Paraná
Mostra de Teatro de Bonecos e oficinas estão na programação da Biblioteca Pública
A Biblioteca Pública do Paraná recebe nesta sexta-feira (19) a abertura da 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos. O evento, organizado pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), é uma homenagem ao bonequeiro Manoel Kobachuk, que faleceu em julho de 2023. A programação segue até o dia 27 de janeiro com apresentação de teatro, exibição de documentário e oficina.
Além da mostra, a programação da semana da BPP tem a Hora do Conto, com a leitura de “O Nascimento do Dragão”, de Catherine Louis e Marie Sellier Wang Fei, às 11h e 15h até quinta; na sexta e no sábado, somente às 11h, na Seção Infantil.
Na quinta (18) acontece a oficina de Origami, com Denise Krukoski, às 13h, que tem distribuição de 45 senhas direcionadas às crianças. No mesmo dia, às 18h, será realizado o primeiro encontro do minicurso sobre Emiliano Perneta, que propõe um percurso pela vida e obra do poeta paranaense, com inscrições já encerradas.
- Secretaria da Cultura começa a divulgar resultados dos editais da Lei Paulo Gustavo
- Exposição de Victor Brecheret no MON poderá ser vista até o próximo domingo
Na sexta (19), às 14h30, o Cine Pipoca exibe o filme “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” (2016), com distribuição de senhas para 132 pessoas. No dia 20, sábado, haverá a ação performativa “Onde nascem os ventos?”, uma oficina de gravuras em relevo da artista visual Iriana Vezzani, das 9h às 12h45, nas rampas externas da BPP (caso chova não haverá atividade). O evento terá distribuição de senhas, com capacidade máxima para 50 pessoas.
A programação ainda conta com o Sábado Lúdico, evento para crianças de 6 a 12 anos voltado para o aprendizado de RPG e card games, das 11h30 às 13h.
O público poderá conferir também duas exposições: “Diapositivos”, projeção de fotos históricas da Biblioteca, e “Entre Memórias e Leituras”, de João Carlos Pontes, no hall do segundo andar. Todas as atividades da BPP são gratuitas.
Para conferir a programação detalhada, clique AQUI.
Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – PR
(41) 3221-4900
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábados, das 8h30 às 13h
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.