Connect with us


Brasil

Moro diz a Fux que não destruiria mensagens obtidas pelos hackers

Publicado em

O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou em documento enviado ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que não orientou ou determinou a destruição do material obtido pela Operação Spoofing, que apura invasões a celulares de autoridades.

Quatro pessoas foram presas pela Polícia Federal na operação no final de julho, no interior de São Paulo. Uma delas, Walter Delgatti Neto, admitiu ter hackeado os celulares de autoridades, entre elas o ministro Moro.

Na ocasião, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha disse que Moro lhe telefonou para afirmar que as mensagens seriam descartadas “para não devassar a intimidade de ninguém”.

Depois, em nota oficial, a PF assegurou que preservará o conteúdo de quaisquer mensagens obtidas nas investigações. Moro respondeu a Fux em um documento protocolado na quarta-feira, 7. O ministro do STF pediu pediu os esclarecimentos depois de o PDT apresentar uma ação no tribunal contra a destruição de mensagens obtidas nas invasões dos celulares.

Leia mais:  Renan Filho anuncia lançamento de edital para obras na Transnordestina em Pernambuco

O ministro da Justiça ressaltou na resposta que divulgou nota oficial para esclarecer que somente uma decisão judicial poderia levar à anulação do conteúdo.

Comentários Facebook

Brasil

MPor leva à COP30 novos marcos da agenda verde do setor portuário

Published

on

No segundo dia de programação do Ministério de Portos e Aeroportos na COP30, o ministro Silvio Costa Filho cumpre uma agenda voltada à inovação, sustentabilidade e descarbonização da navegação e dos portos brasileiros, com destaque para o Índice de Desempenho Ambiental da Navegação (IDA-Navegação) e a cerimônia de premiação das empresas participantes do Pacto pela Sustentabilidade.

Durante a manhã, o ministro participa de uma visita técnica ao Porto de Outeiro, seguida de um encontro com representantes da MSC, companhia que opera um dos principais cruzeiros que aportam no Brasil, e de uma visita ao navio movido a hidrogênio da JAC, na Estação das Docas, como parte da programação de cooperação internacional em tecnologias limpas.

As iniciativas apresentadas na COP30 consolidam o MPor como um dos protagonistas da agenda global de transição ecológica na infraestrutura portuária e marítima. O IDA-Navegação e a entrega dos Selos de Sustentabilidade simbolizam uma nova etapa da política climática brasileira, que alia inovação tecnológica, compromisso social e liderança internacional em práticas ESG.

À tarde, o MPor apresentará o IDA-Navegação, instrumento inédito que permitirá avaliar e induzir boas práticas ambientais, sociais e de governança no setor aquaviário. Desenvolvido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com a Infra S.A., o índice utiliza 39 indicadores distribuídos em quatro dimensões, físico-química, biológico-ecológica, sociocultural e econômico-operacional, para medir o desempenho ambiental das embarcações e fomentar inovação, eficiência e transparência no setor. Durante o evento, também será apresentada a agenda de concessões hidroviárias, com destaque para o projeto da Hidrovia do Rio Paraguai, marco na transição logística de baixo carbono.

Leia mais:  Luiz Marinho discute reforma trabalhista em encontro no SEESP em SP

Além dos avanços técnicos, a programação também destaca o compromisso do MPor com a dimensão social da sustentabilidade, promovendo parcerias voltadas à proteção de crianças e adolescentes e à valorização das pessoas que vivem e trabalham no entorno dos portos.

Encerrando a programação, o ministro participa da cerimônia de entrega dos Selos de Sustentabilidade, que premiará 36 empresas signatárias do Pacto pela Sustentabilidade, reconhecendo as melhores práticas ambientais, sociais e de governança do setor portuário e aeroportuário. Na ocasião, também será lançado o livro “Nós e a Natureza: somos um com o planeta” e firmado o Memorando de Entendimento entre o MPor e a Childhood Brasil, voltado à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes em áreas portuárias e logísticas.

A cerimônia acontece na Estação CNT, na Zona Verde da COP30, e reunirá autoridades, lideranças empresariais e representantes de organismos internacionais.

Serviço
O quê: MPor no segundo dia da COP30
Data: Quarta-feira, 12 de novembro
Horário: 15h às 18h
Local: COP30 – Belém (PA), Zona Verde – Estação CNT

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Leia mais:  Dia D nacional contra a dengue, Zika e chikungunya acontece neste sábado (8)

 

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262