Connect with us


Paraná

Museus da UEPG levaram cultura, história e ciência à Primavera dos Museus

Publicado em

Os museus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolveram diversas atividades na Primavera dos Museus. Entre 19 e 23 de setembro, o Museu Campos Gerais (MCG) e o Museu de Ciências Naturais (MCN) integraram as atividades do evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que teve como tema em 2023 “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

O objetivo da Primavera dos Museus, que chega à sua 17ª edição, é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Para o diretor do MCN, Antonio Liccardo, promover atividades diversificadas, oficinas e cursos é parte do papel desses espaços. “Os museus têm tudo para para alcançar a sociedade com mais incisão, com mais consistência, e esses cursos e oficinas fazem isso”, avaliou.

O diretor do MCG, Niltonci Batista Chaves, ressalta que a programação foi alinhada com o debate proposto pelo tema deste ano. “O museu que a gente quer não é um local de objetos estáticos, mas sim um espaço de produção de conhecimento. Foi com esse pensamento que elaboramos as atividades que compuseram a nossa Primavera dos Museus”, exaltou.

Uma grande caixa, com quatro gavetas, chamou atenção de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic-UEPG). A escola fica ao lado do Museu de Ciências Naturais, mas a maior parte da turma ainda não conhecia o espaço. A aluna Izabely Martins de Araujo estava animada com a perspectiva de conhecer fósseis, animais e colocar em prática os conhecimentos da sala de aula. Na visita ao acervo do Museu, ficou boquiaberta com os fósseis de pteurossauros. “Eu aprendi muitas coisas”, comemorou.

Leia mais:  Alunos afetados pelas chuvas no Paraná podem solicitar reaplicação das provas do Enem

A atividade de que Izabely participava era a oficina “Paleontólogo por um dia”, ministrada por Gabrieli Goltz, Ana Paula Meira e Marilise Meister, na tarde da última quarta-feira (20). Além de conhecer mais sobre os fósseis e sobre como trabalham os paleontólogos, as crianças puderam, na prática, escavar seus próprios fósseis nas gavetas do equipamento de suporte pedagógico desenvolvido pelo arqueólogo Moacir Elias dos Santos. “A ideia principal era trazer informações novas e despertar a curiosidade com relação à ciência. Acho que isso é o mais importante”, contou.

A programação do MCN começou na terça (19), alinhada à Mostra de Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia, e seguiu com oficinas para públicos diversos, cada uma voltada para uma faixa etária ou grupo de interesse.

O Museu Campos Gerais (MCG) promoveu palestras e oficinas entre os dias 19 e 22 de setembro, ministradas por convidados com formação na área da museologia e atores culturais ligados à memória, com foco na diversidade. A programação também integrou o Terceiro Colóquio do Programa de Pós-graduação em História (PPGH), da UEPG.

Leia mais:  Paraná lança campanha Maio Amarelo com ações educativas e entrega de veículos ao Detran

As atividades ocorreram no Auditório Pinheiro Machado, na sede atual do museu, e reuniram pesquisadores e públicos diversos para debater o papel socioeducativo dos museus e o seu potencial para proporcionar reflexões relacionadas a memória e diversidade. 

O evento iniciou com a palestra “A glória do meu quilombo: a importância de Carolina Maria de Jesus”, ministrada pela atriz Ligiane Ferreira, criadora e intérprete do espetáculo de mesmo nome. A abertura oficial do evento ficou a cargo da professora Caroline Pacievitch, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abordou o tema “20 anos de ensino de História”. O professor Jezulino Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fechou a programação da Primavera dos Museus no MCG com a palestra “Convites para uma educação em museus”. 

“Todas as discussões desenvolvidas nas oficinas, palestras e sessões de debate me auxiliaram a entender alguns temas importantes para a área da minha formação”, comentou a pesquisadora Mirielen Machado, mestranda pelo PPGH. Para ela, é necessário entender e dar novos significados ao espaço dos museus, de maneiras a aumentar o interesse das pessoas sobre os potenciais que eles oferecem.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Cerimônia de posse marca ingresso de Elisiane da Silva Moraes no Colégio de Procuradores de Justiça do MPPR

Published

on

O Ministério Público do Paraná realizou nesta sexta-feira (2/10) a posse de Elisiane da Silva Moraes no cargo de Procuradora de Justiça. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em Curitiba, e marcou o ingresso de Elisiane Moraes no nível mais alto da carreira ministerial.

A solenidade foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, e reuniu integrantes do Ministério Público, familiares e convidados. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo canal do MPPR no YouTube.

Confira as fotos da solenidade

Promovida pelo critério de merecimento por meio do edital de promoção exclusivo para mulheres, a nova Procuradora reconheceu em seu discurso o significado de sua posse. “Recebo essa conquista com alegria e orgulho, mas também com a consciência de que ela representa algo que vai além da minha história pessoal, porque ocupar este espaço não significa apenas chegar. Significa também abrir caminho […]. Uma porta por onde outras mulheres possam passar”, destacou.

Elisiane também falou da alegria pela conquista, mas, sobretudo, do sentido de renovação do compromisso assumido com o Ministério Público em 1997, quando ingressou na instituição. Para ela, a chegada ao novo cargo representa uma responsabilidade ainda maior. Em sua fala, também agradeceu às pessoas que fizeram parte de sua trajetória, com destaque para as mulheres que encontrou ao longo da carreira e que foram referências de “competência, coragem, generosidade e determinação”. Ao falar sobre a função, defendeu a importância de preservar a capacidade de ouvir, compreender e reconhecer os próprios erros, lembrando que “a Justiça não pode perder sua dimensão humana”.

Um dos momentos de destaque da cerimônia foi a colocação da veste talar pelos filhos da homenageada, Fernando e João Vitor. O gesto simbolizou a celebração da conquista e o reconhecimento da trajetória percorrida por Elisiane até a nova etapa profissional no Colégio de Procuradores de Justiça. 

Leia mais:  Com ingressos esgotados, "O Quebra-Nozes" chega ao Teatro Guaíra nesta semana

Após a investidura, Elisiane renovou o compromisso legal de exercer com retidão as funções de Procuradora de Justiça e de cumprir as Constituições e as leis. Em seguida, foi realizada a leitura e a assinatura do termo de posse.

Saudações

A solenidade contou ainda com o pronunciamento de representantes da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), da Corregedoria-Geral e do Colégio de Procuradores de Justiça.

O Presidente da APMP, Fernando da Silva Mattos, ressaltou a trajetória de quase três décadas de Elisiane, construída com atuação cotidiana em diferentes comarcas, especialmente na área da família. Enfatizou ainda a discrição como uma das marcas de sua carreira, exercida com “um trabalho intenso e cotidiano realizado longe dos holofotes e sem buscar aplausos”. Segundo ele, essa postura revela uma forma de atuação comprometida com o serviço público e reforça o significado de sua promoção, que representa o reconhecimento de uma “brilhante trajetória”.

A Subcorregedora-Geral do MPPR, Jacqueline Batisti, destacou que o momento reunia duas razões para ser especialmente celebrado: a trajetória pessoal e profissional da nova Procuradora e o significado institucional de sua promoção. “São duas dimensões que não competem entre si, ao contrário, complementam-se. Políticas afirmativas de igualdade de gênero não existem para substituir o mérito, elas existem para que o mérito possa encontrar condições mais justas, em espaços que historicamente nem sempre estiveram igualmente acessíveis”, afirmou. Segundo ela, a presença feminina em cargos relevantes deve ser compreendida não como exceção, mas como parte natural da instituição.

Leia mais:  De estrada rural à rodovia: Estado entrega pavimentação de Toledo a Assis Chateaubriand

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, Moacir Gonçalves Nogueira Neto pontuou o sentimento de admiração compartilhado pelos integrantes do colegiado diante da brilhante trajetória profissional da empossada. Ressaltou que ela foi recebida de braços abertos pelo Ministério Público e retribuiu com dedicação ímpar, construindo uma trajetória de sucesso marcada pela valorização do papel social da instituição. Ao cumprimentá-la pela promoção, declarou: “Vossa Excelência muito orgulha o Ministério Público e só poderia ter sido promovida por inegável merecimento”.

Encerramento 

No encerramento da cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, destacou que a trajetória de Elisiane é marcada pela dedicação ao serviço público, que, segundo ele, pressupõe uma entrega de amor e renúncia, valores presentes na carreira da Procuradora de Justiça recém-empossada.

Armando Antônio Sobreiro Neto observou ainda que, embora o trabalho no segundo grau seja marcado pelo contato com processos eletrônicos, “atrás de cada arquivo eletrônico existem vidas”, pessoas com expectativas, direitos e demandas que aguardam respostas da Justiça. Nesse contexto, ressaltou a responsabilidade que acompanha a chegada ao mais alto cargo da carreira. “Que tenhamos uma Justiça com mais amor, a exemplo da vossa trajetória”, afirmou.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262