Connect with us


Paraná

MIS-PR integra o Festival de Curitiba com Mostra Warly Ribeiro sobre espetáculos teatrais

Publicado em

Começa na próxima terça-feira (28), no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), a Mostra Warly Ribeiro, que leva a público registros em vídeo de diversos espetáculos teatrais de Curitiba captados por Warly Martins Ribeiro, produtor e agente cultural de teatro, falecido em abril de 2018. A mostra integra o Festival de Curitiba e terá sete dias de exibição gratuita: de 28 a 31 de março e de 4 a 6 de abril, das 16h às 18h, na sala de projeção do MIS-PR.

Entre 1988 e 2017, Warly eternizou a memória do teatro curitibano ao gravar mais de 400 vídeos de espetáculos de teatro e dança. O material, levado à digitalização, agora incorpora o acervo do MIS-PR por meio do projeto “Teatro de Curitiba – Warly M. Ribeiro”, com catalogação e pesquisa de Lívia Sudare, produção de Guilherme Jaccon, além de Beto Bruel e Nena Inoue na curadoria.

Leia mais:  Procurador-geral e subprocurador-geral de Justiça recebem do Estado Medalha do Mérito Fazendário

“Esses registros são arquivos históricos para a memória coletiva do teatro paranaense”, afirma Mirele Camargo, diretora do museu, sobre a importância da preservação e disponibilização dos materiais para consulta e para o público. 

Ele formou-se como ator pelo curso do Teatro Guaíra em 1975 e logo depois começou a trabalhar como produtor na mesma instituição, onde construiu uma carreira de sucesso até sua aposentadoria, em 2010. Durante sua trajetória profissional, Warly coordenou o Teatro de Comédia do Paraná, produziu espetáculos na Escola de Dança, coordenou o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos e dirigiu o grupo Ítalo Dante Alighieri. Também foi professor de teatro na rede estadual de educação.

Finalizando a mostra, o MIS-PR recebe no dia 8 de abril, das 10h às 12h, a Conversa Registro do Teatro em Curitiba, com os curadores Nena Inoue e Beto Bruel sobre o projeto de digitalização do acervo. O diálogo será sobre a importância de preservar a memória do teatro curitibano.

Confira a programação:

28/03 – Terça-feira

“Adivinhe Quem Vem para Morrer” (1991), direção de Érica Reis

Leia mais:  Obras na Estrada da Graciosa avançam e primeiros trechos devem ficar prontos neste mês

29/03 – Quarta-feira

“A Outra” (1993), direção de Raul Cruz

30/03 – Quinta-feira

“A Feia” (1995), direção de Cleide Piasecki

31/03 – Sexta-feira

“A Fada que Tinha Ideias” (1997), direção de Fátima Ortiz

04/04 – Terça-feira

“O Pequeno Príncipe” (1999), direção de Adriana Babinski

05 de abril – Quarta-feira 

“As Richas” (1992), direção de George Sada

06 de abril – Quinta-feira

“3 Centina 3” (1996), direção de João Luiz Fiani

Serviço:

Mostra Warly Ribeiro

Datas:  28, 29, 30, 31 de março e 04, 05 e 06 de abril

horário: 16h às 18h

Roda de Conversa Registro do Teatro em Curitiba

Data: 08 de abril

Horário: 10h às 12h

Museu da Imagem e do Som do Paraná 

R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Porto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre

Published

on

O Porto de Paranaguá movimentou 70% das exportações brasileiras de óleo de soja entre janeiro e março de 2026, de acordo com o Comex Stat, sistema do governo federal que reúne dados sobre o comércio exterior, divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (21). No período, o porto paranaense embarcou 386,3 mil toneladas do produto. .

Segundo o centro de estatísticas da Portos do Paraná, o volume representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 280 mil toneladas. Os principais mercados compradores estão concentrados na Ásia e na África.

Somente no mês de março, a participação de Paranaguá nas exportações nacionais de óleo de soja atingiu 75,3%, com 135 mil toneladas embarcadas.

GRANÉIS SÓLIDOS – Em volume, a soja em grão foi a commodity que mais cresceu em movimentação nos portos paranaenses no primeiro trimestre de 2026. Foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, segundo dados da Autoridade Portuária e do Comex Stat, o que representa uma em cada cinco toneladas das exportações brasileiras do produto.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná oferece denúncia criminal por atos de corrupção ativa e passiva contra dois servidores públicos municipais de Jataizinho e Londrina

O volume embarcado de soja em grão registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 4,1 milhões de toneladas.

“O nosso controle de qualidade e toda a dinâmica operacional garantem o reconhecimento internacional e a busca constante do mercado pelos portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Com o envio de 1,3 milhão de toneladas, o farelo de soja também se destacou nas exportações do trimestre, representando 25,6% do volume nacional — o segundo maior do país, mesmo com uma ligeira queda se comparado com o mesmo período de 2025.

Somente em março, foram embarcadas 700 mil toneladas, principalmente para a Ásia e a Europa, volume equivalente a mais de 30% das exportações brasileiras.

IMPACTOS – No acumulado até março, os portos paranaenses movimentaram 16,7 milhões de toneladas, volume 3,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.

Leia mais:  Agora é lei: como o Paraná conseguiu reduzir o IPVA para o menor valor do Brasil

Entre os fatores que influenciaram o resultado está a redução nas exportações de açúcar, impactadas pela queda nos preços internacionais e pelo aumento dos estoques globais.

A exportação de milho também apresenta retração, já que parte da produção tem sido direcionada ao mercado interno para a fabricação de etanol, combustível alternativo ao petróleo. Esse movimento está relacionado ao cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas, como o conflito entre Estados Unidos e Irã.

Essas condições internacionais também começam a impactar a importação de fertilizantes. O Paraná é a principal porta de entrada desses insumos no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, foram importadas 2,7 milhões de toneladas, enquanto, no mesmo período de 2026, o volume caiu para 2,2 milhões de toneladas.

 Por outro lado, a importação de malte registrou alta de 227%, enquanto a cevada cresceu 10%. Já os derivados de petróleo apresentaram aumento de 9% nas importações em relação a 2025.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262