Brasil
MMA realiza primeira reunião do GT Esperançar Chico Mendes
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou, em 19 de março de 2026, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do projeto Esperançar Chico Mendes. O encontro marcou o início das atividades do colegiado, com a realização da mesa de abertura e das duas primeiras reuniões ordinárias.
Instituído pela Portaria GM/MMA nº 1.198/2024, o GT conta com a participação de todas as secretarias do MMA e de entidades vinculadas, além do acompanhamento de órgãos parceiros, como o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério da Cultura (MinC), a Embratur e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O grupo tem como finalidade orientar, coordenar e articular ações voltadas ao planejamento, à execução e à consolidação institucional do projeto.
Durante a reunião, foi apresentada a proposta do Esperançar Chico Mendes, iniciativa que promove a integração entre as agendas cultural e socioambiental por meio do reconhecimento e da valorização do patrimônio de povos e comunidades tradicionais.
Também foi detalhado o acordo de cooperação técnica firmado entre o MMA, MinC, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Iphan, com o objetivo de fortalecer a gestão socioambiental e à proteção do patrimônio cultural nesses territórios.
Nas reuniões ordinárias, o grupo atualizou o planejamento das ações para 2026 e debateu parcerias institucionais e estratégias para ampliar a visibilidade política do projeto. A iniciativa está estruturada em eixos estratégicos que incluem a valorização dos modos de vida tradicionais, a proteção da sociobiodiversidade, a promoção da justiça climática e o fortalecimento da cogestão territorial.
Coordenado pelo MMA e fundamentado na participação social, o projeto Esperançar Chico Mendes busca promover o reconhecimento, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural e socioambiental dos territórios tradicionais. A proposta se orienta por princípios como pertencimento, identidade, empoderamento e respeito aos modos de vida, tendo como resultado a geração de renda de forma integrada à economia da sociobiodiversidade.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Brasil
Empregadores têm até 20 de junho para enviar dados ao eSocial para o Abono Salarial
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa que o prazo para os empregadores enviarem ao eSocial as informações relativas aos vínculos empregatícios do ano-base 2024 encerra-se em 20 de junho. Os dados enviados até essa data serão processados para o pagamento do Abono Salarial, previsto para outubro de 2026.
A medida representa uma nova oportunidade para os empregadores que não encaminharam as informações de seus trabalhadores dentro do prazo originalmente previsto. Com o envio correto dos dados ao eSocial até 20 de junho, os trabalhadores que atenderem aos requisitos legais para o recebimento do benefício poderão ter o pagamento realizado em 15 de outubro de 2026.
O MTE reforça a importância do envio correto e tempestivo dos dados, uma vez que eles são essenciais para a identificação dos trabalhadores com direito ao Abono Salarial e para garantir o acesso ao benefício.
Para auxiliar os empregadores, o MTE disponibiliza o Manual de Orientação para o Empregador – Abono Salarial, com orientações detalhadas para empresas privadas e órgãos públicos federais, estaduais e municipais sobre o envio correto das informações.
Critérios para recebimento do Abono Salarial
Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, tais como:
-
estar cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo;
-
ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), remuneração mensal média de até R$ 2.766,00 no ano-base 2024;
-
ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
-
ter seus dados referentes ao ano-base 2024 informados corretamente pelo empregador no eSocial.
Como será o pagamento pela CAIXA
O pagamento do Abono Salarial na CAIXA Econômica Federal será realizado prioritariamente por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possuir conta corrente, conta poupança ou Conta Digital. Também poderá ser feito por crédito no aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente pela CAIXA.
Para trabalhadores não correntistas, o pagamento será realizado em canais como agências, lotéricas, autoatendimento, CAIXA Aqui e demais canais de pagamento da instituição.
Como será o pagamento pelo Banco do Brasil
No Banco do Brasil, o Abono Salarial será pago prioritariamente por crédito em conta bancária, transferência via TED ou PIX, ou de forma presencial nas agências de atendimento para trabalhadores não correntistas e que não possuam chave PIX.
Mais informações
Informações adicionais podem ser obtidas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, pelo telefone 158, ou nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.
O calendário completo de pagamento pode ser acessado aqui.
-
Política Nacional7 dias agoRelatório final do grupo de trabalho sobre combate à misoginia será apresentado na próxima quarta-feira
-
Política Nacional7 dias agoDeputado prevê rápida aprovação de controle sanitário para suplementos alimentares
-
Paraná7 dias agoGovernador autoriza pavimentação urbana e do acesso ao Buraco do Padre em Ponta Grossa
-
Brasil7 dias agoPainel defende mais mulheres em espaços de decisão no turismo brasileiro
-
Paraná4 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Paraná6 dias agoMuseu Satélite chega a Paranaguá com unidade do Museu Casa Alfredo Andersen
-
Agro5 dias agoLeite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
-
Agro5 dias agoEtanol despenca 5,6% em maio com avanço da safra de cana e lidera queda dos combustíveis no Brasil
