Paraná
Livro relata bastidores do enfrentamento à Covid-19 em hospital do Norte Pioneiro
Um dos hospitais referência do Norte Pioneiro do Paraná, acionado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para o atendimento de pacientes da Covid-19 durante a pandemia, virou protagonista de um livro recém-lançado por profissionais da saúde. É um relato de diferentes pessoas que participaram na linha de frente durante o período de enfrentamento à doença, no Hospital Dr. João Lima/Cegen, no município de Cornélio Procópio, da 18ª Regional de Saúde.
A obra “O Heroísmo por Trás das Luvas, Máscaras e Aventais: A História do Covid-19 no Norte Pioneiro Paranaense” inicia contando a chegada da pandemia no País, e os primeiros casos de pessoas infectadas com o vírus e como os profissionais da saúde e a própria estrutura tiveram de se adaptar à nova realidade.
Em um dos trechos, um dos autores lembra quando tiveram de interromper os atendimentos comuns e mudar a forma de receber os novos pacientes. “Dia 15 de junho de 2020 veio a comunicação oficial de que o hospital já poderia internar pelo Sistema Único de Saúde (Sus) os pacientes graves e gravíssimos portadores de coronavírus. Em menos de 48 horas todos os leitos estavam ocupados”, escrevem os autores João Batista Filho, André Coelho Lima e Arthur Crepaldi Vigatto, todos da área da saúde.
A instituição atendeu 1.238 pacientes diagnosticados com a doença, de 47 municípios paranaenses.
Relatos de vidas perdidas, da fadiga e das incertezas do dia a dia, além de experiências e testemunhos, fazem parte das 108 páginas que compõem a narrativa. Em um dos capítulos, há um relatório técnico com informações e perfil dos internamentos, como a taxa de ocupação (em 2021 era de 100%), a média de idade dos pacientes (63 anos), prevalência (masculino), número de alta hospitalar (946) e de óbitos (292).
“Foram momentos de muita reflexão, tomada de decisões e profissionalismo. Todos esses registros, juntos em um livro, específico dessa região, têm um grande valor”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
ORGANIZAÇÃO – O livro lançado no início do mês levou três anos até a publicação. Com 20 capítulos, teve também a participação de outros profissionais do corpo clínico que atuavam no hospital. Para o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná (Fehospar), Rangel Silva, o próprio título esboça quantas histórias emocionantes se pode encontrar. “Tivemos muitas perdas, muitas pessoas morreram, mas também muitas vitórias. Já li e são relatos realmente muito emocionantes”, disse.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Maringá, MPPR promove seminário que reunirá gestores municipais para tratar de ações preventivas diante dos impactos das mudanças climáticas
Prefeitos, procuradores municipais e integrantes das Defesas Civis de municípios do Norte Central do estado participam nesta sexta-feira, 7 de agosto, em Maringá, do Seminário Regional “Municípios pelo Clima – Compromisso para o Enfrentamento dos Desastres Climáticos”, iniciativa do Ministério Público do Paraná voltada ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos. O encontro será realizado das 13 às 18 horas, no Anfiteatro Dona Etelvina da Unicesumar.
Áudio do promotor de Justiça Nivaldo Bazoti
O seminário ocorre em um momento de preparação para os impactos esperados do fenômeno Super El Niño, que durante a primavera e o verão (2026/2027) poderá ocasionar aumento da ocorrência de tempestades intensas, com riscos de enchentes e deslizamentos de terra, reforçando a necessidade de planejamento e atuação preventiva por parte das administrações municipais. Entre os temas que serão debatidos estão a responsabilidade constitucional dos Municípios na prevenção de desastres, os planos municipais de ação climática, o fortalecimento das Defesas Civis locais, os mecanismos de financiamento das ações preventivas, a integração entre Estado e Municípios e os planos de contingência para resposta a eventos climáticos extremos.
Municípios pelo clima – Promovido pelo Núcleo Regional de Maringá do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), o seminário tem como objetivo ampliar a divulgação do programa “Municípios pelo Clima”, desenvolvido pelo MPPR para incentivar os municípios paranaenses a estruturarem políticas públicas permanentes de adaptação às mudanças climáticas, prevenção de desastres e proteção das populações mais vulneráveis. A iniciativa busca fortalecer a governança climática local por meio da integração entre os entes públicos e da adoção de medidas preventivas baseadas em planejamento, dados e cooperação institucional.
Programação – Três painéis temáticos estão programados. O primeiro, com o tema “O MP e a Indução de Políticas Públicas Preventivas”, será ministrado pelo Promotor de Justiça Daniel Pedro Lourenço, que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo. Ele falará sobre o papel constitucional dos Municípios na agenda climática, o programa “Municípios pelo Clima”, a atuação do Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima) – unidade do MPPR voltada ao aprimoramento da atuação institucional dedicada à proteção dos direitos da população em situações extremas – e o novo Painel de Dados e Indicadores do MPPR.
Em seguida, o prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros II, apresentará o painel “Governança Climática na Prática: o exemplo de Maringá”, no qual falará da experiência da cidade na implementação de políticas públicas voltadas à governança climática. Com o tema “Estratégias Operacionais da Defesa Civil Estadual”, o terceiro painel será conduzido pelos representantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, coronéis Fernando Raimundo Schunig e Ivan Ricardo Fernandes, com foco nas estratégias estaduais de contingência, integração entre Estado e Municípios e resposta a eventos climáticos extremos.
No encerramento, haverá um debate entre os palestrantes e os participantes sobre os desafios da agenda climática regional.
Serviço
Seminário Regional Municípios pelo Clima – Compromisso para o Enfrentamento dos Desastres Climáticos
Data: 7 de agosto de 2026
Horário: das 13 às 18 horas
Local: Anfiteatro Dona Etelvina da Unicesumar de Maringá (Avenida Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Bloco 7, 1º Andar)
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional3 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Esportes2 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Entretenimento3 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Política Nacional3 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Esportes1 dia agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Política Nacional3 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Brasil3 dias ago3º Prêmio Nacional de Fotografia: acompanhe o cronograma da premiação
-
Entretenimento3 dias agoTàmires Assîs se apresenta como Cunhã-Poranga do Boi Garanhão em festival
