Paraná
Mil pulseirinhas de identificação foram distribuídas por dia no Litoral desde o início do verão
As forças de segurança estão distribuindo nos postos fixos e estruturas itinerantes, em média, mais de mil pulseirinhas de identificação de crianças por dia na operação Verão Maior Paraná no Litoral. Do início da temporada, em 16 de dezembro, até a última quinta-feira (4), as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e agentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) distribuíram juntos 20.333 pulseiras, o que dá uma média de 1.070 unidades por dia.
A capitã Débora Kolossoskei, do Corpo de Bombeiros, enfatiza que a pulseirinha é a melhor ferramenta para os pais evitarem perder seus filhos na praia. No equipamento é escrito o nome da criança e os nomes e contatos dos pais ou responsáveis, o que facilita muito o trabalho de busca caso a criança se perca, em especial nos dias mais movimentados na areia.
“Ocorrência de crianças perdidas na praia é bem comum. São muitos meninos e meninas no meio da multidão, muitas vezes com roupas parecidas, o que facilita para que os pais as percam de vista. Mas com a pulseirinha de identificação fica fácil encontrar os responsáveis”, explica a capitã.
Desde o início da operação, só o Corpo de Bombeiros localizou os pais de 390 crianças perdidas através das informações que constavam nas pulseirinhas. Ou seja, apenas essa corporação resgatou, em média, 20 crianças por dia a partir artefato colocado no braço dos pequenos.
A capitã lembra que, além da pulseirinha, é importante os pais orientarem as crianças. A principal informação é para que a criança procure ajuda de um policial ou bombeiro caso não encontre os pais. “Por isso é importante que os pais mostrem uma imagem positiva dessas corporações, que não falem coisas como ‘a polícia vai te levar’ se a criança fizer algo errado, para que ela não tenha medo dos agentes”, aponta Débora.
IDOSOS E DEFICIENTES – A capitã Aline Aparecida Slovinski Canfield, da Polícia Militar (PM), que atua em Pontal do Paraná, aponta que a pulseirinha não serve apenas para crianças. O utensílio também é indicado para pessoas com deficiência e mesmo para idosos.
“Quem tem alguma dificuldade de se localizar, de lembrar onde está hospedado, também pode procurar um dos postos. A gente também recomenda o uso da pulseira”, justifica a policial. “Com esse item, podemos encontrar mais facilmente os familiares dessas pessoas”.
SEGURANÇA DOS FILHOS – A dona de casa Cassiane da Silva Gonçalves, 35 anos, foi uma das mães que procurou o posto da PM em Pontal do Paraná nessa sexta-feira (5) para colocar a pulseirinha nos três filhos: Ane Gabriele e Braian de 8 anos, e Gabriel de 1 ano e 10 meses. “Eu vejo a pulseirinha como uma segurança para a gente que é mãe. Às vezes, num piscar de olhos, as crianças saem das nossas vistas. E essa é uma forma conseguir encontrá-los, porque ali tem nome dos pais, o contato”, avalia.
Mesma opinião da funcionária pública Janaína Machado, de 41 anos, mãe de Yasmim, de 10 anos, e Samuel, de 4. “É comum a gente perder as crianças de vista na praia porque eles são muito rápidos e tem muita gente. Por isso é importante a pulseirinha”, atesta a veranista.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
Carreta da Inovação oferece atividades gratuitas em Iguaraçu e Campina da Lagoa
Os municípios de Iguaraçu, na região Noroeste, e Campina da Lagoa, no Centro-Oeste, recebem entre os dias 22 e 25 as atividades de inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo da Carreta da Inovação. Os atendimentos irão acontecer de quarta a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, e no sábado de 9h às 12h.
Coordenado pela Secretaria estadual da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a iniciativa tem como objetivo promover o fortalecimento da cultura da inovação em todo o Estado, além de ampliar e tornar mais democratico o acesso de novas tecnologias para toda a população.
Em Iguaraçu, o projeto vai atender na sede da Prefeitura Municipal, na Rua Otávio Pedro da Silva, n° 294. Já em Campina da Lagoa, o caminhão fica estacionado no Parque Municipal Antonio Chiqueto, na Rua Salvador Ananias, nº 1066.
- Governo do Estado destinou R$ 84,7 milhões a projetos de inovação em 2025
-
Hub GovTech Paraná seleciona negócios inovadores para serviços públicos
Com duas unidades itinerantes, os caminhões da frota da Carreta da Inovação são equipados com cadeiras e mesas de sala de aula, computadores com conexão à internet via satélite, equipamentos multimídia e interativos, tendo um espaço próprio para cursos, palestras e workshops.
Durante a passagem do projeto nas cidades, os moradores poderão participar de uma programação gratuita que inclui demonstrações de impressoras 3D e de corte a laser, além de atividades com vídeo-games e óculos de realidade virtual com jogos e vídeos interativos.
A Carreta da Inovação conta com a parceria da em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Simepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Fonte: Governo PR
-
Agro5 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Política Nacional6 dias agoCAE aprova piso de R$ 13.662 para médicos e cirurgiões-dentistas
-
Entretenimento6 dias agoThais Fersoza celebra 42 anos com festa intimista e declarações de amor da família
-
Paraná7 dias agoDarci Piana prestigia lançamento de livro que conta a história da política paranaense
-
Esportes4 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Brasil7 dias agoMCTI leva inovação ao 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
-
Polícial7 dias agoPCPR, PMPR e MPPR prendem dois suspeitos por homicídio em Cornélio Procópio
-
Esportes4 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
