Paraná
Mutirão encaminha mais de 400 jovens para vagas de emprego em Curitiba
O mutirão promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), encaminhou 406 jovens entre 14 e 29 anos para vagas de emprego com carteira assinada. Ao longo desta quarta-feira (23), 599 pessoas foram entrevistadas por 18 empresas com sede em Curitiba.
Entre às 9h e 16h, os servidores da Agência do Trabalhador Central de Curitiba e os recrutadores de empresas participantes fizeram 2.141 atendimentos, selecionando candidatos para as mais de 500 vagas oferecidas.
Durante este mês, mutirões voltados ao público entre 14 e 29 anos foram realizados em toda a rede Sine estadual em referência ao Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto.
- Taxa de desemprego cai para 4,9% no 2º trimestre, menor em quase dez anos no Paraná
- Paraná é o terceiro estado com a maior taxa de empregados com carteira assinada do País
Para o coordenador de Trabalho e Emprego da SETR, Cássio Strapasson, os mutirões direcionados aos jovens são sempre bem sucedidos no Paraná, uma vez que o estado ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de encaixes na faixa etária de 18 a 29 anos pela rede Sine. “Hoje os estudos relacionados à juventude mostram que todas as ações de empregabilidade voltadas para este recorte são muito importantes”, destaca. “Não existe política pública melhor que conceder o primeiro emprego a alguém”.
De janeiro a julho deste ano, a rede Sine estadual encaixou 42.296 jovens com idade entre 18 e 29 anos em postos de trabalho com carteira assinada, desempenho que coloca o Paraná em primeiro lugar em empregabilidade neste recorte, superando em mais de 159% os contratos de trabalho intermediados neste período pelas agências do trabalhador do Ceará (16.330) e 189% São Paulo (14.594).
Fonte: Governo PR
Paraná
MPPR ajuíza ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra vereadora de Matinhos e seu esposo, investigados pela prática de “rachadinha”
No Litoral do estado, o Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra uma vereadora de Matinhos e seu esposo, investigados pela possível prática de “rachadinha”. Eles teriam exigido de assessores ocupantes de cargos em comissão lotados no gabinete da parlamentar valores referentes a diárias pagas pela Câmara Municipal a pretexto de participação em cursos e atividades na capital.
Os fatos apurados teriam ocorrido entre 2025 e 2026. Pelos mesmos delitos, a vereadora e seu esposo já foram denunciados pelo crime de concussão (quando um agente público exige vantagem indevida em razão do cargo que exerce), e a ação penal já foi recebida pelo Judiciário. (Processo 0002180-03.2026.8.16.0116).
Coação – As investigações tiveram início a partir de representação feita por uma assessora da vereadora, que seria uma das vítimas da prática criminosa. De acordo com o apurado, os assessores eram coagidos a solicitar à Câmara Municipal o pagamento de diárias para a realização de cursos em Curitiba, devendo entregar à parlamentar, em dinheiro ou por Pix, o saldo remanescente (os valores restantes das diárias que não foram utilizadas para o custeio de despesas pessoais e que deveriam ser devolvidos aos cofres da Câmara).
A maior parte das cobranças era feita em reuniões na residência da vereadora e de seu marido, para as quais os assessores eram convocados e orientados a deixarem seus celulares do lado de fora do ambiente.
Além da condenação dos dois por ato de improbidade administrativa, a Promotoria de Justiça requer o imediato afastamento do cargo da vereadora e a decretação da indisponibilidade de bens de ambos no montante de R$ 45.299,64, valor equivalente ao enriquecimento ilícito supostamente obtido pelos investigados.
Matéria anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes7 dias agoGrêmio perde para o Bolívar na altitude de La Paz e terá de reverter desvantagem na Arena
-
Educação7 dias agoProrrogado prazo para submissão em edital de projetos de extensão
-
Esportes7 dias agoAtlético-GO vence o Cuiabá fora de casa e termina turno próximo do G-6
-
Brasil6 dias agoFérias escolares no Nordeste: praias, cultura e história para aproveitar em família
-
Esportes7 dias agoCorinthians volta da paralisação da Copa com goleada sobre o Remo e se aproxima do G5 do Brasileirão
-
Esportes7 dias agoBotafogo empata sem gols com o Vitória no Nilton Santos
-
Política Nacional6 dias agoLei cria título de Cidade Amiga do Idoso para premiar iniciativas exemplares
-
Política Nacional6 dias agoLei reconhece dia dos rotaractianos, jovens com atuação humanitária
