Paraná
Mais de 5 mil sacochilas produzidas no sistema prisional são entregues na UnioXP
Mais de 5 mil sacochilas — bolsas feitas com material leve e alças com cordões — confeccionadas por pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP) foram entregues a estudantes durante a terceira edição da UnioXP, a feira de Profissões da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realizada nesta quinta-feira (11) em Cascavel.
Os itens foram distribuídos a alunos do Ensino Médio de mais de 60 escolas de Cascavel e de 14 cidades da região, além de comitivas de estudantes vindos do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O evento, que apresenta os cursos e projetos da universidade, deve reunir mais de 5,5 mil estudantes ao longo de todo o dia.
A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Projeto Educar para o Futuro, da Unioeste, o Conselho da Comunidade de Cascavel e a Polícia Penal do Paraná (PPPR). Dez pessoas privadas de liberdade participaram do processo, que envolveu corte, costura, acabamento e estamparia por meio da técnica de serigrafia. A confecção dos materiais começou em julho, no setor de costura da PIMP-UP.
Para o diretor da penitenciária, Álvaro Marcelo Alegrette, a entrega do material é um exemplo concreto da função social desempenhada pelo sistema prisional. “Pudemos observar os produtos gerados dentro da unidade chegando à sociedade, que recebe não apenas o material, mas também a informação sobre sua origem. Acreditamos que isso contribui para aproximar a comunidade das pessoas privadas de liberdade, quebrando barreiras que dificultam a reintegração social”, destacou.
O coordenador da UnioXP e professor da Unioeste, Valdecir Soligo, agradeceu a parceria e reforçou sua importância para a realização do evento. “A UnioXP é grandiosa graças às parcerias e a produção destes materiais, produzidos por pessoas privadas de liberdade, é um exemplo que faz toda a diferença. Hoje recebemos mais de 5 mil estudantes porque temos instituições que acreditam e somam forças conosco”, afirmou.
Também presente na feira, o presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra, acompanhou a entrega e ressaltou o compromisso das instituições em desenvolver projetos que beneficiam a sociedade. “Além das sacochilas, custodiadas formadas em panificação prepararam 1.800 pães na panificadora da unidade, que foram servidos no lanche das equipes de trabalho da feira”, disse.
UNIOXP – O evento oferece aos estudantes uma imersão no universo acadêmico, com a apresentação de mais de 20 cursos distribuídos em cerca de 40 salas de aula e laboratórios da universidade. Ao longo dos meses de setembro e outubro, os encontros ainda irão percorrer as cidades de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.
Fonte: Governo PR
Paraná
Promotoria de Justiça promove reunião para fortalecimento da Rede Municipal de Proteção
A Promotoria de Justiça de Joaquim Távora realizou em 16 de setembro reunião extraordinária da Rede de Proteção às Crianças e aos Adolescentes do município. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a participação da Promotora de Justiça Juliana Vassallo Costa, acompanhada de integrantes de sua equipe.
Durante a reunião foram discutidas medidas para o aprimoramento da atuação intersetorial, como a definição de atribuições e alinhamento das práticas institucionais e a organização dos fluxos de atendimento e comunicação entre os diferentes órgãos. Também foram debatidas iniciativas para fortalecer o registro das providências adotadas, acompanhamento das deliberações e a continuidade das ações desenvolvidas pela rede.
De acordo com Juliana Vassallo Costa, a iniciativa integra o trabalho de acompanhamento desenvolvido pela Promotoria de Justiça para fortalecer a política municipal de proteção à infância e à adolescência, buscando uma atuação cada vez mais integrada, célere e efetiva dos órgãos responsáveis.
Recomendação – Na oportunidade, a Promotora de Justiça apresentou a Recomendação Administrativa 14/2026, expedida ao Município, ao Conselho Tutelar, às Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação e ao CMDCA. O documento reúne orientações para a atuação dos profissionais em situações de possível violência contra crianças e adolescentes, primando pela adoção imediata das medidas de proteção e comunicações legais, prevenindo a revitimização.
A recomendação ainda orienta a revisão e a formalização do fluxo intersetorial municipal, a realização periódica de reuniões da rede, a padronização dos registros e o desenvolvimento de ações de orientação e capacitação dos profissionais.
Estiveram presentes representantes dos órgãos que compõem a Rede Municipal de Proteção, como as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Fonte: Ministério Público PR
-
Educação5 dias agoPND 2026: entenda como funciona a prova
-
Esportes5 dias agoCorinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
-
Paraná6 dias agoSérie especial sobre eleições prossegue com programa que trata das principais novidades para o pleito deste ano, como o uso da IA
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná deflagra Operação Aurora para apurar possíveis crimes de tortura e cárcere privado em clínica terapêutica de Terra Roxa
-
Agro7 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros em Cuba e no México
-
Educação7 dias agoEducação de jovens e adultos é tema de episódio do PodMEC
-
Esportes5 dias agoPalmeiras supera a LDU nos pênaltis e avança à semifinal da Libertadores
-
Esportes5 dias agoAtlético-MG elimina Santos nos pênaltis e avança à semifinal da Sul-Americana
