Connect with us


Paraná

MON promove em agosto videoconferência sobre o cineasta Serguei Eisenstein

Publicado em

O programa Arte para Maiores (APM), direcionado a pessoas com mais de 60 anos, fará em agosto uma imersão pela mostra “Serguei Eisenstein e o Mundo”, em cartaz na Sala 11 do Museu Oscar Niemeyer (MON). Os inscritos poderão participar de uma visita mediada e assistir a uma videoconferência com um dos curadores da mostra, Luiz Gustavo Carvalho.

Os encontros presenciais terão duas edições: nos dias 1°/8 e 8/8, das 14h às 17h. Uma conversa virtual acontecerá em 15 de agosto, das 14h às 15h30. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online.

O tradicional programa do MON tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.

Leia mais:  Defesa Civil atende municípios atingidos pelos temporais; ventos chegaram a 121 km/h

EM CARTAZ – “Serguei Eisenstein e o Mundo” comemora os 125 anos de nascimento do cineasta russo. Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.

CONVIDADO – Luiz Gustavo Carvalho é curador, artista e pianista. É o maior especialista na obra de Serguei Eisenstein no âmbito mundial. Fez sua primeira curadoria na França, em 2011. No Brasil, como curador de mais de 80 exposições, apresentou pela primeira vez no país a obra de diferentes artistas visuais.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia mais:  Governador assina convênio de R$ 68 milhões para conclusão do Hospital de Cianorte

Serviço:

Encontro Arte para Maiores na exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”

Terça-feira, 1° de agosto – das 14h às 17h

Terça-feira, 8 de agosto – das 14h às 17h

Videoconferência: terça-feira 15 de agosto – das 14h às 15h30

Link para inscrição: bit.ly/APMagosto2023

As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. A participação é gratuita para pessoas com mais de 60 anos e outros grupos isentos de pagamento de ingresso no MON (confira AQUI)

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Procurador-Geral de Justiça do Paraná participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado

Published

on

PGJ participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participou de reunião com o Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (10/11), em Brasília, para discutir ações conjuntas de enfrentamento do crime organizado e estratégias de cooperação entre instituições. 

O encontro teve como pauta a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, e a implementação de estratégias conjuntas para intensificar o combate às facções criminosas e garantir o cumprimento das determinações do STF sobre a realização de operações policiais em comunidades vulneráveis.

Protagonismo do MP

Francisco Zanicotti enfatizou que o Ministério Público precisa ser o protagonista nas discussões envolvendo o combate ao crime organizado, o controle externo da atividade policial e a segurança pública, o que foi acolhido pelo Ministro Alexandre de Moraes. “Essa é uma responsabilidade que nos cabe como titular exclusivo da ação penal pública em nome da sociedade brasileira”, afirmou Zanicotti.

O encontro contou com a presença do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, dos demais Procuradores-Gerais de Justiça dos estados e do Distrito Federal e do Procurador-Geral do Ministério Público Militar.

Leia mais:  Paraná e Peru discutem parceria para fortalecer promoção do turismo

O Ministro Alexandre de Moraes destacou que o combate ao crime organizado exige planejamento, integração, uso de inteligência e maior eficiência da Justiça Criminal. Segundo ele, é necessário adotar medidas além do aumento de penas, como o fortalecimento do controle do Estado sobre o sistema penitenciário e o combate às fontes financeiras das organizações criminosas.

Marco do Crime Organizado

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi convidado por Alexandre de Moraes e participou de parte da reunião. Houve concordância sobre a necessidade de uma redação do Marco do Crime Organizado (Projeto de Lei 5.582/2025) que estabeleça com clareza as competências, sempre no intuito de ter mais efetividade no enfrentamento da criminalidade organizada.

Hugo Motta, anunciou que um novo relatório sobre o projeto de lei do deputado Guilherme Derrite poderá ser apresentado até o final do dia.

Integração e proteção de membros

Na reunião, foi destacada ainda a importância de ampliar a integração entre os Ministérios Públicos estaduais e federal, com uso de tecnologia e compartilhamento de informações para fortalecer a eficiência das investigações. Outro ponto abordado foi a proteção de membros do Ministério Público que atuam em casos sensíveis e o reforço dos mecanismos de cooperação institucional.

Leia mais:  MPPR deflagra em Fazenda Rio Grande operação para combater crimes que causaram prejuízo de R$ 10 milhões ao erário

CNPG

Dando continuidade aos compromissos na capital federal, Francisco Zanicotti participou, na manhã desta terça-feira (11/11), da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

*Com informações do STF e do CNPG

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262