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Educação

MEC apresenta resultados de avaliação em matemática

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 O Ministério da Educação (MEC) realizou, na segunda-feira, 6 de outubro, a primeira de quatro transmissões ao vivo que têm como objetivo apresentar os resultados do 3º ciclo das Avaliações Formativas e Contínuas da Aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental. O primeiro encontro expôs os resultados em matemática e trouxe análise de dados e orientações práticas para apoiar o planejamento de intervenções pedagógicas por professores, gestores e redes de ensino.  

As análises foram realizadas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Plataforma de Avaliação e Acompanhamento das Aprendizagens, e fazem parte das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Os resultados, que avaliaram a aprendizagem de mais de 3,5 milhões de estudantes, podem ser acessados na plataforma do CAEd.   

“Segundo nossos especialistas, os maiores desafios na aprendizagem de matemática, pensando principalmente no 2º ano, são a compreensão do sistema monetário e as relações de medida e comprimento. De posse dessas informações, os professores de matemática podem pensar em intervenções específicas”, explicou o coordenador-geral de Alfabetização do MEC, João Paulo Mendes.  

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Para a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, os resultados apresentados são extremamente relevantes, dados os desafios para o ensino desse componente curricular. “A gente sabe que a matemática está presente em tudo e percebemos que existe um descompasso na sua aprendizagem no ensino fundamental. Então, essas avaliações formativas podem ser importantes para orientar processos pedagógicos, e nosso objetivo aqui é fazer com que elas auxiliem esses processos para melhorar a aprendizagem”.   

As avaliações contínuas da aprendizagem são realizadas em colaboração com as secretarias municipais e estaduais de educação, valorizando o acompanhamento próximo e contínuo das aprendizagens, o que favorece a identificação tempestiva das dificuldades e potencializa a capacidade de resposta das escolas e redes de ensino, consolidando o direito à aprendizagem como eixo estruturante das políticas educacionais.    

No dia 7 de outubro, serão apresentados os resultados da avaliação de língua portuguesa (leitura e escrita) para os anos iniciais. Na quarta-feira, 8 de outubro, serão divulgados os resultados das avaliações de ciências da natureza e matemática para os anos finais; e, no dia 10 de outubro, serão discutidos os resultados da avaliação de língua portuguesa (leitura e escrita) para os anos finais.   

Criança Alfabetizada – O CNCA é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas entre o 3º e o 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. As avaliações contínuas da aprendizagem nos anos iniciais estão sendo realizadas com mais de 5 milhões de estudantes.   

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Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública instituída pelo Decreto nº 12.391/2025, que articula esforços entre União, estados, municípios e o Distrito Federal para enfrentar defasagens de aprendizagens dos estudantes da educação básica. A iniciativa tem como prioridade o atendimento a estudantes com maiores defasagens de aprendizagem, assegurando seu direito à aprendizagem com equidade. As avaliações contínuas da aprendizagem nos anos finais estão sendo realizadas por cerca de 700 mil estudantes.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

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Educação

Webinário lança mapa de experiências inspiradoras

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará, no dia 12 de novembro, o webinário de lançamento do Mapa de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. O encontro reunirá representantes de redes de ensino que integram a plataforma e será transmitido às 15h (horário de Brasília) pelos canais do MEC e do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no YouTube.  

Foram selecionadas 739 experiências de 25 estados, 15 capitais e 714 municípios. A região brasileira com o maior número de redes escolhidas foi o Nordeste, com 319 redes selecionadas (43,2%). Em seguida, o Sudeste, com 192 (26%); o Sul, com 119 (16,1%); o Norte, com 74 (10%); e o Centro-Oeste, com 35 redes escolhidas (4,7%).  

O Mapa de Experiências Inspiradoras é uma ferramenta interativa e dinâmica, que reúne relatos, vídeos, imagens e informações de experiências sobre a implementação da política de educação em tempo integral de secretarias de educação e escolas públicas. A iniciativa pretende inspirar gestores públicos, escolares e educadores a aprimorarem seus trabalhos com as referências apresentadas.  

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As ações foram selecionadas por meio do Edital Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral. Uma próxima edição do edital será lançada em 2026, quando novas redes e escolas poderão ter seus relatos inseridos no Mapa.  

Durante o webinário, a plataforma será apresentada, orientando os espectadores na navegação e na busca das experiências. Em seguida, o público poderá conhecer três experiências selecionadas, representando a diversidade regional e temática do mapa. 

Conheça as experiências na página experiências de educação integral

Edital – Realizado em parceria com a UFMG, por meio do grupo Teia, vinculado à Faculdade de Educação da universidade, o edital é uma iniciativa do programa Escola em Tempo Integral do MEC. O objetivo foi identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.  

Tempo Integral – O programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia criada para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.      

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

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