Paraná
Ministério Público do Paraná denuncia guarda municipal de Quatro Barras por homicídio culposo e lesão corporal praticados na direção de veículo automotor
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, ofereceu denúncia contra um guarda municipal, de 43 anos, pela prática dos crimes de homicídio culposo e lesão corporal na direção de veículo automotor. A denúncia decorre de perseguição considerada imprudente, que resultou na morte de um motociclista de 20 anos e em ferimentos a outro agente da corporação.
Áudio do Promotor de Justiça André Luiz de Araújo
O episódio ocorreu no dia 1º de novembro de 2025. Na ocasião, o denunciado conduzia uma viatura oficial para o transporte de três mulheres — entre elas, uma gestante — que recebiam assistência em razão de ocorrência de violência doméstica. Durante o trajeto, ao avistar uma motocicleta realizando manobras supostamente perigosas, o agente decidiu, por iniciativa própria, iniciar perseguição.
Segundo as investigações, a perseguição foi realizada em desconformidade com os protocolos de segurança, com o veículo trafegando em alta velocidade, sem a devida utilização de sinais sonoros e luminosos (giroflex e sirene) e avançando sinais vermelhos. Além disso, o guarda desobedeceu a alertas e prosseguiu com a manobra mesmo após ser advertido repetidas vezes por seu colega de guarnição acerca da presença de civis no veículo e da prioridade da missão original. Houve, ainda, ausência de comunicação à central da Guarda Municipal ou a superiores hierárquicos para relatar a alteração da rota em razão da perseguição.
A manobra culminou em colisão que vitimou fatalmente o jovem motociclista e causou lesões no guarda municipal que ocupava o banco do passageiro.
A Promotoria de Justiça destaca que os crimes foram cometidos com agravantes, uma vez que geraram perigo comum e ocorreram no exercício da profissão. Além das sanções penais previstas na legislação de trânsito, o MPPR requer a fixação de indenização mínima de R$ 300 mil por danos morais em favor dos familiares da vítima, bem como o pagamento de pensão alimentícia, nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
Processo 0002313-85.2025.8.16.0211
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
PMPR apreende plantas de maconha e balanças após denúncias em Londrina
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem, de 38 anos, suspeito de cultivar maconha em uma propriedade utilizada exclusivamente para o plantio e preparo do entorpecente, durante uma ação na tarde desta sexta-feira (12), em Londrina.
A ocorrência teve início após denúncias anônimas informarem que o indivíduo estaria envolvido com o cultivo de drogas e possivelmente possuía pendências judiciais. Com base nas informações, equipes policiais realizaram diligências e monitoramento no local indicado, culminando na abordagem do suspeito.
Durante as buscas, os policiais encontraram diversas plantas de maconha cultivadas em um imóvel que não era utilizado como residência. No local também foram apreendidos materiais relacionados à atividade, como balança de precisão e embalagens plásticas.
- Polícia Penal do Paraná capacita 773 servidores para o uso de novas pistolas Glock G17
- Polícia Científica do Paraná incorpora tecnologia capaz de ampliar imagens em 100 mil vezes
Segundo a Polícia Militar, a estrutura encontrada indicava que o espaço havia sido preparado especificamente para o cultivo e manejo da droga. As plantas apreendidas estavam identificadas por espécie, demonstrando conhecimento técnico sobre o plantio.
O suspeito foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil do Paraná para os procedimentos cabíveis, juntamente com os materiais apreendidos.
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoDesenrola Rural vai até 20 de dezembro. Saiba aqui como renegociar
-
Paraná7 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Esportes6 dias agoSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
Agro6 dias agoCom custos em alta, eficiência passa a definir competitividade no agro
-
Esportes6 dias agoEndrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial
-
Educação7 dias agoMEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
-
Esportes6 dias agoAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Polícial7 dias agoComandante-Geral da PMPR recebe o Secretário de Segurança Pública e encontro é marcado por entrega de condecorações
