Connect with us


Paraná

Maringá inicia consulta pública da concessão do Parque do Ingá e lança programa Lixo Zero

Publicado em

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) participaram nesta terça-feira (13) do lançamento de dois projetos ambientais para Maringá. Com o apoio do Governo do Estado, o município lançou o Programa Maringá Lixo Zero, que visa reduzir a quantidade de resíduos destinada ao aterro sanitário, e abriu a consulta pública do edital de concessão de serviços no Parque do Ingá, preservando o caráter ambiental da unidade de conservação e garantindo a entrada gratuita.

A cerimônia de lançamento dos projetos ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; e do prefeito Silvio Barros, entre outras autoridades.

O edital do Programa Lixo Zero tem como objetivo qualificar tecnologias inovadoras para que o município avalie as melhores soluções de gestão de resíduos para uma futura contratação. A proposta é implantar o conceito de “Aterro Zero”, reduzindo a quantidade de resíduos destinada ao aterro e gerando mais economia e sustentabilidade.

“A questão do lixo coloca Maringá em posição de liderança em inovação absoluta. A ideia é ir além de tudo o que Curitiba já fez, inclusive com ecopontos, reciclagem e compostagem pública. Livrar a cidade do enterro do lixo significa liberar recursos que hoje são gastos com aterros para investir em outras ações ambientais e tecnológicas”, disse o secretário Rafael Greca.

Atualmente, o município destina cerca de 350 toneladas por dia de resíduos domiciliares ao aterro sanitário, o que representa uma média de 0,81 quilo por habitante/dia. Desse volume, uma parcela significativa apresenta potencial de reaproveitamento, recuperação ou valorização por meio de tecnologias adequadas. A destinação integral dos resíduos ao aterro sanitário contribui para a geração de passivos ambientais, para a emissão de gases de efeito estufa e representa impacto financeiro relevante associado à disposição final.

Leia mais:  Trata Brasil premia Sanepar e São José dos Pinhais por redução das perdas de água

Em 2025, o custo anual do município com a destinação dos resíduos sólidos urbanos em aterro sanitário foi estimado em aproximadamente R$ 18 milhões. O valor contratual vigente para a destinação final é de R$ 173,92 por tonelada.

“Estamos lançando um edital para que empresas que já tenham soluções tecnológicas possam apresentar propostas capazes de transformar o lixo em insumos industriais e implementar, de fato, a economia circular. Queremos eliminar, de uma vez por todas, a necessidade de enterrar lixo e servir de referência para outras cidades, com o apoio integral do Governo do Estado, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do IAT”, afirmou Silvio Barros.

Conforme previsto no edital, os interessados deverão apresentar, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), tecnologias consolidadas ou com maturidade tecnológica comprovada, compatíveis com o contexto da gestão municipal de resíduos e em conformidade com a legislação. As manifestações de interesse deverão ser apresentadas no prazo de 60 dias após a publicação do edital, em formato de relatório técnico, acompanhadas de documentos, evidências e anexos que permitam a análise técnica completa da solução proposta.

CONCESSÃO DO PARQUE INGÁ – Também foi lançada a consulta pública do edital de concessão do Parque do Ingá. A concessão abrangerá exclusivamente os serviços de limpeza, segurança, manutenção e turismo ambiental. A entrada continuará gratuita, e todas as ações relacionadas à conservação da biodiversidade permanecerão sob responsabilidade da Prefeitura.

Leia mais:  1º Festival de Cinema Curucaca está com inscrições abertas em Guarapuava

A concessão segue uma tendência nacional adotada em grandes parques brasileiros, como o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Estadual de Vila Velha. “O que todos nós queremos é um Parque do Ingá revitalizado, onde as pessoas possam não apenas contemplar, mas também desfrutar do espaço. A consulta pública abre caminho para uma concessão voltada às atividades turísticas, com investimentos em diversas frentes. A grande diferença é que, em Maringá, ninguém vai pagar para entrar”, destacou o prefeito.

Para o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, o modelo adotado é positivo e sustentável. “Essa concessão é um trabalho que também queremos ampliar no Estado. Trata-se de um modelo saudável, que não prevê cobrança de ingresso, valoriza o espaço público e, ao mesmo tempo, gera emprego e renda”, afirmou.

O Parque do Ingá possui área total de 474,3 mil metros quadrados, dos quais 257.021 metros quadrados serão objeto da concessão. A consulta pública ficará aberta por 20 dias úteis, até 1º de fevereiro de 2026, período em que a população poderá acessar a documentação completa e enviar contribuições por meio de formulário on-line. Clique AQUI para acessar.

O edital estabelece investimentos obrigatórios a serem realizados pela concessionária, incluindo a reforma de sanitários e da lanchonete, revitalização do playground infantil, requalificação das trilhas e implantação de novos equipamentos voltados à educação ambiental, ao lazer e à valorização do espaço público.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Verão Maior: Murilo Huff e Léo & Raphael abrem fim de semana do sertanejo em Pontal

Published

on

O penúltimo fim de semana de shows do Verão Maior em Pontal do Paraná, no Litoral, vai ser marcado pelo sertanejo, com shows duplos com grandes nomes do gênero. A sexta-feira (30) já começou animada, com o goiano Murilo Huff e a dupla paranaense Léo e Raphael levando 35 mil pessoas para a arena montada no Centro de Eventos Marisol.

Naturais do Norte do Estado – Léo é de Londrina e Raphael da vizinha Cambé –, os paranaenses estouraram no Brasil com a música “Os menino da pecuária”, de 2021, que tem mais de 165 milhões de visualizações só no Youtube. Mas foi outro hit que abriu a noite em Pontal, “Agro é Top”, que ultrapassa 21 milhões de plays na plataforma de vídeos.

“Nós somos pé vermelho, do Norte do Paraná, e sempre frequentou as praias aqui do Litoral, desde molequinhos sempre vinha passar o verão aqui. A gente tem muito orgulho de ser do Paraná”, contou Léo. “E agora tocar aqui no Verão Maior Paraná, o maior verão do Brasil, que só tem show lotado e uma estrutura incrível, foi a realização de um sonho. Muito obrigado ao Governo do Paraná e a toda a galera responsável”.

“Eu estava ansioso as férias inteiras porque o Verão Maior Paraná é um orgulho para nós paranaenses. Estamos vendo o Paraná estampado no Brasil inteiro, sendo referência em entretenimento”, elogiou Raphael. “Como bons paranaenses, estamos morrendo de orgulho e com vontade de voltar novamente”.

O mais novo sucesso da dupla, “La Plata”, tem parceria com outras atrações presentes nos palcos do Verão Maior: Ana Castela, que levou uma multidão de 228 mil pessoas a Matinhos nesta sexta-feira, e Countrybeat, que abriu a primeira semana de shows em Pontal do Paraná. 

Leia mais:  Com 37,5% das exportações, Porto de Paranaguá lidera movimentação do complexo soja

Além destas, a versão feminina de “Os menino da pecuária”, que é “As menina da pecuária”, também levantou o público em Pontal, assim como outros sucessos de Léo & Raphael, como “Tchau, brigado”, que a dupla destacou ser uma música “bem paranaense”, e “Taca cachaça”, em que os músicos distribuem garrafinhas da bebida para os fãs. Novos sucessos do gênero, como “Casca de bala”, de Thullio Milionário, também marcaram o repertório do show.

MURILO HUFF – Logo depois da dupla paranaense, quem subiu ao palco foi o cantor e compositor goiano Murilo Huff, um dos mais ouvidos da atualidade. Com sucessos como “Dois Enganados” e “Deixa Eu”, Huff está entre os músicos mais tocados no País, segundo levantamento do Spotify Wrapped, ficando na 21ª posição em 2025 na plataforma. Segundo o próprio Spotify, o cantor tem 12,4 milhões de ouvintes mensais.

No show, que atraiu muita gente que chegou cedo para acompanhar, ele intercalou seus sucessos com grandes clássicos do gênero, como “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, “Pense em Mim”, de Leandro & Leonardo, e “O Grande Amor da Minha Vida (Convite de Casamento)”, sucesso de Gian & Giovani, outra dupla que toca no Verão Maior e sobe no mesmo palco neste sábado (31).

“Estou acompanhando este evento ao longo das últimas semanas e impressionado com a magnitude que o Verão Maior tomou. Estou muito feliz em fazer parte desta festa tão grandiosa, é a minha primeira vez aqui no Litoral paranaense”, disse o cantor. “Eu tenho uma ligação com o Sul, meu pai é gaúcho, tenho família no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, é uma cultura que eu amo de paixão e é sempre uma honra vir aqui cantar”.

Leia mais:  Ação integrada da PM e PF apreende mais de 700 quilos de droga em Foz do Iguaçu

As irmãs curitibanas Carla Simone de Oliveira e Nathaly de Oliveira Alves de Souza esperaram desde às 13h para ver o ídolo de perto. “Trouxemos cadeira, colocamos o guarda-sol, água, comidinha e só diversão. Semana passada já assistimos os três shows de Matinhos, o Gusttavo Lima também bem de pertinho, então vale a pena chegar cedo”, contou Simone.

“Eu acho os shows maravilhosos, primeiro porque são acessíveis para todos, mas também porque a gente encontra água disponível toda hora, é um ambiente protegido, tem segurança, é muito bom”, acrescentou.

“Nós somos irmãs e companheiras de shows, sempre vamos juntas. É muito bom curtir junto com as pessoas que amamos. Nos da semana passada fomos juntas também”, contou Nathaly. “Aqui tem uma estrutura ótima, é muito bom ter essa oportunidade de acompanhar”.

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhou os shows e destacou como as atrações semanais estão mantendo os veranistas no Litoral ao longo da temporada.

“Os shows aqui estão concentrando mais pessoas durante todo o mês de janeiro. Teve aquele grande movimento na virada do ano e as praias continuam cheias”, afirmou. “Tem um ciclo de gente chegando, voltando, o que deixa nossas praias cheias, as pousadas e o comércio movimentados. É o maior verão da história do Litoral do Paraná”.

Show Leo e Raphael e Murilo Huff

Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

PRÓXIMOS SHOWS – Pontal do Paraná segue com a programação sertaneja neste sábado, com Teodoro & Sampaio abrindo o baile às 20h e Gian & Giovani tocando às 22h, duas das principais duplas do gênero no País.

Em Matinhos, o sábado é embalado pelo reggae e o rock nacional. Os jamaicanos do Inner Circle – a segunda atração internacional do Verão Maior, depois dos franceses do Gipsy Kings by Andre Reyes – sobem ao palco às 20h para tocar os clássicos do ritmo que colocou a Jamaica no cenário musical mundial. Na sequência, às 22h, é a vez dos Paralamas do Sucesso embalarem o público com músicas que fazem parte da trilha sonora nacional.

As atrações do maior festival de verão gratuito do Brasil se encerram no próximo fim de semana, depois de cinco semanas seguidas de espetáculos que movimentaram o Litoral. Os Paralamas retornam para o palco na sexta-feira (6), desta vez em Pontal do Paraná, que também terá a dupla Diego & Arnaldo no mesmo dia. Também na sexta, Matinhos recebe o show de Hugo & Guilherme.

No sábado (7), tem mais show duplo em Pontal, com João de Souza & Bonifácio e Trio Parada Dura. Em Matinhos, a expectativa é pela apresentação de Zezé di Camargo & Luciano, que sempre marcam presença no Verão Maior. ]

No domingo (8) pela manhã, o Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e show em Matinhos. A programação termina com a segunda apresentação nesta temporada da dupla Israel & Rodolffo, que agora tocam em Matinhos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262