Connect with us


Paraná

Missão ao Iowa termina com convite para que americanos enviem comitiva ao Paraná

Publicado em

A missão paranaense ao estado americano de Iowa encerrou nesta quinta-feira (27) com uma visita à Autoridade de Desenvolvimento Econômico do Iowa (Iowa Economic Development Authority, Ieda, da sigla em inglês). Ela é equivalente à Invest Paraná, a agência de captação de negócios vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). 

Como continuidade da recepção da governadora Kim Reynolds ao governador Carlos Massa Ratinho Junior na última terça-feira (25), o estado de Iowa, através da Ieda, planeja enviar uma comitiva ao Paraná no ano que vem. 

“Na apresentação de trabalho, a Iowa Economic Development Authority demonstrou interesse em ir ao Paraná pelo fato de os dois estados serem muito parecidos em questões econômicas. A intenção é ter uma troca de ideias e experiências para soluções que podemos oferecer a eles e, a exemplo do que foi feito aqui nos Estados Unidos, do que eles podem nos oferecer em questões como pesquisa e desenvolvimento, educação, entre outras áreas”, destacou o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco. 

Leia mais:  Esporte, lazer e cultura garantem diversão a veranistas e moradores das praias do Paraná

A vinda de uma comitiva do Iowa ao Paraná pode trazer diversas oportunidades de negócios. Entre elas, destaca Rocco, a atração de empresas inovadoras que atuam com soluções para o agronegócio. Outras possibilidades são na cadeia fornecedora de suprimentos agrícolas, além da área de pesquisa e desenvolvimento. “O Iowa é um grande produtor de milho, como o Paraná. Só nessa área temos muitas informações a serem trocadas em que os dois estados podem se beneficiar”, afirmou. 

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Ieda, Mark Laurenzo, destacou que a ida da comitiva paranaense ao estado americano deve ser o pontapé inicial para que os dois estados não só fechem bons negócios como consolidem ainda mais as relações institucionais.

“Com as grandes semelhanças entre o Paraná e Iowa há ótimas oportunidades para o futuro da agricultura e para o desenvolvimento de negócios. Queremos desenvolver produtos com uma menor pegada de carbono, que deixem uma marca menor no planeta, preservando água, ar e solo. Vamos substituir indústrias e insumos baseados em combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis e sustentáveis, com produtos e serviços que os consumidores do mundo querem”, complementou. 

Leia mais:  Nova edição do Cândido destaca trabalho das mulheres no jornalismo literário

O professor de Economia e Empreendedorismo em Agricultura na Universidade do Iowa, Kevin Kimle, que também participou da reunião e destacou a troca de experiências durante a semana de visita da missão paranaense a diversos órgãos do estado de Iowa. 

“Essa tem sido uma ótima semana para aprendermos uns com os outros. Apresentamos iniciativas de pessoas do Iowa que estão fazendo coisas realmente criativas e a comitiva do Paraná tem pessoas que estão trabalhando em coisas muito criativas também. Então acredito que esse tenha sido um aprendizado mútuo. Quando empreendedores inovadores se reúnem, coisas boas acontecem”, elogiou o professor.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( 22.766/2025 ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.

Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.

“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.

Leia mais:  PR-445 terá bloqueios de 21 a 24 de novembro em trecho da obra de duplicação

O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções. 

Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos. 

O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.

Leia mais:  Políticas de assistência social se fortalecem no Paraná com novas estruturas e mais recursos

CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262