Brasil
Ministério do Turismo lança versões, em inglês e espanhol, do Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas
O Ministério do Turismo lança no próximo dia 3 de junho, durante o Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, em João Pessoa (PB), as versões, em inglês e espanhol, do Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas, publicação voltada à segurança, autonomia e acolhimento das mulheres durante viagens. O anúncio será feito com a participação de ministras e autoridades internacionais durante um dos painéis do Fórum, que vai até o dia 4 de junho, na capital paraibana.
O material poderá ser acessado pela internet por turistas de diferentes países e também servirá como referência para implantação em outras nações da América Latina e do mundo.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, internacionalizar a publicação reforça o papel do Brasil na construção de políticas públicas voltadas às mulheres.
“Queremos que mulheres brasileiras e estrangeiras encontrem no Brasil um ambiente de acolhimento, informação e segurança para viajar. E, ao lançar as versões do Guia em inglês e espanhol, o Brasil compartilha com o mundo uma política pública construída para que mais mulheres possam viajar com liberdade, autonomia e confiança”, afirmou.
O Fórum, organizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a ONU Turismo, vai reunir ministras, empresárias, autoridades, especialistas e representantes de organismos internacionais para debater liderança, empreendedorismo, diversidade e inclusão, direitos das mulheres, Copa do Mundo de Futebol Feminino, entre outros temas.
- Confira a programação aqui.
- As inscrições podem ser feitas neste link.
Desenvolvido em parceria com a UNESCO, o Guia reúne orientações práticas para mulheres que viajam sozinhas, além de informações sobre planejamento, hospedagem, deslocamento, segurança, comportamento preventivo e canais de apoio. A publicação também dialoga com prestadores de serviços turísticos, estimulando destinos mais acolhedores, preparados e atentos às demandas femininas.
Diana Marcela Morales Rojas, ministra do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, e María Paz Lagos Valdivieso, vice-ministra de Turismo do Chile, serão as primeiras representantes internacionais a receberem oficialmente o Guia em versões traduzidas.
Cooperação internacional
O lançamento internacional do material acontece em um momento estratégico para o Brasil, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. A iniciativa será apresentada pelo Ministério do Turismo, como exemplo de boa prática internacional voltada à segurança e ao acolhimento de mulheres viajantes, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre países.
A tradução do material também integra uma estratégia de longo prazo da pasta para qualificar a recepção de turistas estrangeiras no país, especialmente diante da realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, da FIFA, que será realizada pela primeira vez na América do Sul e deve ampliar a circulação internacional de mulheres no ano que vem.
A iniciativa de criar o Guia nasceu após uma pesquisa inédita do MTur identificar transformações importantes no comportamento das viajantes brasileiras.
Segundo o levantamento:
- 94% das mulheres entrevistadas já realizaram pelo menos uma viagem sozinhas;
- 72% afirmaram sentir mais liberdade e autonomia ao viajar dessa forma;
- 83% organizam as viagens por conta própria;
- 79% priorizam destinos considerados seguros;
- 74% afirmam que o acolhimento influencia diretamente a escolha do destino;
Mais da metade afirmou já ter alterado hábitos ou roteiros por questões relacionadas à segurança.
A jornalista e pesquisadora Anelise Zanoni, responsável pelo estudo que deu origem ao Guia, também vai participar do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, no painel “Segurança Turística da Mulher”, que discute acolhimento, prevenção ao assédio e construção de experiências mais seguras para mulheres nos destinos brasileiros.
Para ela, pensar segurança no turismo vai além da prevenção à violência. “O turismo precisa compreender que segurança também é pertencimento, acolhimento e liberdade para circular. Muitas mulheres querem viajar sozinhas, conhecer novos lugares e viver experiências com autonomia, e os destinos precisam estar preparados para recebê-las”, destacou Anelise.
Além de orientar turistas, o projeto também inclui ações voltadas ao setor turístico brasileiro. Em 2025, o MTur e a UNESCO lançaram o material “Dicas para Atender Bem Mulheres Turistas”, direcionado a hotéis, bares, restaurantes, receptivos e demais prestadores de serviços turísticos.
Serviço
- Lançamento das versões, em inglês e espanhol, do Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas
- Data: 3 de junho de 2026
- Horário: 11h
- Local: Centro de Convenções de João Pessoa
- Endereço: Rodovia PB-008, Km 5, Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa (PB)
- Programação do Fórum: confira aqui.
- Inscrições: neste link.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Brasil apresenta em Viena coletânea inédita sobre uso da força
Viena, 3/6/2026 – No âmbito do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta quarta-feira (3), em Viena (Áustria), a coletânea Normas sobre o uso da força no Brasil, publicação que reúne os principais marcos legais e orientações que disciplinam a atuação dos agentes de segurança pública.
A publicação reforça o compromisso do Governo Federal com o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle da atividade policial, a integridade profissional e o enfrentamento qualificado ao crime organizado.
Produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o material reúne, em português, inglês e espanhol, leis, decretos e portarias que orientam a atuação policial no País, incluindo regras para o emprego progressivo da força, o uso de armas de fogo, de instrumentos de menor potencial ofensivo e técnicas de desescalada de conflitos. O documento está disponível no link.
Fórum internacional
O lançamento ocorreu durante a 35ª sessão da Comissão das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CCPCJ), principal fórum multilateral das Nações Unidas para formulação de diretrizes e intercâmbio de experiências em prevenção ao crime e justiça criminal. A participação integra os esforços do Brasil para ampliar a cooperação internacional e compartilhar experiências relacionadas ao aperfeiçoamento da atuação policial.
A coletânea foi apresentada pelo diretor substituto do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Márcio Mattos, que destacou a importância do material para dar visibilidade internacional às políticas públicas brasileiras de segurança.
“Esta coletânea oferece à comunidade internacional uma visão abrangente dos avanços normativos brasileiros sobre o uso da força. Ao disponibilizar esse conjunto de normas em três idiomas, o Brasil amplia a transparência de suas políticas públicas, fortalece a cooperação com organismos internacionais e contribui para o intercâmbio de boas práticas sobre um dos temas mais relevantes para a segurança pública contemporânea”, afirmou.
Na mesma ocasião, o MJSP apresentou o projeto Uso da Força e Integridade Policial no Brasil, desenvolvido em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e atualmente em fase de formalização.
O projeto representa a dimensão internacional do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força e apoiará o desenvolvimento de cinco eixos estratégicos: assessoria técnica e produção doutrinária; aprimoramento dos sistemas de dados e indicadores de conformidade; capacitação especializada de profissionais de segurança pública e corregedorias; fortalecimento do Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força (CNMUDF); e disseminação de conteúdos técnicos por meio de um repositório digital acessível às instituições de segurança pública.
Durante o evento, Mattos ressaltou a oportunidade de apresentar à comunidade internacional os avanços promovidos pelo Estado brasileiro no aperfeiçoamento de seus marcos regulatórios e na consolidação de uma atuação policial alinhada aos princípios da legalidade, proporcionalidade e proteção dos direitos humanos.
Desenvolvida pela Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp/Senasp), a coletânea busca ampliar o acesso de organismos internacionais, pesquisadores, instituições acadêmicas e parceiros estrangeiros às normas brasileiras relacionadas à atuação policial. A iniciativa reforça o compromisso do país com a transparência, os direitos humanos e a adoção de parâmetros reconhecidos internacionalmente.
O material reúne normas como a Lei nº 13.060/2014, o Decreto nº 12.341/2024 e as Portarias MJSP nº 855 e nº 856/2025. O documento também destaca princípios que orientam a atuação policial, como legalidade, proporcionalidade, necessidade, precaução, não discriminação e razoabilidade.
A publicação contou com apoio técnico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
-
Paraná7 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Agro4 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Agro5 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Brasil7 dias agoMTE divulga dados do Caged de abril nesta quinta-feira (28)
-
Esportes6 dias agoFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores
-
Esportes4 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro5 dias agoExportação recorde em maio injeta R$ 1,77 bilhão no campo e estanca queda
-
Educação5 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
