Connect with us


Brasil

Ministério de Portos e Aeroportos conclui projeto inédito sobre risco da fauna na aviação brasileira

Publicado em

O Ministério de Portos e Aeroportos entregou, nesta terça-feira (28), o Projeto Risco de Fauna, iniciativa que dá ao país uma base inédita para reduzir colisões entre aves e aeronaves e ampliar a segurança na aviação.

Conduzido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do LabTrans, o projeto enfrentou um desafio histórico do setor: mais da metade das colisões registradas no Brasil não tinha a espécie identificada, o que limitava ações de prevenção e mitigação.

Para mudar esse cenário, a iniciativa passou a usar análise genética de DNA na identificação das espécies, especialmente nos casos em que não há vestígios suficientes para métodos convencionais. Com isso, foi possível aumentar a precisão das informações, identificar padrões migratórios das aves nos aeroportos e orientar medidas mais eficazes de mitigação.

“O Brasil passa a contar com uma base sólida, construída com ciência e cooperação, que muda a forma de enfrentar o risco de fauna na aviação. É uma entrega estruturante, que melhora a segurança agora e orienta decisões pelos próximos anos”, afirmou o secretário de Aviação Civil, Daniel Longo.

Leia mais:  Brasil apresenta avanços na vigilância de populações expostas à poluição do ar

Mais segurança

O manejo e prevenção de colisões afeta diretamente os custos operacionais. Cada colisão pode gerar um gasto médio de U$ 66 mil dólares em manutenção, segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear). Em casos mais graves, os prejuízos podem chegar a U$ 200 mil. Além das despesas, colisões com pássaros podem afetar diretamente os passageiros. Em 2025, por exemplo, cerca de 35 mil viajantes tiveram seus voos afetados por necessidade de manutenção da aeronave. Reduzir esses eventos significa aumentar a segurança e diminuir custos para o setor.

O projeto operou como uma rede nacional, com a participação de 42 aeroportos e o apoio de, pelo menos, três universidades nas análises laboratoriais, com investimento de mais de R$ 11 milhões para custear essas análises. Todo o processo foi integrado pelo sistema SAC Fauna ID, que acompanha cada etapa, da coleta ao laudo até a publicação no monitor. Ao longo do projeto foram analisadas 584 amostras que identificaram 84 espécies de aves diferentes.

Leia mais:  MME destaca potencial em minerais críticos e estratégicos e reforça papel nas cadeias globais da transição energética

Além de identificar espécies, o projeto organiza e amplia o conhecimento sobre o risco de fauna no país. Padroniza informações, consolida dados e oferece ferramentas práticas para uso imediato pelos operadores de aeroportos e prefeituras dessas localidades.

Confira todos os produtos disponibilizados pelo Projeto Risco Fauna:

  • Boletim Informativo Mensal, que apresenta resultados das análises genéticas e ajudou a entender melhor os eventos com fauna;
  • Monitor do Risco de Fauna com análises atualizadas e permite respostas rápidas a mudanças no cenário;
  • Conjuntura do Risco de Fauna, que mostra tendências ao longo do tempo e avalia a efetividade das ações;
  • Guia de Espécies, que reúne informações sobre comportamento, distribuição e medidas de mitigação;
  • Sistema de Medidas de Mitigação, com mais de 5 mil ações para 122 espécies e 216 grupos faunísticos.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Teresina nesta quinta-feira (20)

Published

on

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa de atividades institucionais em Teresina (PI) nesta quinta-feira (20). Pela manhã, às 11h, participa de atividade relacionada à agricultura familiar e à juventude rural.

No período da tarde, às 14h30, participa de atividade sobre o mundo do trabalho, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI).

Serviço:

Agenda do ministro Luiz Marinho em Teresina (PI)

Data: 20 de agosto (quinta-feira)

11h – Agenda sobre agricultura familiar e juventude rural 

Local: Auditório do SENAI – Av. Petrônio Portella, 2275 – Primavera

14h30 – Encontro sobre o mundo do trabalho 

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí (SRTE/PI) – Av. Frei Serafim, 1860 – Centro

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  Instituições interessadas devem aderir ao exame até 28 de novembro
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262