Connect with us


Economia

MERCOSUL e Canadá retomam negociações comerciais

Publicado em

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), participa nesta quinta-feira (9/10), em Brasília (DF), de nova rodada de negociações do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Canadá. A reunião, que prossegue nesta sexta-feira (10/10), busca atualizar os entendimentos entre representantes do bloco e o país norte-americano à luz do novo contexto internacional.

O diálogo ocorre após a visita ao Brasil do ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, em agosto de 2025, quando se reuniu com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, as partes reforçaram o interesse mútuo em aprofundar o diálogo econômico e reativar a agenda de negociações.

Na avaliação da Secex, o novo diálogo reflete o compromisso do Mercosul em buscar acordos modernos, equilibrados e mutuamente benéficos — a exemplo dos recentemente concluídos com Singapura, União Europeia e EFTA. Esses resultados têm servido de referência para a atualização dos compromissos negociados, reforçando o papel do bloco como ator relevante no comércio internacional.

Leia mais:  Dólar recua à espera do relatório da Previdência e com petróleo forte

O encontro reúne chefes negociadores e equipes técnicas dos quatro Estados Partes do Mercosul e do Canadá para fazer um balanço das negociações e revisar avanços, pendências e prioridades nos diferentes capítulos temáticos e institucionais do acordo.

Entre os temas em pauta estão: acesso a mercados, regras de origem, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias, serviços e investimentos, compras governamentais, propriedade intelectual e meio ambiente. Também serão discutidos capítulos voltados à concorrência, micro e pequenas empresas, trabalho, comércio e gênero e povos indígenas, entre outros.

Relação bilateral

O Canadá é um importante parceiro comercial do Brasil, com a corrente de comércio bilateral alcançando US$ 9,1 bilhões em 2024. O país é o 19º destino mais importante das exportações brasileiras.

As exportações brasileiras ao Canadá em 2024 somaram US$ 6,3 bilhões, com a indústria de transformação sendo responsável por 91% desse total. Dentre os principais produtos exportados destacam-se alumínio, ouro, aço, máquinas e equipamentos, aeronaves e café.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook

Economia

Ministro Márcio Elias Rosa participa de acordo entre ApexBrasil e indústria indiana

Published

on

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, participa, nesta quinta-feira (27/08), da assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil) e a Confederação das Indústrias Indianas (CII). O acordo estabelece uma estrutura de cooperação para ampliar a aproximação comercial e de investimentos entre Brasil e Índia.

O documento será assinado pela Diretora de Negócios da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, e prevê o intercâmbio de informações de mercado, o compartilhamento de boas práticas, a promoção de feiras e o fomento à internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs). O memorando, de caráter não vinculante, também cria uma base institucional para o desenvolvimento de projetos conjuntos de atração de investimentos e facilitação de negócios bilaterais.

Agenda estratégica e diálogo com o setor produtivo

Na sede da ApexBrasil, a programação da comitiva indiana inclui apresentação técnica do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República sobre o pipeline de concessões e leilões de infraestrutura pública no Brasil.

A agenda também terá apresentações de panoramas setoriais, com participação de entidades como ABIQUIF, CropLife Brasil, Sindipeças, ABRA, ABIEC e ABIMAQ, para identificar oportunidades concretas de negócios com empresas indianas.

Leia mais:  Medidas adotadas pela UE para o setor siderúrgico

A missão inclui ainda reuniões em Brasília com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além dos ministérios da Fazenda, da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE).

SERVIÇO

Pronunciamento à imprensa após assinatura de acordo entre ApexBrasil e CII

Data: Quinta-feira, 27 de agosto de 2026
Horário: 11h às 13h
Chegada da imprensa: 11h15, para posicionamento de câmeras
Local: Sede da ApexBrasil (SGAS 903, Lote 80, Asa Sul, Brasília-DF)
Credenciamento de imprensa: https://forms.gle/y76EXxyebCFqeTrF7
Atendimento à imprensa: [email protected]

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262