistas do Brasil e do mundo”, conclui.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná dá boas-vindas a 11 novos Promotores Substitutos e reforça atuação institucional

Published

on

Capa posse

O Ministério Público do Paraná recebeu novos integrantes para reforçar a atuação da instituição em todo o estado. Nesta sexta-feira (4/9), 11 Promotores Substitutos tomaram posse em cerimônia realizada na sede do MPPR, em Curitiba. 

Vindos de diferentes estados do país, os novos membros fazem parte do grupo de 54 candidatos aprovados no concurso público iniciado em setembro de 2025, que contou com 3.694 inscritos.

Ingressam na carreira do MPPR Marisa Neves Magalhães Cordeiro, Vinícius de Faria dos Santos, Leandro Antônio de Sales, Bráulio Santos Rabelo de Araújo, Marcela Donatelli do Carmo, Luisa Sofia Charmak, Giovani Curioletti Pereira, Natália Paz de Carvalho, Caio Buose Bazoti, Rodrigo Bley Santos e Letícia Marguesini Sanches, todos eles recebidos com muitos aplausos na abertura da posse, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti. Integrantes do MPPR e familiares e amigos dos empossados prestigiaram a solenidade.
 

Confira as fotos da solenidade

Urgência na defesa de quem mais precisa

Após explicar o significado da beca como a parcela do poder do Estado que a sociedade coloca nos ombros dos Promotores de Justiça, Francisco Zanicotti se dirigiu aos novos membros e destacou que o Ministério Público deve atuar a partir de uma lógica própria, marcada pela urgência na defesa de quem mais precisa. “Nosso relógio é o da criança em situação de risco, é o da primeira infância. O tempo passa e, quando demora um acolhimento ou uma adoção, outros sofrem”, afirmou. 

Ao falar sobre a missão dos Promotores, ressaltou que essa atuação exige inconformismo diante das violações de direitos: “Nós não nos conformamos com a desonestidade, nós não nos conformamos com a injustiça. Nós não nos conformamos com crianças abandonadas. Nós não nos conformamos com a violência, com a crueldade”. Zanicotti também pontuou que combater o crime e, ao mesmo tempo, defender os direitos humanos, as pessoas vulneráveis e as políticas públicas não são tarefas incompatíveis. “Nós somos fazedores de Justiça”, concluiu. 

Leia mais:  PCPR apreende cerca de 30 quilos de explosivos e armamentos em Piraquara

Espaço para mulheres e MP forte e autônomo pautam discurso

A Promotora Substituta Marisa Neves Magalhães Cordeiro discursou em nome dos colegas e iniciou a sua fala destacando que 50% do total de aprovados no último concurso do MPPR, considerados um dos mais difíceis do país, são mulheres. “Esse dado representa  uma  conquista  significativa,  fruto  de talento,  perseverança  e  da  abertura  de  caminhos  para  que  cada  vez  mais  espaços de elevada responsabilidade sejam ocupados por mulheres”, afirmou.

Ela também reforçou o papel essencial do Ministério Público na defesa do projeto constitucional e na promoção da igualdade e ressaltou que o compromisso assumido com a carreira é pautado por um agir equilibrado e humano. “Prometemos honrar o cargo em que hoje nos investimos, dedicando com afinco diário para estar à sua altura; sendo firmes quando necessário, serenos na escuta, técnicos na fundamentação e humanos na interpretação das normas jurídicas”, pontuou, destacando a importância de um Ministério Público forte, autônomo e capaz de assegurar espaços de diálogo em que todos tenham voz.

Posse 0409

Leia mais:  Segunda Rural Tech vai apresentar inovações tecnológicas em Santa Helena, no Oeste

Boas-vindas

O Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Fernando da Silva Mattos, utilizou a palavra para dar as boas-vindas aos empossados. Em sua fala, destacou a importância do momento e lembrou que os homenageados passam a integrar uma instituição centenária e assumem, a partir de agora, a responsabilidade de contribuir para a sua história. “O que antes era projeto profissional hoje é responsabilidade”, ressaltou, destacando que a forma como exercerão suas funções será fundamental para renovar a confiança que a sociedade deposita no Ministério Público.

Na sequência, o Corregedor-Geral, Ney Roberto Zanlorenzi, contou que, ao completar 40 anos de Ministério Público em abril, a solenidade tinha para ele um significado especial. Compartilhou alguns aprendizados e afirmou que a experiência também está em saber ouvir, reconhecer dúvidas e ter serenidade para rever decisões quando necessário. “A função de Promotor de Justiça nos coloca, desde muito cedo, diante de situações em que nossas manifestações produzem efeitos concretos na vida das pessoas”, enfatizou. 

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti; o Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi; o decano da instituição e ex-Procurador-Geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini; a Diretora-Secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o Coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; o Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Fernando da Silva Mattos; e o Conselheiro Suplente da OAB Paraná, Rogério Nicolau.

 

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262