Região Oeste
Mulher de 57 anos é vítima de latrocínio em São Miguel do Iguaçu, diz polícia

Uma mulher de 57 anos foi vítima de um latrocínio no distrito de São Jorge, em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná.
O crime foi cometido na noite de quinta-feira (27), quando ela teve a casa invadida por ladrões.
Segundo a polícia, ela e o marido assistiam ao jogo da seleção brasileira de futebol pela Copa América quando quatro homens armados entraram na casa e anunciaram o assalto.
Familiares disseram que ela foi atingida por um tiro no peito ao tentar proteger uma corrente que tinha no pescoço.
A polícia investiga se o mesmo grupo é responsável por outros crimes cometidos no distrito de Aurora do Iguaçu, também em São Miguel do Iguaçu.
Por G1 PR e RPC Foz do Iguaçu

Região Oeste
Sanepar promove limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu

.

Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, o corresponde à distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.
A limpeza é feita com a ajuda de um caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os profissionais retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes.
desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Marcos Simoni.
Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.
O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.