Connect with us


Educação

MEC estreia episódios da série Indicações Geográficas nos IFs

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, nesta quarta-feira, 24 de junho, mais dois episódios da série Indicações Geográficas nos Institutos Federais, com o tema “As louceiras do Maruanum” e “Käsekuchen de Panambi”. Os filmes retratam experiências que articulam território, saberes tradicionais e desenvolvimento regional, destacando a atuação dos institutos federais do Amapá e de Farroupilha junto às comunidades. A produção da série, realizada em parceria com o Instituto Federal Baiano, está disponível no canal do MEC no YouTube e Canal Educação.  

O quinto episódio encerra a primeira temporada, com olhar para o Quilombo de Santa Luzia do Maruanum, a cerca de 30 quilômetros de Macapá, no Amapá, e acompanha o ofício das mulheres que moldam o barro a partir de conhecimentos transmitidos entre gerações. A narrativa destaca Maruanum como um território de memória, fé e trabalho, onde a produção das louças está ligada à relação com a terra, com o rio e com a ancestralidade. 

O material audiovisual mostra de perto etapas desse fazer tradicional, desde a retirada da argila no barreiro até a modelagem e a queima das peças. Ao longo do episódio, as falas das louceiras revelam a dimensão cultural e simbólica desse ofício, aprendido com mães, tias e avós e mantido como fonte de renda, identidade e continuidade para muitas famílias da região. 

Leia mais:  MEC leva investimentos em saúde e educação ao Cariri cearense

A narrativa também evidencia a contribuição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nesse processo de valorização, com a participação do Campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), na caminhada de reconhecimento desses saberes. No episódio, a Indicação Geográfica (IG) aparece como instrumento que pode contribuir para preservar, valorizar e dar visibilidade a uma produção profundamente ligada ao território e à história das mulheres de Maruanum. 

Continuidade – A segunda temporada da série começa com a IG do Käsekuchen de Panambi, no Rio Grande do Sul. O sexto episódio da série destaca a tradição familiar em torno do bolo, cuja produção atravessa gerações e preserva modos de fazer que ajudam a manter viva a identidade cultural da região. 

A narrativa também evidencia a valorização do produtor rural na produção da matéria-prima central da receita, o Kässchmier, queijo artesanal que confere identidade ao Käsekuchen. O episódio destaca ainda o papel do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), Campus Panambi, no fortalecimento dessa trajetória, mostrando como a articulação entre saber tradicional, produção local e apoio técnico contribui para o reconhecimento da origem e para a valorização territorial do produto. 

Fomento – A produção integra o Programa de Apoio e Promoção da Indicação Geográfica, iniciativa do MEC de fomento, apoio e promoção ao desenvolvimento das Indicações Geográficas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os institutos federais fazem parte. 

Leia mais:  MEC participa de lançamento de cúpula para primeira infância

Audiovisual – A primeira temporada da série é composta por cinco episódios. O primeiro episódio destacou o trabalho do Campus Hidrolândia do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na estruturação da Indicação Geográfica do Polvilho do Cará, em Bela Vista de Goiás. O segundo episódio retratou a atuação do Campus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no fortalecimento da Denominação de Origem (DO) da maçã fuji, cultivada na serra catarinense. O terceiro episódio apresentou o vinho do Vale do São Francisco, ressaltando o trabalho do Campus Petrolina Zona Rural (IF Sertão Pernambucano). O quarto episódio abordou Cafés Especiais do Alto Noroeste Fluminense (IF Fluminense). 

Na segunda temporada, a série terá ainda episódios sobre os derivados de jabuticaba de Sabará (MG), o Cacau Tuerê (PA), a Manta de Carneiro de Tauá (CE), e a Renda de Bilro (BA). Devido ao defeso eleitoral, estes episódios estarão disponíveis a partir de novembro. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Prouni: comprovação de informações para lista de espera é até 14/09

Published

on

Participantes da lista de espera do processo seletivo para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até o dia 14 de setembro para comprovar as informações apresentadas no momento da inscrição. A comprovação dos dados deve ser realizada diretamente na instituição privada de educação superior indicada pelo candidato. Cada faculdade ou universidade define o formato de recebimento dos documentos exigidos, que pode ser presencial ou por meio de plataforma online. A perda do prazo ou a não apresentação dos documentos comprobatórios acarreta a reprovação no âmbito das bolsas do Prouni. 

O resultado da lista de espera desta edição do Prouni foi divulgado na terça-feira, 1° de setembro, e pode ser conferido no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, por meio da conta Gov.br. A ordem de classificação dos participantes da lista de espera é observada pelas instituições de ensino, responsáveis pela análise da documentação exigida e pela emissão do termo de aprovação para a obtenção da bolsa. Esta é a última etapa da atual seleção, de modo que todos os participantes da lista de espera devem entregar a documentação exigida dentro do prazo. 

Para comprovar as informações declaradas na inscrição, o participante deve apresentar os seguintes documentos originais com suas respectivas cópias: 

  1. Comprovante de residência atualizado; 
  2. Identificação do candidato e dos membros do grupo familiar; 
  3. Comprovantes de rendimento bruto mensal de todos os integrantes do grupo familiar; 
  4. Comprovante de conclusão do ensino médio em escola da rede pública ou em instituição privada, conforme declarado na inscrição.  
Leia mais:  PDDE Equidade terá melhorias após escuta com gestores

Prouni – O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do MEC que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O programa destina-se a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançado nota mínima de 450 pontos na média das provas e não tenham zerado a redação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262