Brasil
MCTI promove conexões com tecnologia assistiva em evento em Uberlândia (MG)
Com o objetivo de conectar a ciência, o mercado e a sociedade, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promoverá, nos dias 20 e 21 de março, o evento Sisconec TA, um marco da consolidação da Rede SisAssistiva. O encontro ainda conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao MCTI, e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
“No evento, nós vamos buscar consolidar o sistema de Tecnologias Assistivas do nosso país. É um grande movimento que vai reunir uma quantidade enorme de pessoas que precisam do nosso apoio”, convida o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.
Durante o evento, serão apresentados produtos e tecnologias inovadoras assistivas, além de painéis de conversas com a sociedade. Somente do SisAssistiva, participarão 27 redes de laboratório, totalizando mais de 100 laboratórios de diversas regiões do país.
“A Tecnologia Assistiva transforma a vida de pessoas com deficiência. Ela inclui, ela dá dignidade. E é isso que nós vamos mostrar nesse encontro em Uberlândia, onde vão estar diversos protótipos em Tecnologia Assistiva desenvolvidos e pesquisados pelas universidades e nossos pesquisadores. Nós queremos reunir toda a cadeia de processo de desenvolvimento de serviços e produtos de acessibilidade e apresentar para a sociedade, pesquisadores, empresas e startups”, explica o coordenador-geral de Tecnologia Assistiva do MCTI, Milton de Carvalho Filho.
Representantes farão o lançamento da pedra fundamental do Polo de Inovação e Manufatura Avançada de Projetos Assistivos (Polo.TA), uma iniciativa que irá integrar pesquisadores, empresas, centros tecnológicos e instituições de todo o país para acelerar o desenvolvimento, produção e a disseminação de Tecnologias Assistivas no Brasil.
“O polo será o elo entre as ICTs (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) e o setor produtivo, que possibilitará que os protótipos de TA se consolidem como produtos para atender às múltiplas demandas das nossas pessoas com deficiência, no âmbito do SUS, Sistema Único de Assistência Social, do Sistema Educacional, do trabalho, do esporte e lazer, mobilidade e demais atividades do dia a dia”, afirma a diretora Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do MCTI, Sônia da Costa.
O polo, que receberá investimento de R$ 11 milhões, via Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), atuará em parceria com toda a rede dos Centro de Acesso, Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (CAPTA) e o ecossistema de inovação em tecnologia assistiva do país.
A expectativa é de que mais de mil pessoas, entre pesquisadores, autoridades governamentais, empresários do setor produtivo, representantes da sociedade civil e associações de apoio a pessoas com deficiência, associação industrial e empresarial da cidade e região, participem do encontro.
Serviço
Evento: Sisconec.TA
Data: 20 e 21 de março
Local: Arena Sabiazinho – Tancredo Neves (Av. Anselmo Alves dos Santos, 3351 – Tibery, Uberlândia – MG)
Para mais informações, acesse o site do evento
Brasil
Ministério do Turismo amplia Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial
O Ministério do Turismo publicou na terça-feira (14) uma portaria que atualiza a composição do Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial – colegiado responsável por propor, monitorar e avaliar ações que unem o turismo sustentável à preservação dos bens brasileiros reconhecidos pela Unesco.
O comitê articula políticas entre ministérios e órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), focando na gestão, qualificação e promoção dos 25 sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial no Brasil.
Esses locais incluem centros históricos como Ouro Preto e Brasília, belezas naturais como o Parque Nacional do Iguaçu e sítios arqueológicos como a Serra da Capivara, destacando a riqueza histórica e a biodiversidade do país.
Com a publicação da nova portaria, passam a integrar o comitê o Ministério das Relações Exteriores e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), uma entidade criada em 2013 para definir estratégias de gestão turística e conservação dos sítios classificados como Patrimônio Mundial.
O Ministério do Turismo coordena o comitê, que é formado ainda por Embratur, ICMBio, Iphan, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Cidades e Ministério da Cultura.
Com a atualização, o comitê amplia sua capacidade de atuação como instância central de organização das políticas de turismo nos chamados “sítios do Patrimônio Mundial”, incentivando uma maior colaboração entre instituições e eficiência nas ações.
REFORÇO – A participação do Ministério das Relações Exteriores no colegiado reforça a dimensão internacional das políticas públicas relacionadas ao turismo e ao patrimônio, aumentando a capacidade de articulação do Brasil com organismos multilaterais e contribuindo para alinhar as ações nacionais às diretrizes globais.
Já a inclusão da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial representa um avanço na governança federativa, ao incorporar ao grupo a perspectiva dos municípios.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Agro7 dias agoInadimplência no crédito rural atinge recorde e reforça necessidade de gestão financeira no campo
-
Entretenimento6 dias agoCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Agro7 dias agoAgrotins volta em maio e consolida vitrine de tecnologia no Norte
-
Brasil6 dias agoProjeto Defensoras Populares amplia alcance e inicia formação em São Paulo
-
Esportes5 dias agoGrenal sem graça termina zerado no Beira-Rio e frustra torcidas gaúchas
-
Esportes4 dias agoCruzeiro vira para cima do Bragantino e sai da lanterna no Brasileirão
-
Agro5 dias agoEstado avança como nova fronteira de grãos fora da janela tradicional
-
Paraná5 dias agoVice-governador é homenageado na Palmas Exposhow 2026
